Formação de educadores ambientais : desafios de uma práxis educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Ednéa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7011
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
id UNB_4d2467d51c8738d2b186b0b4e080449b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7011
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Formação de educadores ambientais : desafios de uma práxis educativaEducação ambientalAndragogiaProfessores - formaçãoPrática de ensino - educação ambientalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.A presente dissertação tem como objetivo a análise da práxis educacional de educadores ambientais. O trabalho é o produto de uma trajetória de vivências e reflexões em que a autora atuou como educadora e pesquisadora à frente de um processo de formação de educadores das redes privadas e públicas de ensino, além de representantes de organismos governamentais e não governamentais que se dedicam às práticas educativas nessa área. A experiência realizada compreendeu a condução e análise do curso Educação Ambiental e Práxis Pedagógica promovido pela Escola da Natureza, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A autora investigou as possibilidades de uma ecopedagogia inovadora e transformadora, estabelecendo como foco de observação e análise a práxis do educador a partir de seu contexto formativo, ou seja, no contexto em que ele se encontra refletindo sobre a sua própria prática. A atenção esteve direcionada para os aspectos teórico-metodológicos da qualificação de profissionais que atuam na área da educação ambiental. O trabalho é um exercício aplicado em torno da identificação de estratégias e recursos metodológicos que apóiem a formação de um educador reflexivo, crítico e criativo capaz de desenvolver uma atuação profissional efetiva em prol dos princípios, conceitos e valores que norteiam uma educação comprometida com a sustentabilidade. No desenvolvimento de sua experiência, a autora utilizou recursos de diversas áreas do conhecimento, sobretudo do campo das artes, para a construção de um processo de ensino capaz de lidar com a natureza de um educando adulto, detentor de pré-concepções e de seu próprio universo de vivências. Embora a autora não tenha a pretensão de estabelecer receitas ou impor a sua experiência como modelo de ensino, alimenta a expectativa de que as reflexões e práticas vivenciadas em sua experiência possam auxiliar outros educadores em seus desafios profissionais e alimentar novas possibilidades de pesquisas voltadas para a qualificação dos educadores ambientais. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation aims to analyze the educational practice of environmental educators. The work is the product of a history of experiences and reflections in which the author served as educator and researcher in charge of a process of training of teachers of private and public networks for education, as well as representatives of non-governmental bodies involved in practice education in that area. The experiment performed included the conduct and analysis of the course, called Educação Ambiental e Praxis Pedagógica, sponsored by the Escola da Natureza, an institution linked to the State Office for Education of the Federal District. The author investigated the possibilities for innovative and transformative ecologic education, setting as the focus of observation and analysis of the practice educator from their training context or, in another way, the context in which he is reflecting on their practice. Attention was directed to theoretical and methodological aspects of the qualification of professionals who work in the area of environmental education. The work is an exercise used around the identification of strategic and methodological resources to support the formation of an educator reflective, critical and creative able to develop an effective professional performance in favor of the principles, concepts and values that guide an education committed to sustainability . In the development of their experience, the author using resources from different areas of knowledge, especially of the arts, to build a learning process can deal with the nature of an adult student has the pre-conceptions and their universe of experiences. Although the author does not have the intention to prescribe a model or impose his experience as a model of education, feeding the expectation that the ideas and practices experienced in their experience can help other educators in their professional challenges and new opportunities for motivating research aimed at qualifications of environmental educators.Córdova, Rogério de AndradeSanches, Ednéa2011-03-04T11:57:19Z2011-03-04T11:57:19Z2011-03-042009-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANCHES, Ednéa. Formação de educadores ambientais: desafios de uma práxis educativa. 2009. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7011info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/7011Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de educadores ambientais : desafios de uma práxis educativa
title Formação de educadores ambientais : desafios de uma práxis educativa
spellingShingle Formação de educadores ambientais : desafios de uma práxis educativa
Sanches, Ednéa
Educação ambiental
Andragogia
Professores - formação
Prática de ensino - educação ambiental
title_short Formação de educadores ambientais : desafios de uma práxis educativa
title_full Formação de educadores ambientais : desafios de uma práxis educativa
title_fullStr Formação de educadores ambientais : desafios de uma práxis educativa
title_full_unstemmed Formação de educadores ambientais : desafios de uma práxis educativa
title_sort Formação de educadores ambientais : desafios de uma práxis educativa
author Sanches, Ednéa
author_facet Sanches, Ednéa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Córdova, Rogério de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Ednéa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Andragogia
Professores - formação
Prática de ensino - educação ambiental
topic Educação ambiental
Andragogia
Professores - formação
Prática de ensino - educação ambiental
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-30
2011-03-04T11:57:19Z
2011-03-04T11:57:19Z
2011-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANCHES, Ednéa. Formação de educadores ambientais: desafios de uma práxis educativa. 2009. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7011
identifier_str_mv SANCHES, Ednéa. Formação de educadores ambientais: desafios de uma práxis educativa. 2009. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508374873604096