Learning strategies at work scale : a confirmatory factor analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haemer, Hannah Deborah
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33530
http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230402
Resumo: O objetivo deste estudo foi reunir novas evidências de validade para a Escala de Estratégias de Aprendizagem no Trabalho (EAT). Especificamente, pretendemos verificar a estrutura fatorial inicialmente proposta e reduzir os itens a fim de obter um nível maior de parcimônia. Objetivamos também testar a invariância da EAT entre ocupações com características de desenho do trabalho potencialmente discrepantes (atividades fim vs. atividades meio). 955 profissionais brasileiros que trabalharam em uma variedade de ocupações participaram deste estudo. Os resultados da análise fatorial confirmatória apoiaram a estrutura de cinco fatores, nomeadamente (1) reflexão intrínseca e extrínseca, (2) repetição mental, (3) busca por ajuda interpessoal e (4) busca por ajuda em material escrito e (5) aplicação prática. A fim de obter maior parcimônia e baseados em critérios psicométricos, cinco itens foram eliminados, resultando em melhores índices de ajuste. Uma análise de múltiplos grupos dessa escala reduzida apontou invariância entre as ocupações acima mencionadas. Este estudo agrega evidências de validade para a EAT no Brasil.
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spelling Learning strategies at work scale : a confirmatory factor analysisEscala de estrategias de aprendizaje en el trabajo : un análisis factorial confirmatorioEscala de estratégias de aprendizagem no trabalho : uma análise fatorial confirmatóriaEstratégias de aprendizagemAprendizagem organizacionalOcupaçõesO objetivo deste estudo foi reunir novas evidências de validade para a Escala de Estratégias de Aprendizagem no Trabalho (EAT). Especificamente, pretendemos verificar a estrutura fatorial inicialmente proposta e reduzir os itens a fim de obter um nível maior de parcimônia. Objetivamos também testar a invariância da EAT entre ocupações com características de desenho do trabalho potencialmente discrepantes (atividades fim vs. atividades meio). 955 profissionais brasileiros que trabalharam em uma variedade de ocupações participaram deste estudo. Os resultados da análise fatorial confirmatória apoiaram a estrutura de cinco fatores, nomeadamente (1) reflexão intrínseca e extrínseca, (2) repetição mental, (3) busca por ajuda interpessoal e (4) busca por ajuda em material escrito e (5) aplicação prática. A fim de obter maior parcimônia e baseados em critérios psicométricos, cinco itens foram eliminados, resultando em melhores índices de ajuste. Uma análise de múltiplos grupos dessa escala reduzida apontou invariância entre as ocupações acima mencionadas. Este estudo agrega evidências de validade para a EAT no Brasil.The aim of this study was to gather new evidences of validity for the Learning Strategies at Work Scale (LSW). Especially, we intended to verify the initially proposed factor structure and to reduce items as to obtain a higher level of parsimony. We further addressed testing the LSW’s invariance across occupations, with potentially discrepant work design characteristics (core activities vs. non-core activities). 955 Brazilian professionals that worked in a wide range of occupations participated in this study. Results of a confirmatory factor analysis support the structure of five factors, namely (1) intrinsic and extrinsic reflection, (2) mental repetition, (3) interpersonal help seeking, (4) help seeking in written material and (5) trial and error learning. In order to obtain higher parsimony, based upon psychometric criteria, five items were eliminated, resulting in better fit-indices. A multigroup analysis of this reduced scale showed invariance across the above-mentioned occupations. The study adds validity evidences for the LSW in Brazil.El objetivo de este estudio fue reunir nuevas evidencias de validez de la Escala de Estrategias de Aprendizaje en el Trabajo (EAT). Específicamente, pretendemos verificar la estructura factorial inicialmente propuesta, y reducir los ítems a fin de obtener un nivel mayor de parsimonia. El objetivo también fue analizar la invariancia de la EAT entre ocupaciones con características de diseño de trabajo potencialmente discrepantes (actividades finales vs. actividades medio). Participaron 955 profesionales brasileños que trabajaban en diferentes ocupaciones. Los resultados de análisis factorial confirmatorio apoyaron la estructura de cinco factores, a saber (1) reflexión intrínseca y extrínseca, (2) repetición mental, (3) búsqueda por ayuda interpersonal y (4) búsqueda por ayuda en material escrito y (5) aplicación práctica. A fin de obtener mayor parsimonia y basados en criterios psicométricos, cinco ítems fueron eliminados, teniendo como resultado mejores índices de ajuste. Un análisis de múltiples grupos de esta escala reducida muestra invariancia entre las ocupaciones arriba mencionadas. Este estudio agrega evidencias de validez para la EAT en Brasil.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2019-01-02T13:53:18Z2019-01-02T13:53:18Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHAEMER, Hannah D.; BORGES-ANDRADE, Jairo E. Learning strategies at work scale: a confirmatory factor analysis. Psico-USF, Campinas, v. 23, n. 4, p. 609-620, out./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230402. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 mar. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33530http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230402Psico-USF - (CC BY) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400003&lng=en&nrm=iso#B4. Acesso em: 08 mar. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessHaemer, Hannah DeborahBorges-Andrade, Jairo Eduardoengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/33530Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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