A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Lara, Anna Elisa de, Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12281
Resumo: A partir de registros obtidos em entrevistas semi-estruturadas sobre conteúdos de ondas e na resolução de um problema nessa área, tentou-se, dentro do referencial da teoria dos campos conceituais de Vergnaud e da teoria dos modelos mentais de Johnson -Laird, inferir se os alunos construíam modelos mentais para resolver as situações propostas e identificar invariantes operatórios (teoremas e conceitos-em-ação) usados na construção de tais modelos. Contudo, não foram obtidas evidências suficientemente convincentes para atingir esses objetivos e a razão parece ter sido a inadequação dos registros que, por sua vez, resultaram da inadequação das situações propostas aos alunos. Tais resultados são discutidos ao final do trabalho, como contribuição a futuras pesquisas na área. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_6c0310ec0aca86a7a2bc79ce2ee86cd3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12281
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatóriosProblem solving in the waves subject in the perspective of conceptual fields : an attempt of inferring the construction of mental models and the use of operational invariantsProblemas, questões, exercíciosFísica - estudo e ensinoAprendizagem - avaliaçãoA partir de registros obtidos em entrevistas semi-estruturadas sobre conteúdos de ondas e na resolução de um problema nessa área, tentou-se, dentro do referencial da teoria dos campos conceituais de Vergnaud e da teoria dos modelos mentais de Johnson -Laird, inferir se os alunos construíam modelos mentais para resolver as situações propostas e identificar invariantes operatórios (teoremas e conceitos-em-ação) usados na construção de tais modelos. Contudo, não foram obtidas evidências suficientemente convincentes para atingir esses objetivos e a razão parece ter sido a inadequação dos registros que, por sua vez, resultaram da inadequação das situações propostas aos alunos. Tais resultados são discutidos ao final do trabalho, como contribuição a futuras pesquisas na área. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTFrom records made from semi-structured interviews on the waves subject and from problem solving in this area an attempt was made, in the framework of Vergnaud's conceptual fields theory and Johnson-Laird's mental models theory, to infer whether students constructed mental models in order to deal with the proposed situations and, in such a case, to identify operational invariants (concepts and theorems- in-action) used in the construction of such models. However, the evidence gathered was not sufficiently convincing to infer these models and invariants and the main reason seems to be the inadequacy of the records which, in turn, resulted from the inadequacy of the situations proposed to the students. These findings are discussed at the end of this paper as a contribution to other studies in this area.2013-02-28T20:53:58Z2013-02-28T20:53:58Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; LARA, Anna Elisa de; MOREIRA, Marco Antonio. A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais: uma tentativa de Inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 1, p. 101-113. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/146/131>. Acesso em: 28 fev. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12281O periódico Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências está está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 By. Fonte: http://revistas.if.usp.br/rbpec. Acesso em: 28 fev. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Célia Maria Soares Gomes deLara, Anna Elisa deMoreira, Marco Antonioporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:19:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/12281Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:19:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios
Problem solving in the waves subject in the perspective of conceptual fields : an attempt of inferring the construction of mental models and the use of operational invariants
title A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios
spellingShingle A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios
Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Problemas, questões, exercícios
Física - estudo e ensino
Aprendizagem - avaliação
title_short A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios
title_full A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios
title_fullStr A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios
title_full_unstemmed A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios
title_sort A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios
author Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
author_facet Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Lara, Anna Elisa de
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Lara, Anna Elisa de
Moreira, Marco Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Lara, Anna Elisa de
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Problemas, questões, exercícios
Física - estudo e ensino
Aprendizagem - avaliação
topic Problemas, questões, exercícios
Física - estudo e ensino
Aprendizagem - avaliação
description A partir de registros obtidos em entrevistas semi-estruturadas sobre conteúdos de ondas e na resolução de um problema nessa área, tentou-se, dentro do referencial da teoria dos campos conceituais de Vergnaud e da teoria dos modelos mentais de Johnson -Laird, inferir se os alunos construíam modelos mentais para resolver as situações propostas e identificar invariantes operatórios (teoremas e conceitos-em-ação) usados na construção de tais modelos. Contudo, não foram obtidas evidências suficientemente convincentes para atingir esses objetivos e a razão parece ter sido a inadequação dos registros que, por sua vez, resultaram da inadequação das situações propostas aos alunos. Tais resultados são discutidos ao final do trabalho, como contribuição a futuras pesquisas na área. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2013-02-28T20:53:58Z
2013-02-28T20:53:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; LARA, Anna Elisa de; MOREIRA, Marco Antonio. A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais: uma tentativa de Inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 1, p. 101-113. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/146/131>. Acesso em: 28 fev. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12281
identifier_str_mv SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; LARA, Anna Elisa de; MOREIRA, Marco Antonio. A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais: uma tentativa de Inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 1, p. 101-113. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/146/131>. Acesso em: 28 fev. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508392619704320