Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12274 |
Resumo: | Neste trabalho tentamos desvendar concepções de professores de Física sobre a relação entre a resolução de problemas (RP) e o ensino da Física. Os professores foram submetidos à uma entrevista semi-estruturada que continha, dentre outros, os seguintes eixos básicos: o papel da resolução de problemas na aprendizagem em Física e a função do professor no desenvolvimento do processo de resolução de problemas em sala de aula. A análise das entrevistas indica que, de maneira geral, apesar de aparentarem ter uma idéia clara do seu papel mediador no processo de RP em sala de aula, os professores parecem não ter uma idéia igualmente clara do papel da RP no ensino da Física. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_b8531d68741d86e53ca3f6a3d3ae2238 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/12274 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da físicaPhysics teachers conceptions on problem solving and physics teachingFísica - estudo e ensinoAprendizagem - avaliaçãoProblemas, questões, exercíciosNeste trabalho tentamos desvendar concepções de professores de Física sobre a relação entre a resolução de problemas (RP) e o ensino da Física. Os professores foram submetidos à uma entrevista semi-estruturada que continha, dentre outros, os seguintes eixos básicos: o papel da resolução de problemas na aprendizagem em Física e a função do professor no desenvolvimento do processo de resolução de problemas em sala de aula. A análise das entrevistas indica que, de maneira geral, apesar de aparentarem ter uma idéia clara do seu papel mediador no processo de RP em sala de aula, os professores parecem não ter uma idéia igualmente clara do papel da RP no ensino da Física. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTIn this paper we try to uncover physics conceptions on the relationship between problem solving and physics teaching. Semi-structured interviews were conducted with physics teachers regarding the following main aspects: the role of problem solving in physics learning and the teacher’s role in the development of the problem solving process in the classroom. The analysis of the interviews suggests that althout teachers seem to have a clear idea of their mediating role in classroom problem solving it looks like they not have an equally clear idea on the role of problem solving in the teaching of physics.2013-02-28T19:55:55Z2013-02-28T19:55:55Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; FÁVERO, Maria Helena. Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 58-69, 2003. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/156/141>. Acesso em: 28 fev. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12274O periódico Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências está está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 By. Fonte: http://revistas.if.usp.br/rbpec. Acesso em: 28 fev. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Célia Maria Soares Gomes deFávero, Maria Helenaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:19:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/12274Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:19:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física Physics teachers conceptions on problem solving and physics teaching |
title |
Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física |
spellingShingle |
Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física Sousa, Célia Maria Soares Gomes de Física - estudo e ensino Aprendizagem - avaliação Problemas, questões, exercícios |
title_short |
Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física |
title_full |
Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física |
title_fullStr |
Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física |
title_full_unstemmed |
Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física |
title_sort |
Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física |
author |
Sousa, Célia Maria Soares Gomes de |
author_facet |
Sousa, Célia Maria Soares Gomes de Fávero, Maria Helena |
author_role |
author |
author2 |
Fávero, Maria Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Célia Maria Soares Gomes de Fávero, Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - estudo e ensino Aprendizagem - avaliação Problemas, questões, exercícios |
topic |
Física - estudo e ensino Aprendizagem - avaliação Problemas, questões, exercícios |
description |
Neste trabalho tentamos desvendar concepções de professores de Física sobre a relação entre a resolução de problemas (RP) e o ensino da Física. Os professores foram submetidos à uma entrevista semi-estruturada que continha, dentre outros, os seguintes eixos básicos: o papel da resolução de problemas na aprendizagem em Física e a função do professor no desenvolvimento do processo de resolução de problemas em sala de aula. A análise das entrevistas indica que, de maneira geral, apesar de aparentarem ter uma idéia clara do seu papel mediador no processo de RP em sala de aula, os professores parecem não ter uma idéia igualmente clara do papel da RP no ensino da Física. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2013-02-28T19:55:55Z 2013-02-28T19:55:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; FÁVERO, Maria Helena. Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 58-69, 2003. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/156/141>. Acesso em: 28 fev. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/12274 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; FÁVERO, Maria Helena. Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 58-69, 2003. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/156/141>. Acesso em: 28 fev. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508347908423680 |