Diálogos entre a relação com o saber do professor, sua formação e o trabalho pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Natália Queiroz de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13886
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
id UNB_48b8ba47799ddd82ad5359360bb5d4b1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/13886
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Diálogos entre a relação com o saber do professor, sua formação e o trabalho pedagógicoProfessores - formaçãoPedagogiaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.No contexto da educação contemporânea, apresenta-se como imperativo, nas propostas de compreensão do fazer docente, um esforço pela visualização das complexas relações que constituem os sujeitos autores e atores deste fazer, bem como os seus saberes. Este estudo aborda a relação do professor com o saber, em uma perspectiva que visualiza a análise da sua dimensão complexa, através dos diálogos possíveis entre a relação com o saber, a formação e o trabalho pedagógico desse profissional. É tomada como ponto de partida a Epistemologia da complexidade (MORIN, 2007, 2010), oportunizando o diálogo entre elementos que tradicionalmente são abordados de forma dicotômica na formação do professor. Neste intuito, abordam-se os aspectos centrais da conceituação em torno da relação com o saber, conforme Bernard Charlot (2000, 2005, 2009); do trabalho pedagógico a partir das contribuições de Akiko Santos (2010), e da formação de professores na compreensão apresentada por António Nóvoa (1995, 2007). O objetivo geral da pesquisa foi analisar a dimensão complexa da relação com o saber do professor no diálogo com sua trajetória de formação e seu trabalho pedagógico. Nesta perspectiva os objetivos específicos foram identificar e analisar quais saberes os professores consideram importantes para esse trabalho; identificar e analisar o sentido atribuído pelo professor ao diálogo entre a relação com o saber e sua formação inicial e continuada; e, por fim, analisar os diálogos entre a relação do professor com o saber e o trabalho pedagógico. A estruturação metodológica da pesquisa, embasada na busca de um olhar complexo, seguiu um percurso envolvendo observações sobre o trabalho pedagógico em sala de aula, entrevista semiestruturada com a professora cujo fazer foi observado, e uma oficina temática com um grupo composto por dez professoras. Os dados aqui apresentados são discutidos tomando como base a análise do tema que emerge nas narrativas e encontra seu respaldo na análise de conteúdo (BARDIN, 2011, GIBBS, 2009). Os diálogos possibilitados na constituição deste trabalho apresentam elementos que parecem indicar a mobilização de saberes que extrapolam o âmbito da cognição e do domínio de técnicas e recursos, apontando, muitas vezes, a desconsideração da dimensão subjetiva. Esta representada, nesse trabalho, pela relação do professor com o saber na formação docente, com consequências para o trabalho pedagógico. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTAn effort for visualizing the complex relations that constitute the authors and actors of this research, as well as their knowledge, is presented on the context of contemporary education as imperative on the proposals of comprehending teacher's tasks. This study refers to the relationship between teachers and knowledge, on a perspective that envisions the analysis of its complex dimension through possible dialogues between the relationship with knowledge, training and pedagogic work of that professional. The Epistemology of the complexity (MORIN, 2007, 2010) is taken as a starting point, making possible the dialogue between elements that are traditionally addressed as dichotomy on teachers’ training. For this reason, the conceptual main aspects are discussed around teachers’ relationship with knowledge, according to Bernard Charlot (2000, 2005, 2009); pedagogic work with the contributions of Akiko Santos (2010), and their training according to the understanding presented by António Nóvoa (1995, 2007). The general objective of the research was to analyse the complex dimension of teachers’ relationship with knowledge on dialogues throughout their training and pedagogic work. On that perspective, specific objectives were set as to identify and analyse which knowledge teachers consider important for this work; identify and analyse the importance given by teachers to the dialogue between the relationship with knowledge and their initial and continuing training, and, at last, analyse the dialogues between the relationship of teachers with knowledge and pedagogic work. The methodology of this research, based upon the pursuit of a complex view, followed a path involving observations of pedagogic work in class, semi-structured interview with the teacher whose work was observed, and a thematic workshop composed by ten teachers. The data presented in this study are discussed taking as a basis the analysis of the subject that emerges on the narrative and finds support on the content analysis (BARDIN, 2011, GIBBS, 2009). The dialogues which made this work possible present elements that may indicate a mobilization of knowledge that goes beyond the scope of cognition and mastering of techniques and resources, pointing, many times, at the inconsideration of the subjective dimension. It is represented, on this work, by the relationship between teachers and knowledge during their training, with consequences on the pedagogic work.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHenriques, Eda Maria de OliveiraSouto, Natália Queiroz de Oliveira2013-08-07T12:28:23Z2013-08-07T12:28:23Z2013-08-072013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUTO, Natália Queiroz de Oliveira. Diálogos entre a relação com o saber do professor, sua formação e o trabalho pedagógico. 2013. 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13886A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:37:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/13886Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:37:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre a relação com o saber do professor, sua formação e o trabalho pedagógico
title Diálogos entre a relação com o saber do professor, sua formação e o trabalho pedagógico
spellingShingle Diálogos entre a relação com o saber do professor, sua formação e o trabalho pedagógico
Souto, Natália Queiroz de Oliveira
Professores - formação
Pedagogia
title_short Diálogos entre a relação com o saber do professor, sua formação e o trabalho pedagógico
title_full Diálogos entre a relação com o saber do professor, sua formação e o trabalho pedagógico
title_fullStr Diálogos entre a relação com o saber do professor, sua formação e o trabalho pedagógico
title_full_unstemmed Diálogos entre a relação com o saber do professor, sua formação e o trabalho pedagógico
title_sort Diálogos entre a relação com o saber do professor, sua formação e o trabalho pedagógico
author Souto, Natália Queiroz de Oliveira
author_facet Souto, Natália Queiroz de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Eda Maria de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Souto, Natália Queiroz de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Pedagogia
topic Professores - formação
Pedagogia
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-07T12:28:23Z
2013-08-07T12:28:23Z
2013-08-07
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUTO, Natália Queiroz de Oliveira. Diálogos entre a relação com o saber do professor, sua formação e o trabalho pedagógico. 2013. 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13886
identifier_str_mv SOUTO, Natália Queiroz de Oliveira. Diálogos entre a relação com o saber do professor, sua formação e o trabalho pedagógico. 2013. 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508230886293504