Efetividade de processos de coaching : uma proposta de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Natassia Costa Leite
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38578
Resumo: Dissertação (mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 2020.
id UNB_4e97892ff43e38456c1320b01424055e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/38578
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Efetividade de processos de coaching : uma proposta de avaliaçãoAssessoria pessoalDissertação (mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 2020.Contextos de rápidas e imprevisíveis transformações demandam o desenvolvimento de competências para lidar com diversos desafios. As organizações necessitam de profissionais extremamente competentes. Pessoas buscam processos de coaching visando desenvolver competências e felicidade. Uma revisão rápida de literatura concluiu que poucos estudos com alta qualidade metodológica investigaram a efetividade desses processos. Este estudo objetivou construir uma medida dessa efetividade. Os itens criados para o Instrumento de Efetividade de Processos de Coaching (IEPC) foram semanticamente analisados por juízes leigos e especialistas e aplicados em 263 pessoas. A Análise Fatorial Exploratória revelou uma solução de três fatores de avaliação dessa efetividade (competências do coach, ambiente e efeitos percebidos) com ótimas evidências de validade. Correlações, Testes T e ANOVAS foram calculadas, com escores desses fatores e características individuais. Os efeitos percebidos são significativamente mais elevados entre coachees religiosos, de menor escolaridade e quando a avaliação é realizada em até três meses da intervenção. Servidores públicos coachees fazem avaliações significativamente menos positivas do ambiente. A instituição formadora dos coaches pode influenciar significativamente as avaliações do IEPC. Esses achados ainda são inconclusivos. Para confirmá-los é recomendada a utilização deste Instrumento em outras amostras. Há necessidade de outros estudos, para concluir algo sobre efetividade de coaching.Contexts of rapid and unpredictable chance require the development of competencies to deal with various challenges. Organizations need extremely competent professionals. People seek coaching processes to develop skills and happiness. A rapid literature review concluded that few studies with high methodological quality investigated the effectiveness of these processes. Thisstudy aimed to build a measure of that effectiveness. The items created for the Coaching Process Effectiveness Instrument (CPEI) were semantically analyzed by lay and experts judges and applied to 263 individuals. Exploratory Factor Analysis revealed a three-factor assessment solution (coach skills, environment and perceived effects) with excellent evidence of validity. Correlations, T- tests and ANOVAS were calculated with scores for these factors and individual characteristics. The perceived effects are significantly higher among religious coachees, less educated coachees and when the evaluation is carried out within three months of the intervention. Public servants coachees make significantly fewer positive assessments of their environment. The institution that trains coaches may significantly influence CPEI assessments. These findings are still inconclusive. Their confirmation requires the use of this Instrument in other samples. Further studies are needed to conclude something about coaching effectiveness.Borges-Andrade, Jairo EduardoBueno, Natassia Costa Leite2020-06-30T22:03:05Z2020-06-30T22:03:05Z2020-06-302020-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBUENO, Natassia Costa Leite. Efetividade de processos de coaching: uma proposta de avaliação. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38578A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T19:40:48Zoai:repositorio.unb.br:10482/38578Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T19:40:48Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Efetividade de processos de coaching : uma proposta de avaliação
title Efetividade de processos de coaching : uma proposta de avaliação
spellingShingle Efetividade de processos de coaching : uma proposta de avaliação
Bueno, Natassia Costa Leite
Assessoria pessoal
title_short Efetividade de processos de coaching : uma proposta de avaliação
title_full Efetividade de processos de coaching : uma proposta de avaliação
title_fullStr Efetividade de processos de coaching : uma proposta de avaliação
title_full_unstemmed Efetividade de processos de coaching : uma proposta de avaliação
title_sort Efetividade de processos de coaching : uma proposta de avaliação
author Bueno, Natassia Costa Leite
author_facet Bueno, Natassia Costa Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges-Andrade, Jairo Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Natassia Costa Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Assessoria pessoal
topic Assessoria pessoal
description Dissertação (mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30T22:03:05Z
2020-06-30T22:03:05Z
2020-06-30
2020-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BUENO, Natassia Costa Leite. Efetividade de processos de coaching: uma proposta de avaliação. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/38578
identifier_str_mv BUENO, Natassia Costa Leite. Efetividade de processos de coaching: uma proposta de avaliação. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/38578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1813552811628036096