Literatura e ensino comunicacional de línguas na formação do professor de espanhol LE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Edleide Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3873
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2008.
id UNB_43be9dff85767ebb71150080f91be502
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3873
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Literatura e ensino comunicacional de línguas na formação do professor de espanhol LELíngua espanhola - estudo e ensinoProfessores - formaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2008.Este estudo considera uso comunicacional da literatura aquele que explora o potencial comunicacional e humanizador do insumo literário e que tem o paradigma comunicacional como norma de uso. Acreditamos que o referido uso pode desenvolver a habilidade crítica e reflexiva, a capacidade de interpretação e significação da linguagem, assim como o potencial lingüístico e cultural dos alunos. Argumentamos, ainda, que a literatura no ensino comunicacional é capaz de formar cidadãos engajados, cujo pensamento se situa na compreensão de si e do Outro e cuja linguagem transcende a mera informação e passa a analisar também o lugar da beleza, do encantamento e da literariedade. O objetivo principal deste trabalho é avaliar a importância do uso comunicacional da literatura na formação de futuros professores de espanhol como língua estrangeira (ELE). E como objetivos específicos: 1. Analisar a recepção dos alunos com relação à proposta; 2.Descrever o uso comunicacional da literatura no ensino de línguas; 3. Identificar os efeitos do referido uso no desenvolvimento da competência comunicacional e de algumas competências de ensinar dos alunos; e 4. Destacar as convergências entre literatura e ensino comunicacional, bem como as potencialidades e especificidades que justificam sua inserção no ensino de línguas comunicacional. Para o desenvolvimento da pesquisa, ministramos a disciplina de teoria e prática do espanhol oral e escrito III, em uma universidade pública. O planejamento elaborado para tal fim, evolutivo e procedimental, seguiu uma orientação comunicacional. O tema norteador da disciplina foi: literatura e ensino comunicacional de línguas, e as aulas estavam baseadas, essencialmente, em atividades comunicacionais – de interação, discussão e negociação – desenvolvidas a partir do insumo literário – e outras manifestações estéticas. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de procedimentos de base etnográfica, a saber: questionários, entrevista, gravações, notas de campo e análise de produções escritas dos participantes. A análise dos dados demonstrou que o uso comunicacional da literatura é importante para o ensino de língua espanhola, pois corresponde às necessidades e interesses dos alunos, além de influenciar positivamente o desempenho dos mesmos, gerando aprendizagem discente e docente – desenvolvimento de competência comunicacional, competências de ensinar e de formação humanizadora. O estudo sobre atividades comunicacionais com literatura, sua aplicação a outras séries do currículo escolar e o uso da gramática no ensino comunicacional, são alguns dos temas de pesquisa que podem servir de continuidade deste trabalho. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study considers use communicational of literature that explores the potential of communicational and humanization of the literary input, and have the communicational paradigm as a standard of use. We believe that this use can develop the critical and reflective ability, the ability to interpretation and meaning of language, as well as the linguistic and cultural potential of the students. We argue, further, that literature in communicational teaching is capable of forming citizens engaged, whose thinking is in the understanding of themselves and the Other, and whose language transcends the mere information and will also examine the place of beauty, enchantment and literariedade. The main objective of this study is to evaluate the importance of using communication of literature in the formation of future Spanish teachers as a foreign language. And as specific objectives: 1. Analyze the receipt of the students in respect to the proposal; 2.Explain use of the communicational literature in the teaching of languages; 3. Identifying the effects of that use in the development of communicational competence and skills of the students, and 4. Highlight the similarities between literature and teaching communicational, as well as the potential and special features that justify its inclusion in communicational language teaching. For the development of this research, we ministered a discipline of the theory and practice of oral and written Spanish III, in a public university. The plan drawn up for this purpose, rolling and procedural, followed a communicational guidance. The theme guiding the discipline was: literature and teaching communication of languages, and the classes were essentially based on communicational activities, of interaction, discussion and negotiation, developed from the literary input and other aesthetic events. The data were collected based on ethnographic procedures, namely: questionnaires, interviews, recordings, notes from the field and analysis of written productions of the participants. Data analysis showed that the communicational use of literature is important for the teaching of the Spanish language, because corresponds to the needs and interests of students, and positively influence the performance of the same, generating learning of language - development of communicational competence, skills of teaching and training humanization. The study on communicational activities with literature, its application to other series of school curriculum and the use of grammar in communicational teaching, are some of the themes of research that can serve as a continuation of this work.Ortíz Alvarez, Maria LuisaMenezes, Edleide Santos2010-03-04T00:09:49Z2010-03-04T00:09:49Z2010-03-042008-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENEZES, Edleide Santos. Literatura e ensino comunicacional de línguas na formação do professor de espanhol LE. 2008. 133 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3873info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/3873Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e ensino comunicacional de línguas na formação do professor de espanhol LE
title Literatura e ensino comunicacional de línguas na formação do professor de espanhol LE
spellingShingle Literatura e ensino comunicacional de línguas na formação do professor de espanhol LE
Menezes, Edleide Santos
Língua espanhola - estudo e ensino
Professores - formação
title_short Literatura e ensino comunicacional de línguas na formação do professor de espanhol LE
title_full Literatura e ensino comunicacional de línguas na formação do professor de espanhol LE
title_fullStr Literatura e ensino comunicacional de línguas na formação do professor de espanhol LE
title_full_unstemmed Literatura e ensino comunicacional de línguas na formação do professor de espanhol LE
title_sort Literatura e ensino comunicacional de línguas na formação do professor de espanhol LE
author Menezes, Edleide Santos
author_facet Menezes, Edleide Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ortíz Alvarez, Maria Luisa
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Edleide Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola - estudo e ensino
Professores - formação
topic Língua espanhola - estudo e ensino
Professores - formação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-04
2010-03-04T00:09:49Z
2010-03-04T00:09:49Z
2010-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENEZES, Edleide Santos. Literatura e ensino comunicacional de línguas na formação do professor de espanhol LE. 2008. 133 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3873
identifier_str_mv MENEZES, Edleide Santos. Literatura e ensino comunicacional de línguas na formação do professor de espanhol LE. 2008. 133 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508334816952320