A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12281 |
Resumo: | A partir de registros obtidos em entrevistas semi-estruturadas sobre conteúdos de ondas e na resolução de um problema nessa área, tentou-se, dentro do referencial da teoria dos campos conceituais de Vergnaud e da teoria dos modelos mentais de Johnson -Laird, inferir se os alunos construíam modelos mentais para resolver as situações propostas e identificar invariantes operatórios (teoremas e conceitos-em-ação) usados na construção de tais modelos. Contudo, não foram obtidas evidências suficientemente convincentes para atingir esses objetivos e a razão parece ter sido a inadequação dos registros que, por sua vez, resultaram da inadequação das situações propostas aos alunos. Tais resultados são discutidos ao final do trabalho, como contribuição a futuras pesquisas na área. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_6c0310ec0aca86a7a2bc79ce2ee86cd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/12281 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatóriosProblem solving in the waves subject in the perspective of conceptual fields : an attempt of inferring the construction of mental models and the use of operational invariantsProblemas, questões, exercíciosFísica - estudo e ensinoAprendizagem - avaliaçãoA partir de registros obtidos em entrevistas semi-estruturadas sobre conteúdos de ondas e na resolução de um problema nessa área, tentou-se, dentro do referencial da teoria dos campos conceituais de Vergnaud e da teoria dos modelos mentais de Johnson -Laird, inferir se os alunos construíam modelos mentais para resolver as situações propostas e identificar invariantes operatórios (teoremas e conceitos-em-ação) usados na construção de tais modelos. Contudo, não foram obtidas evidências suficientemente convincentes para atingir esses objetivos e a razão parece ter sido a inadequação dos registros que, por sua vez, resultaram da inadequação das situações propostas aos alunos. Tais resultados são discutidos ao final do trabalho, como contribuição a futuras pesquisas na área. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTFrom records made from semi-structured interviews on the waves subject and from problem solving in this area an attempt was made, in the framework of Vergnaud's conceptual fields theory and Johnson-Laird's mental models theory, to infer whether students constructed mental models in order to deal with the proposed situations and, in such a case, to identify operational invariants (concepts and theorems- in-action) used in the construction of such models. However, the evidence gathered was not sufficiently convincing to infer these models and invariants and the main reason seems to be the inadequacy of the records which, in turn, resulted from the inadequacy of the situations proposed to the students. These findings are discussed at the end of this paper as a contribution to other studies in this area.2013-02-28T20:53:58Z2013-02-28T20:53:58Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; LARA, Anna Elisa de; MOREIRA, Marco Antonio. A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais: uma tentativa de Inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 1, p. 101-113. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/146/131>. Acesso em: 28 fev. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12281O periódico Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências está está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 By. Fonte: http://revistas.if.usp.br/rbpec. Acesso em: 28 fev. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Célia Maria Soares Gomes deLara, Anna Elisa deMoreira, Marco Antonioporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:19:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/12281Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:19:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios Problem solving in the waves subject in the perspective of conceptual fields : an attempt of inferring the construction of mental models and the use of operational invariants |
title |
A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios |
spellingShingle |
A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios Sousa, Célia Maria Soares Gomes de Problemas, questões, exercícios Física - estudo e ensino Aprendizagem - avaliação |
title_short |
A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios |
title_full |
A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios |
title_fullStr |
A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios |
title_full_unstemmed |
A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios |
title_sort |
A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios |
author |
Sousa, Célia Maria Soares Gomes de |
author_facet |
Sousa, Célia Maria Soares Gomes de Lara, Anna Elisa de Moreira, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Lara, Anna Elisa de Moreira, Marco Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Célia Maria Soares Gomes de Lara, Anna Elisa de Moreira, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problemas, questões, exercícios Física - estudo e ensino Aprendizagem - avaliação |
topic |
Problemas, questões, exercícios Física - estudo e ensino Aprendizagem - avaliação |
description |
A partir de registros obtidos em entrevistas semi-estruturadas sobre conteúdos de ondas e na resolução de um problema nessa área, tentou-se, dentro do referencial da teoria dos campos conceituais de Vergnaud e da teoria dos modelos mentais de Johnson -Laird, inferir se os alunos construíam modelos mentais para resolver as situações propostas e identificar invariantes operatórios (teoremas e conceitos-em-ação) usados na construção de tais modelos. Contudo, não foram obtidas evidências suficientemente convincentes para atingir esses objetivos e a razão parece ter sido a inadequação dos registros que, por sua vez, resultaram da inadequação das situações propostas aos alunos. Tais resultados são discutidos ao final do trabalho, como contribuição a futuras pesquisas na área. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2013-02-28T20:53:58Z 2013-02-28T20:53:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; LARA, Anna Elisa de; MOREIRA, Marco Antonio. A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais: uma tentativa de Inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 1, p. 101-113. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/146/131>. Acesso em: 28 fev. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/12281 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; LARA, Anna Elisa de; MOREIRA, Marco Antonio. A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais: uma tentativa de Inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 1, p. 101-113. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/146/131>. Acesso em: 28 fev. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508392619704320 |