O cinema e a concepção de ciência por estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Ana Constância Macedo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9833
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2011.
id UNB_4ecfaafd23eef9c49cd6f1d2e9261fd3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9833
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O cinema e a concepção de ciência por estudantes do ensino médioCiências - estudo e ensino - recursos audiovisuaisCinema - educaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2011.No presente trabalho foram investigadas as concepções de alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública de periferia, na cidade de Samambaia/Distrito Federal, a respeito da Ciência e do trabalho do cientista. Propõe-se ainda uma reflexão sobre a utilização de linguagens alternativas nas práticas metodológicas do ensino de ciências em sala de aula. Dentre estas, sugere-se fazer uso de filmes de circuito comercial como recurso didático de interação no processo ensino-aprendizagem de forma significativa para o aluno durante as aulas de Biologia, avivando a discussão sobre a impressão de realidade provocada pelas obras de ficção cinematográfica e seus efeitos sobre a percepção social criada em torno da ciência. Os resultados demonstram o distanciamento dos estudantes em relação à atividade científica e a imagem distorcida que têm dos cientistas, algo previamente constatado na literatura, os quais consideram como principais agentes influenciadores dessa questão a televisão, seguida pela escola e livros didáticos. Acreditam também que produtos apresentados como comprovados cientificamente são extremamente confiáveis, evitando riscos à saúde, o que indica uma correlação entre resultados científicos e verdades absolutas. A maioria dos alunos afirma nunca ter pensado em fazer da ciência a sua profissão. Também possuem um reduzido conhecimento sobre as relações que a ciência possa ter com outras áreas como economia e política, assim como com a sociedade. Como produto educativo temos a produção do filme “A ciência que a gente vê no cinema”, cuja utilização pode permitir discussões e reflexões sobre como se produz o conhecimento científico, quem financia a ciência e o papel da sociedade diante dos avanços científicos, sendo constatado o grande papel influenciador que o documentário exerce na concepção desses estudantes. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present work aims to investigate the conceptions of students from 3rd grade of high school of a suburban public school in the city of Samambaia/Distrito Federal, about what is science and work of scientists. It also proposed a reflection on the use of alternative languages on the methodological practices of science teaching in the classroom, and among them. It proposes to make use of commercial films as a teaching resource for interaction in the teaching-learning process significantly to the student during biology classes, enlivening the discussion about the impression of reality caused by works of fiction film and its effects on social perception created around the Science. The results show the distance from students regarding their scientific activity and the distorted image they have of scientists, something previously reported in the literature, which they consider as key influencers of this issue the television, followed by schools and textbooks. They also believe that scientifically proven products are extremely reliable, avoiding health risks, what indicates a correlation between scientific results and absolute truths. The majority students say never have thought to make science their profession. They also have a limited knowledge about the relationships that science may have with other areas such as economics, politics and society. As educational product we produced the film "The science that we see in movies”, whose use may enable discussions and reflections on how to produce scientific knowledge, who is funding the science and the role of society in face of scientific advances, and revealed the influential big role that the documentary has the conception of these students.Bizerril, Marcelo Ximenes AguiarGastal, Maria Luiza de AraújoFaria, Ana Constância Macedo2012-01-05T16:00:36Z2012-01-05T16:00:36Z2012-01-052011-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIA, Ana Constância Macedo. O cinema e a concepção de ciência por estudantes do ensino médio. 2011. 114 f., il. Dissertação(Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9833info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:22Zoai:repositorio.unb.br:10482/9833Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O cinema e a concepção de ciência por estudantes do ensino médio
title O cinema e a concepção de ciência por estudantes do ensino médio
spellingShingle O cinema e a concepção de ciência por estudantes do ensino médio
Faria, Ana Constância Macedo
Ciências - estudo e ensino - recursos audiovisuais
Cinema - educação
title_short O cinema e a concepção de ciência por estudantes do ensino médio
title_full O cinema e a concepção de ciência por estudantes do ensino médio
title_fullStr O cinema e a concepção de ciência por estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed O cinema e a concepção de ciência por estudantes do ensino médio
title_sort O cinema e a concepção de ciência por estudantes do ensino médio
author Faria, Ana Constância Macedo
author_facet Faria, Ana Constância Macedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
Gastal, Maria Luiza de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Ana Constância Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências - estudo e ensino - recursos audiovisuais
Cinema - educação
topic Ciências - estudo e ensino - recursos audiovisuais
Cinema - educação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-07
2012-01-05T16:00:36Z
2012-01-05T16:00:36Z
2012-01-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIA, Ana Constância Macedo. O cinema e a concepção de ciência por estudantes do ensino médio. 2011. 114 f., il. Dissertação(Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9833
identifier_str_mv FARIA, Ana Constância Macedo. O cinema e a concepção de ciência por estudantes do ensino médio. 2011. 114 f., il. Dissertação(Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508213348859904