Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28598 https://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023 |
Resumo: | Neste trabalho propomos a utilização de simulações computacionais de experimentos históricos no ensino de física como estratégia de resgate e articulação das dimensões histórica e empírica da física na sala de aula. Como exemplo, apresentamos uma classe de simulação computacional didática, caracterizada aqui como Simulação Didática Interativa (SDI), utilizando o software Modellus para apresentar a experiência do plano inclinado proposta por Galileu Galilei(1564-1642) em sua obra Discursos e Demonstrações Matemáticas em Torno de Duas Novas Ciências (1638), onde a lei da queda dos corpos é investigada. |
id |
UNB_4ca81a730bd50d614eed43531e953987 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/28598 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aulaHistorical experiments simulations in physics education: a computational approach of the historical and empirical dimensions of science in classroomSimulação (Computadores)Experimentos - tecnologiaEnsino de ciênciasNeste trabalho propomos a utilização de simulações computacionais de experimentos históricos no ensino de física como estratégia de resgate e articulação das dimensões histórica e empírica da física na sala de aula. Como exemplo, apresentamos uma classe de simulação computacional didática, caracterizada aqui como Simulação Didática Interativa (SDI), utilizando o software Modellus para apresentar a experiência do plano inclinado proposta por Galileu Galilei(1564-1642) em sua obra Discursos e Demonstrações Matemáticas em Torno de Duas Novas Ciências (1638), onde a lei da queda dos corpos é investigada.In this paper we propose the use of computer simulations of historical experiments in physics education as a strategy to recover and articulate the historical and empirical dimensions of scientific knowledge in the classroom. Particularly, we present a Didactic Interactive Simulation (DIS) using the software Modellus to rescue the experiment of the inclined plane described by Galileo Galilei in his work Discourse and Mathematical Demonstrations Concerning Two New Sciences (1638), in which he investigates the law of falling bodies.Sociedade Brasileira de Física2017-12-07T05:01:28Z2017-12-07T05:01:28Z2012-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIBEIRO JUNIOR, Luiz A.; CUNHA, Marcelo F.; LARANJEIRAS, Cássio C. Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 1-10, out./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000400023&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28598https://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023Revista Brasileira de Ensino de Física - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000400023&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro Júnior, Luiz AntônioCunha, Marcelo F.Laranjeiras, Cássio Costaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:19:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/28598Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:19:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula Historical experiments simulations in physics education: a computational approach of the historical and empirical dimensions of science in classroom |
title |
Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula |
spellingShingle |
Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula Ribeiro Júnior, Luiz Antônio Simulação (Computadores) Experimentos - tecnologia Ensino de ciências |
title_short |
Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula |
title_full |
Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula |
title_fullStr |
Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula |
title_sort |
Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula |
author |
Ribeiro Júnior, Luiz Antônio |
author_facet |
Ribeiro Júnior, Luiz Antônio Cunha, Marcelo F. Laranjeiras, Cássio Costa |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Marcelo F. Laranjeiras, Cássio Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro Júnior, Luiz Antônio Cunha, Marcelo F. Laranjeiras, Cássio Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Simulação (Computadores) Experimentos - tecnologia Ensino de ciências |
topic |
Simulação (Computadores) Experimentos - tecnologia Ensino de ciências |
description |
Neste trabalho propomos a utilização de simulações computacionais de experimentos históricos no ensino de física como estratégia de resgate e articulação das dimensões histórica e empírica da física na sala de aula. Como exemplo, apresentamos uma classe de simulação computacional didática, caracterizada aqui como Simulação Didática Interativa (SDI), utilizando o software Modellus para apresentar a experiência do plano inclinado proposta por Galileu Galilei(1564-1642) em sua obra Discursos e Demonstrações Matemáticas em Torno de Duas Novas Ciências (1638), onde a lei da queda dos corpos é investigada. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12 2017-12-07T05:01:28Z 2017-12-07T05:01:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO JUNIOR, Luiz A.; CUNHA, Marcelo F.; LARANJEIRAS, Cássio C. Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 1-10, out./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000400023&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020. http://repositorio.unb.br/handle/10482/28598 https://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO JUNIOR, Luiz A.; CUNHA, Marcelo F.; LARANJEIRAS, Cássio C. Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 1-10, out./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000400023&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28598 https://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508174014676992 |