Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Fávero, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12274
Resumo: Neste trabalho tentamos desvendar concepções de professores de Física sobre a relação entre a resolução de problemas (RP) e o ensino da Física. Os professores foram submetidos à uma entrevista semi-estruturada que continha, dentre outros, os seguintes eixos básicos: o papel da resolução de problemas na aprendizagem em Física e a função do professor no desenvolvimento do processo de resolução de problemas em sala de aula. A análise das entrevistas indica que, de maneira geral, apesar de aparentarem ter uma idéia clara do seu papel mediador no processo de RP em sala de aula, os professores parecem não ter uma idéia igualmente clara do papel da RP no ensino da Física. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_b8531d68741d86e53ca3f6a3d3ae2238
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12274
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da físicaPhysics teachers conceptions on problem solving and physics teachingFísica - estudo e ensinoAprendizagem - avaliaçãoProblemas, questões, exercíciosNeste trabalho tentamos desvendar concepções de professores de Física sobre a relação entre a resolução de problemas (RP) e o ensino da Física. Os professores foram submetidos à uma entrevista semi-estruturada que continha, dentre outros, os seguintes eixos básicos: o papel da resolução de problemas na aprendizagem em Física e a função do professor no desenvolvimento do processo de resolução de problemas em sala de aula. A análise das entrevistas indica que, de maneira geral, apesar de aparentarem ter uma idéia clara do seu papel mediador no processo de RP em sala de aula, os professores parecem não ter uma idéia igualmente clara do papel da RP no ensino da Física. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTIn this paper we try to uncover physics conceptions on the relationship between problem solving and physics teaching. Semi-structured interviews were conducted with physics teachers regarding the following main aspects: the role of problem solving in physics learning and the teacher’s role in the development of the problem solving process in the classroom. The analysis of the interviews suggests that althout teachers seem to have a clear idea of their mediating role in classroom problem solving it looks like they not have an equally clear idea on the role of problem solving in the teaching of physics.2013-02-28T19:55:55Z2013-02-28T19:55:55Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; FÁVERO, Maria Helena. Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 58-69, 2003. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/156/141>. Acesso em: 28 fev. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12274O periódico Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências está está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 By. Fonte: http://revistas.if.usp.br/rbpec. Acesso em: 28 fev. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Célia Maria Soares Gomes deFávero, Maria Helenaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:19:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/12274Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:19:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física
Physics teachers conceptions on problem solving and physics teaching
title Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física
spellingShingle Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física
Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Física - estudo e ensino
Aprendizagem - avaliação
Problemas, questões, exercícios
title_short Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física
title_full Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física
title_fullStr Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física
title_full_unstemmed Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física
title_sort Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física
author Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
author_facet Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Fávero, Maria Helena
author_role author
author2 Fávero, Maria Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Fávero, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Física - estudo e ensino
Aprendizagem - avaliação
Problemas, questões, exercícios
topic Física - estudo e ensino
Aprendizagem - avaliação
Problemas, questões, exercícios
description Neste trabalho tentamos desvendar concepções de professores de Física sobre a relação entre a resolução de problemas (RP) e o ensino da Física. Os professores foram submetidos à uma entrevista semi-estruturada que continha, dentre outros, os seguintes eixos básicos: o papel da resolução de problemas na aprendizagem em Física e a função do professor no desenvolvimento do processo de resolução de problemas em sala de aula. A análise das entrevistas indica que, de maneira geral, apesar de aparentarem ter uma idéia clara do seu papel mediador no processo de RP em sala de aula, os professores parecem não ter uma idéia igualmente clara do papel da RP no ensino da Física. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2013-02-28T19:55:55Z
2013-02-28T19:55:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; FÁVERO, Maria Helena. Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 58-69, 2003. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/156/141>. Acesso em: 28 fev. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12274
identifier_str_mv SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; FÁVERO, Maria Helena. Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 58-69, 2003. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/156/141>. Acesso em: 28 fev. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508347908423680