Religião, família, formação e profissão : a amálgama no processo de significação das concepções de gênero em professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23104 http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23104 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2017. |
id |
UNB_459462952df511a334fe8a41d56b07c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/23104 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Religião, família, formação e profissão : a amálgama no processo de significação das concepções de gênero em professoresGêneroEducação de criançasPsicologia culturalProfessores - crençaProfessoresDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2017.As distintas posições políticas e ideológicas sobre as concepções de relações de gênero têm gerado debates nos mais diversos âmbitos da sociedade contemporânea. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as dinâmicas de significação das concepções de gênero de professor/as da educação infantil por meio de suas narrativas de história de vida e tem como objetivos específicos (a) identificar as concepções de gênero de professor/as da educação infantil; (b) identificar os elementos constitutivos dos processos de produção de significados das concepções de gênero desse/as professor/as e (c) investigar se as concepções de gênero construídas pelo/as professor/as influenciam suas práticas pedagógicas, segundo suas narrativas. A pesquisa tem caráter qualitativo. Foi adotada como perspectiva teórica a Psicologia Cultural, além dos pressupostos da Teoria do Self Dialógico, da Teoria do Posicionamento e do Dialogismo bakhtiniano. Participaram da pesquisa duas professoras e um professor da educação infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal, com idades entre 38 e 48 anos. Os dados foram construídos por meio de entrevistas narrativas e analisados a partir do Método de Análise Temática Dialógica da Conversação adaptado à psicologia. Por meio dessa análise foram identificados temas e subtemas recorrentes nas narrativas e construídos mapas de significados, os quais evidenciaram que: (a) as concepções de gênero do/as professor/as participantes da pesquisa são variadas e correlacionam-se com as concepções difundidas socialmente, tais como a Ideologia da naturalização e as formulações das Teorias feministas; (b) os elementos constitutivos religião, família, formação e profissão apareceram amalgamados nas dinâmicas de significação das concepções de gênero de todos os entrevistados e (c) conforme as narrativas do/as participantes, suas práticas pedagógicas são influenciadas por suas concepções de gênero.Distinct political and ideological positions about gender conception relationships have leaded to debates in several fields of contemporary society. The present research has as general objective to analyze the production of meanings of gender conceptions in teachers of the infantile education, through their narratives of life history and, as specific objectives, (a) to identify gender concept identity in teachers of the infantile education; (b) to identify the elements present in the process of constructing teachers’ conceptions about gender; and (c) to investigate if the conceptions constructed by teachers have any influence in their pedagogical practices, according to their narratives. The research was based on a qualitative perspective. Cultural Psychology was adopted as a theoretical perspective. Along with it, asssumptions of Dialogical Self Theory, Positioning Theory and Bakhtinian Dialogism, were used. Three teachers, two women and one man, from the Distrito Federal (Brazil)'s Public Schools, with ages that vary from 38 to 48, have participated in this very research. All data have been produced by using narrative interviews. Their analysis was based on the Dialogic Thematic Analysis Method of Conversation adapted to psychology. Through this analysis, recurrent themes and subtopics were identified in the narratives and meaning maps were constructed. Those maps have highlighted that: a) gender conception vary from one interviwed teacher to another and It guards straight correlation to socially disseminated conceptions, such as naturalization of Ideology and Feminism Theory formulations; b) constitutive elements of religion, family, education and profession have raised in the narratives totally amalgamated within the meaning dynamics of gender conception to all interviwers and c) according to the participants' narratives, their pedagogical practice are influenced by their gender conceptions.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e SaúdeBorges, Fabricia TeixeiraSilva, Cátia Candido da2017-03-28T12:13:39Z2017-03-28T12:13:39Z2017-03-282017-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Cátia Candido da. Religião, família, formação e profissão: a amálgama no processo de significação das concepções de gênero em professores. 2017. xiii, 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23104http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23104A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-14T14:04:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/23104Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-14T14:04:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Religião, família, formação e profissão : a amálgama no processo de significação das concepções de gênero em professores |
title |
Religião, família, formação e profissão : a amálgama no processo de significação das concepções de gênero em professores |
spellingShingle |
Religião, família, formação e profissão : a amálgama no processo de significação das concepções de gênero em professores Silva, Cátia Candido da Gênero Educação de crianças Psicologia cultural Professores - crença Professores |
title_short |
Religião, família, formação e profissão : a amálgama no processo de significação das concepções de gênero em professores |
title_full |
Religião, família, formação e profissão : a amálgama no processo de significação das concepções de gênero em professores |
title_fullStr |
Religião, família, formação e profissão : a amálgama no processo de significação das concepções de gênero em professores |
title_full_unstemmed |
Religião, família, formação e profissão : a amálgama no processo de significação das concepções de gênero em professores |
title_sort |
Religião, família, formação e profissão : a amálgama no processo de significação das concepções de gênero em professores |
author |
Silva, Cátia Candido da |
author_facet |
Silva, Cátia Candido da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Fabricia Teixeira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cátia Candido da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Educação de crianças Psicologia cultural Professores - crença Professores |
topic |
Gênero Educação de crianças Psicologia cultural Professores - crença Professores |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-28T12:13:39Z 2017-03-28T12:13:39Z 2017-03-28 2017-02-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Cátia Candido da. Religião, família, formação e profissão: a amálgama no processo de significação das concepções de gênero em professores. 2017. xiii, 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/23104 http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23104 |
identifier_str_mv |
SILVA, Cátia Candido da. Religião, família, formação e profissão: a amálgama no processo de significação das concepções de gênero em professores. 2017. xiii, 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23104 http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508168209760256 |