A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo : uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio, Matheus, Thiago Alexandre Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12276
Resumo: Neste estudo analisamos o desempenho de alunos universitários em uma disciplina de Física Experimental que aborda o conteúdo de Eletromagnetismo, em nível de Física Geral. Tal análise procedeu-se à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Para isso, delineamos situações e materiais instrucionais, implementados ao longo do estudo, que foram construídos visando promover a aprendizagem significativa de conceitos físicos e a resolução de situações-problema experimentais, no contexto do laboratório didático onde ocorrem as aulas da disciplina em questão.Esse trabalho nos forneceu evidências de que, de fato, o estudo do domínio dos campos conceituais, pelos alunos, é um trabalho de longo prazo, que deve ser feito em vários ciclos ou etapas, com o aperfeiçoamento da metodologia e dos materiais utilizados, na medida em que se percebe o progressivo domínio, por parte dos alunos, dos campos conceituais em questão. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_4f0d282d91ac163632e986c83bda5178
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12276
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo : uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-açãoSolving experimental problem situations in the conceptual field of electromagnetism : an attempt to identify knowledge-in-actionFísica - estudo e ensinoAprendizagem - avaliaçãoProblemas, questões, exercíciosEletromagnetismoNeste estudo analisamos o desempenho de alunos universitários em uma disciplina de Física Experimental que aborda o conteúdo de Eletromagnetismo, em nível de Física Geral. Tal análise procedeu-se à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Para isso, delineamos situações e materiais instrucionais, implementados ao longo do estudo, que foram construídos visando promover a aprendizagem significativa de conceitos físicos e a resolução de situações-problema experimentais, no contexto do laboratório didático onde ocorrem as aulas da disciplina em questão.Esse trabalho nos forneceu evidências de que, de fato, o estudo do domínio dos campos conceituais, pelos alunos, é um trabalho de longo prazo, que deve ser feito em vários ciclos ou etapas, com o aperfeiçoamento da metodologia e dos materiais utilizados, na medida em que se percebe o progressivo domínio, por parte dos alunos, dos campos conceituais em questão. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn this paper we analyse the achievement of college students in an introductory experimental physics course in electromagnetism. Such analysis was carried out in the light of Vergnaud’s conceptual fields theory. In order to do this, we prepared problematic situations and instructional materials designed to promote meaningful learning of physics concepts and problem solving in the context of the didactical laboratory in which classes of such a course took place. The evidence gathered in the study suggested that, in fact, the mastering of a conceptual field is a long run activity that must be carried out in cycles or stages, improving the methodology and instructional materials according to students’ progress in such a field of knowledge.2013-02-28T20:15:45Z2013-02-28T20:15:45Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; MOREIRA, Marco Antonio; MATHEUS, Thiago Alexandre Melo A resolução de situações problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimento em ação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 5, n. 3, p. 61-72, 2005. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/90/82>. Acesso em: 28 fev. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12276O periódico Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências está está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 By. Fonte: http://revistas.if.usp.br/rbpec. Acesso em: 28 fev. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Célia Maria Soares Gomes deMoreira, Marco AntonioMatheus, Thiago Alexandre Meloporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:19:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/12276Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:19:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo : uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação
Solving experimental problem situations in the conceptual field of electromagnetism : an attempt to identify knowledge-in-action
title A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo : uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação
spellingShingle A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo : uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação
Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Física - estudo e ensino
Aprendizagem - avaliação
Problemas, questões, exercícios
Eletromagnetismo
title_short A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo : uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação
title_full A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo : uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação
title_fullStr A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo : uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação
title_full_unstemmed A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo : uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação
title_sort A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo : uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação
author Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
author_facet Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Moreira, Marco Antonio
Matheus, Thiago Alexandre Melo
author_role author
author2 Moreira, Marco Antonio
Matheus, Thiago Alexandre Melo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Moreira, Marco Antonio
Matheus, Thiago Alexandre Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Física - estudo e ensino
Aprendizagem - avaliação
Problemas, questões, exercícios
Eletromagnetismo
topic Física - estudo e ensino
Aprendizagem - avaliação
Problemas, questões, exercícios
Eletromagnetismo
description Neste estudo analisamos o desempenho de alunos universitários em uma disciplina de Física Experimental que aborda o conteúdo de Eletromagnetismo, em nível de Física Geral. Tal análise procedeu-se à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Para isso, delineamos situações e materiais instrucionais, implementados ao longo do estudo, que foram construídos visando promover a aprendizagem significativa de conceitos físicos e a resolução de situações-problema experimentais, no contexto do laboratório didático onde ocorrem as aulas da disciplina em questão.Esse trabalho nos forneceu evidências de que, de fato, o estudo do domínio dos campos conceituais, pelos alunos, é um trabalho de longo prazo, que deve ser feito em vários ciclos ou etapas, com o aperfeiçoamento da metodologia e dos materiais utilizados, na medida em que se percebe o progressivo domínio, por parte dos alunos, dos campos conceituais em questão. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2013-02-28T20:15:45Z
2013-02-28T20:15:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; MOREIRA, Marco Antonio; MATHEUS, Thiago Alexandre Melo A resolução de situações problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimento em ação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 5, n. 3, p. 61-72, 2005. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/90/82>. Acesso em: 28 fev. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12276
identifier_str_mv SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; MOREIRA, Marco Antonio; MATHEUS, Thiago Alexandre Melo A resolução de situações problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimento em ação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 5, n. 3, p. 61-72, 2005. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/90/82>. Acesso em: 28 fev. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580728139743232