Educação corporativa e desempenho ocupacional : há alguma relação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pilati, Ronaldo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Porto, Juliana Barreiros, Silvino, Alexandre Magno Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27572
https://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482009000200009
Resumo: O principal objetivo deste estudo foi testar um modelo de predição dos efeitos de ações educacionais sobre os indicadores de desempenho no trabalho. Para tanto, uma amostra de 121 egressos de um programa de pós-graduação stricto sensu de uma organização pública brasileira responderam a questionários psicometricamente validados. Os resultados da análise de trajetória indicaram que variáveis do contexto pós-capacitação (Estratégia de aplicação e Suporte à transferência) são preditores diretos de indicadores de comportamento no cargo (Transferência, Domínio e Impacto) e que os indicadores de comportamento no cargo são preditores dos indicadores de desempenho. Conclui-se que as ações educacionais têm efeito positivo sobre o desempenho no trabalho de egressos de programas de pós-graduação, o que evidencia a importância da educação corporativa para o desempenho produtivo nas organizações.
id UNB_41d20bacc9f4364364a905df071b6c5b
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/27572
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pilati, RonaldoPorto, Juliana BarreirosSilvino, Alexandre Magno Dias2017-12-07T04:52:18Z2017-12-07T04:52:18Z2009-12PILATI, Ronaldo; PORTO, Juliana Barreiros; SILVINO, Alexandre Magno Dias. Educação corporativa e desempenho ocupacional: há alguma relação?. RAE eletrônica, São Paulo, v. 8, n. 2, jul./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1676-56482009000200009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482009000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 mar. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27572https://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482009000200009O principal objetivo deste estudo foi testar um modelo de predição dos efeitos de ações educacionais sobre os indicadores de desempenho no trabalho. Para tanto, uma amostra de 121 egressos de um programa de pós-graduação stricto sensu de uma organização pública brasileira responderam a questionários psicometricamente validados. Os resultados da análise de trajetória indicaram que variáveis do contexto pós-capacitação (Estratégia de aplicação e Suporte à transferência) são preditores diretos de indicadores de comportamento no cargo (Transferência, Domínio e Impacto) e que os indicadores de comportamento no cargo são preditores dos indicadores de desempenho. Conclui-se que as ações educacionais têm efeito positivo sobre o desempenho no trabalho de egressos de programas de pós-graduação, o que evidencia a importância da educação corporativa para o desempenho produtivo nas organizações.The main purpose of this paper is to test a prediction model of the effects of educational actions under work performance indicators. To reach this objective an evaluation of a graduate program in a Brazilian public organization was conducted. The participants were 121 egressors of this program who answered psychometric valid questionnaires. The path analysis results show that post-training variables (e.g. application strategies and transfer of training support) are relevant predictors of work behavior indicators (e.g. transfer, retention and training impact) and that work behavior indicators are predictors of occupational performance variables. These results produce empirical evidence that education in an organizational setting increases the work performance.Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São PauloRAE eletrônica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482009000200009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessEducação corporativa e desempenho ocupacional : há alguma relação?Corporative education and occupational performance : is there any relationship?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAvaliação de treinamentoDesenvolvimento e educaçãoDesempenho no trabalhoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_EducacaoCorporativaDesempenho.pdfARTIGO_EducacaoCorporativaDesempenho.pdfapplication/pdf315333http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27572/1/ARTIGO_EducacaoCorporativaDesempenho.pdfc6f2f1cd3bb46f55f18f0c062b15c5fdMD51open access10482/275722023-06-04 19:11:22.242open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/27572Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-04T22:11:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação corporativa e desempenho ocupacional : há alguma relação?
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Corporative education and occupational performance : is there any relationship?
title Educação corporativa e desempenho ocupacional : há alguma relação?
spellingShingle Educação corporativa e desempenho ocupacional : há alguma relação?
Pilati, Ronaldo
Avaliação de treinamento
Desenvolvimento e educação
Desempenho no trabalho
title_short Educação corporativa e desempenho ocupacional : há alguma relação?
title_full Educação corporativa e desempenho ocupacional : há alguma relação?
title_fullStr Educação corporativa e desempenho ocupacional : há alguma relação?
title_full_unstemmed Educação corporativa e desempenho ocupacional : há alguma relação?
title_sort Educação corporativa e desempenho ocupacional : há alguma relação?
author Pilati, Ronaldo
author_facet Pilati, Ronaldo
Porto, Juliana Barreiros
Silvino, Alexandre Magno Dias
author_role author
author2 Porto, Juliana Barreiros
Silvino, Alexandre Magno Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pilati, Ronaldo
Porto, Juliana Barreiros
Silvino, Alexandre Magno Dias
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de treinamento
Desenvolvimento e educação
Desempenho no trabalho
topic Avaliação de treinamento
Desenvolvimento e educação
Desempenho no trabalho
description O principal objetivo deste estudo foi testar um modelo de predição dos efeitos de ações educacionais sobre os indicadores de desempenho no trabalho. Para tanto, uma amostra de 121 egressos de um programa de pós-graduação stricto sensu de uma organização pública brasileira responderam a questionários psicometricamente validados. Os resultados da análise de trajetória indicaram que variáveis do contexto pós-capacitação (Estratégia de aplicação e Suporte à transferência) são preditores diretos de indicadores de comportamento no cargo (Transferência, Domínio e Impacto) e que os indicadores de comportamento no cargo são preditores dos indicadores de desempenho. Conclui-se que as ações educacionais têm efeito positivo sobre o desempenho no trabalho de egressos de programas de pós-graduação, o que evidencia a importância da educação corporativa para o desempenho produtivo nas organizações.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T04:52:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T04:52:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PILATI, Ronaldo; PORTO, Juliana Barreiros; SILVINO, Alexandre Magno Dias. Educação corporativa e desempenho ocupacional: há alguma relação?. RAE eletrônica, São Paulo, v. 8, n. 2, jul./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1676-56482009000200009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482009000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 mar. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/27572
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482009000200009
identifier_str_mv PILATI, Ronaldo; PORTO, Juliana Barreiros; SILVINO, Alexandre Magno Dias. Educação corporativa e desempenho ocupacional: há alguma relação?. RAE eletrônica, São Paulo, v. 8, n. 2, jul./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1676-56482009000200009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482009000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 mar. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27572
https://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482009000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27572/1/ARTIGO_EducacaoCorporativaDesempenho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c6f2f1cd3bb46f55f18f0c062b15c5fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863762145181696