Comportamento de usuários de call center : uma análise funcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Moema Brasil
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6962
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, 2010.
id UNB_480789f283a3dc57f66f2a2949ca0284
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6962
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Comportamento de usuários de call center : uma análise funcionalComportamento do consumidorMarketing de relacionamentoCall centerTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, 2010.Novas tecnologias e diferentes meios de prestação de serviço estão mudando a experiência do consumidor, que passou a ter outras alternativas, além da loja física, para procurar/comprar um produto ou serviço, fazer reclamações, obter informações, dentre outros. Neste contexto de rápida evolução tecnológica, um crescente número de empresas tem incluído call centers como um meio de integrar funções de serviços e vendas para lidar com um grande número de consumidores, sendo que atualmente são os teleatendimentos que têm respondido pelo maior volume de contatos com a organização. O presente estudo tem como objetivo fazer uma análise funcional do comportamento de uso de call center elencando conseqüências reforçadoras e punitivas, classificadas em informativas e utilitárias, do ponto de vista do usuário, utilizando para tanto o arcabouço teórico da psicologia comportamental e seu modelo para estudo do comportamento do consumidor, o Behavioral Perspective Model – BPM. Para alcançar este objetivo foram desenvolvidos dois estudos. No Estudo 1 foram entrevistados 21 usuários de serviços de call center e, por meio da análise de conteúdo, identificados os atributos/características do serviço de call center que influenciam a avaliação que o consumidor faz desse tipo de serviço. Estes dados subsidiaram a elaboração de um questionário, respondido por 309 usuários (Estudo 2) e que teve como objetivo analisar como cada atributo identificado no Estudo 1 pode ser classificado de acordo com os eventos consequentes do BPM (reforço e punição, em suas funções utilitárias e informativas). Os dados foram analisados por meio de análises fatoriais, correlações de Pearson, ANOVAs e regressões. Os resultados, de forma geral, demonstraram a aplicabilidade e utilidade do modelo em um contexto ainda não estudado anteriormente, qual seja, serviços de call center. Assim, puderam ser identificados os eventos e ocorrências tipicamente encontrados em serviços de call center que funcionam como conseqüências reforçadoras ou punitivas para o comportamento do usuário, bem como aquelas que têm funções utilitárias, informativas ou ambas. Além disso, o trabalho respondeu à questão empírica sobre quais fatores influenciam a qualidade do atendimento de serviços de call center de uma maneira teoricamente consistente, seguindo um modelo teórico para identificar estes fatores. Deste modo, o BPM se mostrou útil para analisar o comportamento de consumo de serviços, tendo sido identificadas os quatro tipos de conseqüências nele previstas. Do ponto de vista gerencial, os resultados encontrados podem orientar algumas intervenções para melhorar o serviço prestado. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTNew technologies and different ways of service delivery are changing the consumer’s experience. Nowadays, the consumer has several other alternatives, besides the store, to browse or purchase a product or a service; register complaints; obtain information; among others. In this context of fast technological changes, a growing number of companies have included call centers as a mode of integrating sales and service functions, to handle with a large number of consumers. As consequence, telemarketing has responded to the major volume of contacts with the organization. This study aims to analyze the consumer’s functional behavior while using call centers, in a ranking model that classified, at first, consequences of its use between reinforcing or punitive and, as a second step, between informative or utilitarian, according to consumer’s point of view. For this reason, this study is anchored by the theoretical framework of behavioral psychology and its model to study consumer behavior: the Behavioral Perspective Model - BPM. In order to achieve its objectives, this work has developed two studies. In the first one (Study 1), were interviewed 21 users of call center services. After that, through a content analysis methodology, they were identified the attributes / characteristics of call center services that influence the consumer’s assessment of them. These data have supported the development of a survey questionnaire (Study 2), answered by 309 users, that aimed to analyze how each attribute identified in Study 1 could be classified according to the category events of BPM (reinforcement or punishment consequences and informative or utilitarian functions). The collected data were analyzed using factor analysis, Pearson correlations, ANOVAs and regressions. The results, in general, demonstrated the applicability and usefulness of BPM model in an unreleased context, such as, call center services. Thus, they could be identified so the events as the occurrences, usually found in call center services, that act as reinforcing or punitive consequences, as well as, those who have utilitarian or informative functions. Furthermore, the empirical work responded to the question of what factors influence the quality of the call center services in a liable manner, by following a theoretical model to identify these factors. Finally, BPM has proved to be useful for analyzing the behavior of consumption services, since it has identified the four original types of consequences therein. From a management perspective, the results can guide some interventions to improve the service.Castro Neto, Jorge Mendes de OliveiraDias, Moema Brasil2011-02-28T18:32:28Z2011-02-28T18:32:28Z2011-02-282010-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfDIAS, Moema Brasil. Comportamento de usuários de call center: uma análise funcional. 2010. ix,109 f. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6962info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:23:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/6962Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:23:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento de usuários de call center : uma análise funcional
title Comportamento de usuários de call center : uma análise funcional
spellingShingle Comportamento de usuários de call center : uma análise funcional
Dias, Moema Brasil
Comportamento do consumidor
Marketing de relacionamento
Call center
title_short Comportamento de usuários de call center : uma análise funcional
title_full Comportamento de usuários de call center : uma análise funcional
title_fullStr Comportamento de usuários de call center : uma análise funcional
title_full_unstemmed Comportamento de usuários de call center : uma análise funcional
title_sort Comportamento de usuários de call center : uma análise funcional
author Dias, Moema Brasil
author_facet Dias, Moema Brasil
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro Neto, Jorge Mendes de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Moema Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Marketing de relacionamento
Call center
topic Comportamento do consumidor
Marketing de relacionamento
Call center
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-26
2011-02-28T18:32:28Z
2011-02-28T18:32:28Z
2011-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Moema Brasil. Comportamento de usuários de call center: uma análise funcional. 2010. ix,109 f. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6962
identifier_str_mv DIAS, Moema Brasil. Comportamento de usuários de call center: uma análise funcional. 2010. ix,109 f. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580888393613312