A problemática do bullying no contexto escolar: um desafio para a gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mühlen, Carine von
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/271
Resumo: O Bullying é considerado um problema mundial, pois vem se expandindo rapidamente nos últimos anos, sendo encontrado em escolas públicas e privadas. Este fenômeno pode ser considerado um retrato do novo século, onde inúmeras modificações estão ocorrendo na sociedade, como mudanças econômicas, o avanço da tecnologia, a massificação dos sistemas de educação, a dificuldade da equipe de gestão escolar e professores em lidar com esta situação, a diversidade cultural juvenil, de gênero e a perda de valores. Neste contexto, este estudo tem o objetivo verificar as estratégias adotadas pelos gestores escolares de escolas municipais e estaduais, situadas no município de Feliz/RS, na resolução das questões de bullying ocorridas no contexto escolar do ensino fundamental séries finais (6º ao 9º ano). Metodologicamente, foram utilizadas de forma associada a abordagem qualitativa, através de entrevistas semi-estruturadas com os gestores escolares e de grupo focal com alunos do 6º ao 9º ano, e abordagem quantitativa, através de questionário com questões fechadas aos professores do 6º a 9º ano. Os resultados mostram que ocorrem casos de violência e bullying nas duas escolas participantes, em situações pontuais, fato corroborado pelos alunos, professores e equipe de gestão escolar. Segundo os professores, o problema mais comum é o desrespeito por parte de um aluno. A equipe de gestão escolar e os professores sabem o que é o bullying e mantem-se informados principalmente através das formações pedagógicas, além disso, realizam atividades de intervenção diante dos casos e reuniões semanais para discutir o tema e pontuar os casos ocorridos, mas nenhuma das duas escolas possui projeto específico sobre o tema. No entanto, os alunos confundem o bullying como uma brincadeira “saudável” e consideram que colocar apelidos, trocar palavrões, gozações e piadinhas, é algo normal. Diante destas situações, a atitude tomada pelo professor é conversar com o aluno que agrediu para entender o motivo. Para os professores e alunos, a escola está preparada para intervir nos casos de bullying, pois a equipe de gestão escolar conversa e orienta os alunos envolvidos, comunica os pais, além de realizar registro e ata do caso, ou seja, resolve o problema sem punir os culpados.
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Metodologicamente, foram utilizadas de forma associada a abordagem qualitativa, através de entrevistas semi-estruturadas com os gestores escolares e de grupo focal com alunos do 6º ao 9º ano, e abordagem quantitativa, através de questionário com questões fechadas aos professores do 6º a 9º ano. Os resultados mostram que ocorrem casos de violência e bullying nas duas escolas participantes, em situações pontuais, fato corroborado pelos alunos, professores e equipe de gestão escolar. Segundo os professores, o problema mais comum é o desrespeito por parte de um aluno. A equipe de gestão escolar e os professores sabem o que é o bullying e mantem-se informados principalmente através das formações pedagógicas, além disso, realizam atividades de intervenção diante dos casos e reuniões semanais para discutir o tema e pontuar os casos ocorridos, mas nenhuma das duas escolas possui projeto específico sobre o tema. No entanto, os alunos confundem o bullying como uma brincadeira “saudável” e consideram que colocar apelidos, trocar palavrões, gozações e piadinhas, é algo normal. Diante destas situações, a atitude tomada pelo professor é conversar com o aluno que agrediu para entender o motivo. Para os professores e alunos, a escola está preparada para intervir nos casos de bullying, pois a equipe de gestão escolar conversa e orienta os alunos envolvidos, comunica os pais, além de realizar registro e ata do caso, ou seja, resolve o problema sem punir os culpados.Bullying is considered a worldwide problem because it has been expanding rapidly in recent years, being found in public and private schools. This phenomenon can be considered a portrait of the new century, where innumerable modifications are occurring in society, such as economic changes, technology advancement, massification of education systems, the difficulty of the school management team and teachers in dealing with this situation, Youth cultural diversity, gender and the loss of values. In this context, this study aims to verify the strategies adopted by school administrators of municipal and state schools, located in the city of Feliz/RS, in the resolution of bullying issues occurring in the school context of elementary school (6th to 9th grade). Methodologically, the qualitative approach was used in a qualitative way, through semi-structured interviews with the school and focus group managers with students from the 6th to the 9th grade, and a quantitative approach through a questionnaire with questions closed to teachers from 6th to 9th grade. The results show that there are cases of violence and bullying in the two participating schools, in specific situations, a fact corroborated by the students, teachers and school management team. According to teachers, the most common problem is disrespect on the part of a student. The school management team and the teachers know what bullying is and keep informed mainly through the pedagogical formations. In addition, they carry out intervention activities in the weekly cases and meetings to discuss the topic and to score the cases, but none of the two schools has a specific project on the subject. However, students confuse bullying as a "healthy" joke and consider that putting nicknames, exchanging profanity, joking and joking is normal. Faced with these situations, the attitude taken by the teacher is to talk with the student who attacked to understand the reason. For teachers and students, the school is prepared to intervene in cases of bullying, as the school management team talks and guides the students involved, communicates the parents, in addition to registering and attaching the case that is, solving the problem without Punish the guilty.Petró, VanessaMühlen, Carine von2021-05-14T23:40:54Z2021-05-14T23:40:54Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/271porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2021-05-21T01:36:59Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/271Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2021-05-21T01:36:59Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
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