Cálculo no ensino médio : uma proposta fundamentada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31939 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017. |
id |
UNB_4c1b8be9ca73861e161ef93cccd0d391 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/31939 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Cálculo no ensino médio : uma proposta fundamentadaCalculus in secondary education : a reasoned proposalEducação - matemáticaEnsino médioCálculo diferencialCálculo integralMatemática - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017.Texto parcialmente liberado pelo autor. Conteúdo restrito: Capítulos 2. Referenciais Teóricos, 3. Fundamentação Epistemológica e 4. Desenvolvimento da Proposta.O Ensino Médio brasileiro observa baixo rendimento dos alunos em Matemática, com reduzida contextualização e integração dos saberes. Nosso objetivo é apresentar proposta didática que inter-relaciona conteúdos do Ensino Médio, tendo como eixo de convergência elementos advindos do Cálculo. Em linha com os parâmetros curriculares nacionais em vigor, buscamos contemplar nesta proposta um sentido prático para o aluno. Uma vez que o Cálculo Diferencial e Integral não é conteúdo de Ensino Médio no Brasil, limitamo-nos a fazer uma abordagem alternativa do Cálculo, mais simples e informal.Brazilian High School (upper secondary education) observes low performance of the students in Mathematics, with reduced contextualization and integration of the knowledge. Our objective is to present didactic proposal that interrelates contents of High School, having as the axis of convergence elements coming from Calculus. In line with the national curricular standards in force, we seek to contemplate in this proposal a practical meaning for the student. Since Differential and Integral Calculus is not content of the secondary education in Brazil, we limit ourselves to making an alternative approach to Calculus, simpler and more informal.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalBastos Júnior, Raimundo de AraújoPerdigao-Nass, Daniel2018-05-21T20:13:46Z2018-05-21T20:13:46Z2018-05-212017-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPERDIGAO-NASS, Daniel. Cálculo no ensino médio: uma proposta fundamentada. 2017. 92 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31939A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:49:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/31939Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:49:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cálculo no ensino médio : uma proposta fundamentada Calculus in secondary education : a reasoned proposal |
title |
Cálculo no ensino médio : uma proposta fundamentada |
spellingShingle |
Cálculo no ensino médio : uma proposta fundamentada Perdigao-Nass, Daniel Educação - matemática Ensino médio Cálculo diferencial Cálculo integral Matemática - estudo e ensino |
title_short |
Cálculo no ensino médio : uma proposta fundamentada |
title_full |
Cálculo no ensino médio : uma proposta fundamentada |
title_fullStr |
Cálculo no ensino médio : uma proposta fundamentada |
title_full_unstemmed |
Cálculo no ensino médio : uma proposta fundamentada |
title_sort |
Cálculo no ensino médio : uma proposta fundamentada |
author |
Perdigao-Nass, Daniel |
author_facet |
Perdigao-Nass, Daniel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bastos Júnior, Raimundo de Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perdigao-Nass, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - matemática Ensino médio Cálculo diferencial Cálculo integral Matemática - estudo e ensino |
topic |
Educação - matemática Ensino médio Cálculo diferencial Cálculo integral Matemática - estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-06 2018-05-21T20:13:46Z 2018-05-21T20:13:46Z 2018-05-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PERDIGAO-NASS, Daniel. Cálculo no ensino médio: uma proposta fundamentada. 2017. 92 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/31939 |
identifier_str_mv |
PERDIGAO-NASS, Daniel. Cálculo no ensino médio: uma proposta fundamentada. 2017. 92 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508278908977152 |