Aproximações entre o Direito Achado na Rua e o Teatro do Oprimido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Helga Maria Martins de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32490
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, Doutorado em Direito, 2018.
id UNB_4d09257ae037c4bf72dc1ae56a90d17b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32490
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Aproximações entre o Direito Achado na Rua e o Teatro do OprimidoDireito Achado na RuaTeatro do OprimidoTeatro políticoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, Doutorado em Direito, 2018.O trabalho tem por objetivo o diálogo entre direito e teatro em uma perspectiva dialética que se perfaz enquanto formação-ação. Para tanto, os projetos Direito Achado na Rua (DAnR) e Teatro do Oprimido (T.O.) são as referências analíticas em suas dimensões epistemológicas, políticas e pedagógicas. A pergunta central é: quais as possibilidades de intersecção entre os projetos (DAnR e T.O.) em uma leitura e releitura de categorias fundantes e de seus respectivos usos enquanto tática para uma formação-ação efetiva no âmbito do direito? A pergunta decorrente da primeira é: Quais os limites temporais, teóricos e instrumentais desses projetos desde suas respectivas gêneses até os dias atuais? Para responder essas questões o trabalho foi estruturado a partir de duas cenas: a primeira cena contém os dois capítulos iniciais, os quais contextualizam o teatro político dialético no Brasil e trazem alguns exemplos de momentos emblemáticos em que o teatro político se mostrou fundamental para processos de protagonismo da classe trabalhadora no cenário político cultural. A segunda cena, que compreende os dois capítulos finais, traz os personagens sujeitos demarcados nas categorias sujeitos coletivos de direitos/espect.-atores e suas possíveis vinculações, além de alguns exemplos de projetos, na esfera do ensino jurídico, e, mais especificadamente do DAnR, nos quais o método do T.O. se fez ou faz presente.The aim of the work is the dialogue between law and theater in a dialectical perspective that becomes as action-learning. The projects Rights found on the street- Direito Achado na Rua-DAnR- and Theatre of the Oppressed-TO- are the analytical references in their epistemological, political and pedagogical dimensions: what are the possibilities of intersection between the projects in a reading and re-reading of founding categories and their respective uses as a tactic for effective action-learning under the law? What are the temporal, theoretical and instrumental limits of such projects from their respective genesis to the present day? In order to answer these questions the work was structured from two scenes: the first scene contains chapters 1 and 2 which contextualize the dialectical political theater in Brazil and brings up some examples of emblematic moments in which the political theater was fundamental for processes of protagonism of the working class in the cultural political scene. The second scene, which includes chapters 3 and 4, brings up the subject characters demarcated into the categories of collective subjects of rights/spectators and their possible links, as well as some examples of projects, in the scope of legal education, and, more specifically of DAnR, in which the TO method was or is made present.El trabajo tiene por objetivo el diálogo entre derecho y teatro en una perspectiva dialéctica que se constituye como formación-acción. Los proyectos Derecho Encontrado en la Calle-DAnR- y Teatro del Oprimido-TO- son las referencias analíticas en sus dimensiones epistemológicas, políticas y pedagógicas: cuáles son las posibilidades de intersección entre los proyectos en una lectura y relectura de categorías fundantes y de sus respectivos usos como táctica para una formación-acción efectiva en el ámbito del derecho? ¿Cuáles son los límites temporales, teóricos e instrumentales- de esos proyectos desde sus respectivas génesis hasta los días actuales? Para responder estas cuestiones el trabajo fue estructurado a partir de dos escenas: la primera escena contiene los capítulos 1 y 2 que contextualizan el teatro político dialéctico en Brasil y traen algunos ejemplos de momentos emblemáticos en los cuales el teatro político se mostró fundamental para procesos de protagonismo de la clase trabajadora en el escenario político cultural. La segunda escena, que comprende los capítulos 3 y 4, trae a los personajes sujetos demarcados en las categorías sujetos colectivos de derechos / espect.-actores y sus posibles vinculaciones, además de algunos ejemplos de proyectos, en la esfera de la enseñanza jurídica, y, más específicamente, del DAnR, en los que el método del TO se hizo o hace presente.Sousa Junior, José Geraldo dePaula, Helga Maria Martins de2018-08-27T19:30:44Z2018-08-27T19:30:44Z2018-08-162018-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPAULA, Helga Maria Martins de. Aproximações entre o Direito Achado na Rua e o Teatro do Oprimido. 2018. 173 f. Tese (Doutorado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32490A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T19:10:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/32490Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T19:10:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações entre o Direito Achado na Rua e o Teatro do Oprimido
title Aproximações entre o Direito Achado na Rua e o Teatro do Oprimido
spellingShingle Aproximações entre o Direito Achado na Rua e o Teatro do Oprimido
Paula, Helga Maria Martins de
Direito Achado na Rua
Teatro do Oprimido
Teatro político
title_short Aproximações entre o Direito Achado na Rua e o Teatro do Oprimido
title_full Aproximações entre o Direito Achado na Rua e o Teatro do Oprimido
title_fullStr Aproximações entre o Direito Achado na Rua e o Teatro do Oprimido
title_full_unstemmed Aproximações entre o Direito Achado na Rua e o Teatro do Oprimido
title_sort Aproximações entre o Direito Achado na Rua e o Teatro do Oprimido
author Paula, Helga Maria Martins de
author_facet Paula, Helga Maria Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa Junior, José Geraldo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Helga Maria Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Direito Achado na Rua
Teatro do Oprimido
Teatro político
topic Direito Achado na Rua
Teatro do Oprimido
Teatro político
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, Doutorado em Direito, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-27T19:30:44Z
2018-08-27T19:30:44Z
2018-08-16
2018-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAULA, Helga Maria Martins de. Aproximações entre o Direito Achado na Rua e o Teatro do Oprimido. 2018. 173 f. Tese (Doutorado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32490
identifier_str_mv PAULA, Helga Maria Martins de. Aproximações entre o Direito Achado na Rua e o Teatro do Oprimido. 2018. 173 f. Tese (Doutorado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580838200377344