A problemática do bullying no contexto escolar: um desafio para a gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mühlen, Carine von
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/271
Resumo: O Bullying é considerado um problema mundial, pois vem se expandindo rapidamente nos últimos anos, sendo encontrado em escolas públicas e privadas. Este fenômeno pode ser considerado um retrato do novo século, onde inúmeras modificações estão ocorrendo na sociedade, como mudanças econômicas, o avanço da tecnologia, a massificação dos sistemas de educação, a dificuldade da equipe de gestão escolar e professores em lidar com esta situação, a diversidade cultural juvenil, de gênero e a perda de valores. Neste contexto, este estudo tem o objetivo verificar as estratégias adotadas pelos gestores escolares de escolas municipais e estaduais, situadas no município de Feliz/RS, na resolução das questões de bullying ocorridas no contexto escolar do ensino fundamental séries finais (6º ao 9º ano). Metodologicamente, foram utilizadas de forma associada a abordagem qualitativa, através de entrevistas semi-estruturadas com os gestores escolares e de grupo focal com alunos do 6º ao 9º ano, e abordagem quantitativa, através de questionário com questões fechadas aos professores do 6º a 9º ano. Os resultados mostram que ocorrem casos de violência e bullying nas duas escolas participantes, em situações pontuais, fato corroborado pelos alunos, professores e equipe de gestão escolar. Segundo os professores, o problema mais comum é o desrespeito por parte de um aluno. A equipe de gestão escolar e os professores sabem o que é o bullying e mantem-se informados principalmente através das formações pedagógicas, além disso, realizam atividades de intervenção diante dos casos e reuniões semanais para discutir o tema e pontuar os casos ocorridos, mas nenhuma das duas escolas possui projeto específico sobre o tema. No entanto, os alunos confundem o bullying como uma brincadeira “saudável” e consideram que colocar apelidos, trocar palavrões, gozações e piadinhas, é algo normal. Diante destas situações, a atitude tomada pelo professor é conversar com o aluno que agrediu para entender o motivo. Para os professores e alunos, a escola está preparada para intervir nos casos de bullying, pois a equipe de gestão escolar conversa e orienta os alunos envolvidos, comunica os pais, além de realizar registro e ata do caso, ou seja, resolve o problema sem punir os culpados.
id IFRS-4_61a9496c675349fc4836541014616f54
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/271
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling A problemática do bullying no contexto escolar: um desafio para a gestão escolarAssédio nas escolasViolência na escolaGestão escolarO Bullying é considerado um problema mundial, pois vem se expandindo rapidamente nos últimos anos, sendo encontrado em escolas públicas e privadas. Este fenômeno pode ser considerado um retrato do novo século, onde inúmeras modificações estão ocorrendo na sociedade, como mudanças econômicas, o avanço da tecnologia, a massificação dos sistemas de educação, a dificuldade da equipe de gestão escolar e professores em lidar com esta situação, a diversidade cultural juvenil, de gênero e a perda de valores. Neste contexto, este estudo tem o objetivo verificar as estratégias adotadas pelos gestores escolares de escolas municipais e estaduais, situadas no município de Feliz/RS, na resolução das questões de bullying ocorridas no contexto escolar do ensino fundamental séries finais (6º ao 9º ano). Metodologicamente, foram utilizadas de forma associada a abordagem qualitativa, através de entrevistas semi-estruturadas com os gestores escolares e de grupo focal com alunos do 6º ao 9º ano, e abordagem quantitativa, através de questionário com questões fechadas aos professores do 6º a 9º ano. Os resultados mostram que ocorrem casos de violência e bullying nas duas escolas participantes, em situações pontuais, fato corroborado pelos alunos, professores e equipe de gestão escolar. Segundo os professores, o problema mais comum é o desrespeito por parte de um aluno. A equipe de gestão escolar e os professores sabem o que é o bullying e mantem-se informados principalmente através das formações pedagógicas, além disso, realizam atividades de intervenção diante dos casos e reuniões semanais para discutir o tema e pontuar os casos ocorridos, mas nenhuma das duas escolas possui projeto específico sobre o tema. No entanto, os alunos confundem o bullying como uma brincadeira “saudável” e consideram que colocar apelidos, trocar palavrões, gozações e piadinhas, é algo normal. Diante destas situações, a atitude tomada pelo professor é conversar com o aluno que agrediu para entender o motivo. Para os professores e alunos, a escola está preparada para intervir nos casos de bullying, pois a equipe de gestão escolar conversa e orienta os alunos envolvidos, comunica os pais, além de realizar registro e ata do caso, ou seja, resolve o problema sem punir os culpados.Bullying is considered a worldwide problem because it has been expanding rapidly in recent years, being found in public and private schools. This phenomenon can be considered a portrait of the new century, where innumerable modifications are occurring in society, such as economic changes, technology advancement, massification of education systems, the difficulty of the school management team and teachers in dealing with this situation, Youth cultural diversity, gender and the loss of values. In this context, this study aims to verify the strategies adopted by school administrators of municipal and state schools, located in the city of Feliz/RS, in the resolution of bullying issues occurring in the school context of elementary school (6th to 9th grade). Methodologically, the qualitative approach was used in a qualitative way, through semi-structured interviews with the school and focus group managers with students from the 6th to the 9th grade, and a quantitative approach through a questionnaire with questions closed to teachers from 6th to 9th grade. The results show that there are cases of violence and bullying in the two participating schools, in specific situations, a fact corroborated by the students, teachers and school management team. According to teachers, the most common problem is disrespect on the part of a student. The school management team and the teachers know what bullying is and keep informed mainly through the pedagogical formations. In addition, they carry out intervention activities in the weekly cases and meetings to discuss the topic and to score the cases, but none of the two schools has a specific project on the subject. However, students confuse bullying as a "healthy" joke and consider that putting nicknames, exchanging profanity, joking and joking is normal. Faced with these situations, the attitude taken by the teacher is to talk with the student who attacked to understand the reason. For teachers and students, the school is prepared to intervene in cases of bullying, as the school management team talks and guides the students involved, communicates the parents, in addition to registering and attaching the case that is, solving the problem without Punish the guilty.Petró, VanessaMühlen, Carine von2021-05-14T23:40:54Z2021-05-14T23:40:54Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/271porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2021-05-21T01:36:59Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/271Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2021-05-21T01:36:59Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A problemática do bullying no contexto escolar: um desafio para a gestão escolar
title A problemática do bullying no contexto escolar: um desafio para a gestão escolar
spellingShingle A problemática do bullying no contexto escolar: um desafio para a gestão escolar
Mühlen, Carine von
Assédio nas escolas
Violência na escola
Gestão escolar
title_short A problemática do bullying no contexto escolar: um desafio para a gestão escolar
title_full A problemática do bullying no contexto escolar: um desafio para a gestão escolar
title_fullStr A problemática do bullying no contexto escolar: um desafio para a gestão escolar
title_full_unstemmed A problemática do bullying no contexto escolar: um desafio para a gestão escolar
title_sort A problemática do bullying no contexto escolar: um desafio para a gestão escolar
author Mühlen, Carine von
author_facet Mühlen, Carine von
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petró, Vanessa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mühlen, Carine von
dc.subject.por.fl_str_mv Assédio nas escolas
Violência na escola
Gestão escolar
topic Assédio nas escolas
Violência na escola
Gestão escolar
description O Bullying é considerado um problema mundial, pois vem se expandindo rapidamente nos últimos anos, sendo encontrado em escolas públicas e privadas. Este fenômeno pode ser considerado um retrato do novo século, onde inúmeras modificações estão ocorrendo na sociedade, como mudanças econômicas, o avanço da tecnologia, a massificação dos sistemas de educação, a dificuldade da equipe de gestão escolar e professores em lidar com esta situação, a diversidade cultural juvenil, de gênero e a perda de valores. Neste contexto, este estudo tem o objetivo verificar as estratégias adotadas pelos gestores escolares de escolas municipais e estaduais, situadas no município de Feliz/RS, na resolução das questões de bullying ocorridas no contexto escolar do ensino fundamental séries finais (6º ao 9º ano). Metodologicamente, foram utilizadas de forma associada a abordagem qualitativa, através de entrevistas semi-estruturadas com os gestores escolares e de grupo focal com alunos do 6º ao 9º ano, e abordagem quantitativa, através de questionário com questões fechadas aos professores do 6º a 9º ano. Os resultados mostram que ocorrem casos de violência e bullying nas duas escolas participantes, em situações pontuais, fato corroborado pelos alunos, professores e equipe de gestão escolar. Segundo os professores, o problema mais comum é o desrespeito por parte de um aluno. A equipe de gestão escolar e os professores sabem o que é o bullying e mantem-se informados principalmente através das formações pedagógicas, além disso, realizam atividades de intervenção diante dos casos e reuniões semanais para discutir o tema e pontuar os casos ocorridos, mas nenhuma das duas escolas possui projeto específico sobre o tema. No entanto, os alunos confundem o bullying como uma brincadeira “saudável” e consideram que colocar apelidos, trocar palavrões, gozações e piadinhas, é algo normal. Diante destas situações, a atitude tomada pelo professor é conversar com o aluno que agrediu para entender o motivo. Para os professores e alunos, a escola está preparada para intervir nos casos de bullying, pois a equipe de gestão escolar conversa e orienta os alunos envolvidos, comunica os pais, além de realizar registro e ata do caso, ou seja, resolve o problema sem punir os culpados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-05-14T23:40:54Z
2021-05-14T23:40:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/271
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1813897513083600896