Desenvolvimento de sistema especialista para definição da velocidade limite em rodovias brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Harlan Jackson de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35592
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
id UNB_4aac6bd20fd787561111431f583d8ec8
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/35592
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Lima, Harlan Jackson deAndrade, Michelle2019-10-16T20:35:34Z2019-10-16T20:35:34Z2019-10-162019-02-16LIMA, Harlan Jackson de. Desenvolvimento de sistema especialista para definição da velocidade limite em rodovias brasileiras. 2019. xii, 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35592Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.Este trabalho apresenta o desenvolvimento conceitual e estrutural de um sistema especialista para definição da velocidade limite em rodovias brasileiras, tendo como método a Abordagem ao Conjunto Aproximativo baseado no Princípio da Dominância (DRSA) como ferramenta de Apoio à Decisão Multicritério (MCDA). Em sua contextualização, estudou-se os principais sistemas especialistas aplicados em outros países, ao passo em que se realizou o levantamento das principais características viárias consideradas para definição da velocidade limite nas rodovias brasileiras. Após construção do modelo da ferramenta de apoio à decisão, aplicou-se um questionário sobre vinte segmentos viários pilotos a uma equipe de doze especialistas brasileiros, e estes, após leitura das características viárias e análise do vídeo de tráfego auxiliar, recomendaram um limite de velocidade para cada segmento viário avaliado. Com a aplicação dos dados extraídos desta consulta na Abordagem ao Conjunto Aproximativo baseado no Princípio da Dominância, obteve-se um conjunto de cem regras de apoio à decisão válidas e consistentes, integradas em uma base de conhecimento, e disponíveis ao raciocínio do sistema especialista para recomendação de limites de velocidade. Os resultados da pesquisa apresentam um modelo de ferramenta aplicável no processo de tomada de decisão relacionado à definição da velocidade limite em segmentos rodoviários brasileiros.This paper presents the conceptual and structural development of an expert system for the definition of the speed limit in Brazilian highways, having as main method the Dominance-based Rough Set Approach (DRSA) as a tool to Multi-Criteria Decision Analysis (MCDA). In its contextualization, studied the main expert systems applied in other countries, while the survey of the main road characteristics to define the speed limit on Brazilian highways. After constructing the model of the decision support tool, a questionnaire was applied about twenty pilot road segments to a team of twelve Brazilian specialists, who, after reading the road characteristics and analysis of the auxiliary traffic video, recommended a speed limit for each road segment evaluated. With the application of the data extracted from this query in the Dominance-based Rough Set Approach, was obtained a set of one hundred valid and consistent decision support rules, integrated in a knowledge base, and available to the reasoning of the expert system to recommended of speed limits. The results of the research present a tool model applicable in the decision-making process related to the definition of the speed limit in Brazilian road segments.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessDesenvolvimento de sistema especialista para definição da velocidade limite em rodovias brasileirasDevelopment of expert system to define the speed limit in Brazilian highwaysinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRodovias - BrasilRodovias - velocidadeVelocidade limiteporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2019_HarlanJacksondeLima.pdf2019_HarlanJacksondeLima.pdfapplication/pdf1415572http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/35592/1/2019_HarlanJacksondeLima.pdf11b5748309bf6908b4ea20ad920ef143MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/35592/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/355922024-02-08 14:15:16.936open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-08T17:15:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de sistema especialista para definição da velocidade limite em rodovias brasileiras
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Development of expert system to define the speed limit in Brazilian highways
title Desenvolvimento de sistema especialista para definição da velocidade limite em rodovias brasileiras
spellingShingle Desenvolvimento de sistema especialista para definição da velocidade limite em rodovias brasileiras
Lima, Harlan Jackson de
Rodovias - Brasil
Rodovias - velocidade
Velocidade limite
title_short Desenvolvimento de sistema especialista para definição da velocidade limite em rodovias brasileiras
title_full Desenvolvimento de sistema especialista para definição da velocidade limite em rodovias brasileiras
title_fullStr Desenvolvimento de sistema especialista para definição da velocidade limite em rodovias brasileiras
title_full_unstemmed Desenvolvimento de sistema especialista para definição da velocidade limite em rodovias brasileiras
title_sort Desenvolvimento de sistema especialista para definição da velocidade limite em rodovias brasileiras
author Lima, Harlan Jackson de
author_facet Lima, Harlan Jackson de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Harlan Jackson de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Michelle
contributor_str_mv Andrade, Michelle
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Rodovias - Brasil
Rodovias - velocidade
Velocidade limite
topic Rodovias - Brasil
Rodovias - velocidade
Velocidade limite
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-02-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-16T20:35:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-16T20:35:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Harlan Jackson de. Desenvolvimento de sistema especialista para definição da velocidade limite em rodovias brasileiras. 2019. xii, 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/35592
identifier_str_mv LIMA, Harlan Jackson de. Desenvolvimento de sistema especialista para definição da velocidade limite em rodovias brasileiras. 2019. xii, 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/35592/1/2019_HarlanJacksondeLima.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/35592/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 11b5748309bf6908b4ea20ad920ef143
bacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863778878357504