Interação família-criança : possibilidades de negociação na co-construção da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munhoz, Silmara Carina Dornelas
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6060
https://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922008000100024
Resumo: A abordagem sociocultural construtivista destaca a relevância dos processos de negociação presentes nas interações família-criança em contexto de leitura e escrita para a constituição do leitor. Este artigo, parte de um amplo estudo, pretende identificar nas interações família-criança possibilidades de negociação e sua contribuição para a construção do significado do ler e escrever pela criança. O material analisado originou-se de uma situação estruturada realizada com alunos iniciantes do ensino fundamental de uma escola pública do DF e seus familiares. Participaram dos episódios videogravados e selecionados para este trabalho, duas meninas - ambas com sete anos de idade - e suas mães. Uma microanálise dos dados foi realizada, considerando-se os aspectos comunicativos e metacomunicativos das interações entre as díades. Nessas interações observou-se divergências de objetivos que, por sua vez, conduziam a negociações positivas ou a impasses. Este aspecto faz refletir sobre a importância das qualidades das relações humanas para a co-construção da linguagem escrita. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_4f53b5d9f495aad031d6c8a77ab7f278
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6060
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Interação família-criança : possibilidades de negociação na co-construção da escritaInteraction family-children : negotiation possibilities in the co-construction of the writtenConstrução da linguagem escritaProcesso de negociaçãoInterações família-criançaA abordagem sociocultural construtivista destaca a relevância dos processos de negociação presentes nas interações família-criança em contexto de leitura e escrita para a constituição do leitor. Este artigo, parte de um amplo estudo, pretende identificar nas interações família-criança possibilidades de negociação e sua contribuição para a construção do significado do ler e escrever pela criança. O material analisado originou-se de uma situação estruturada realizada com alunos iniciantes do ensino fundamental de uma escola pública do DF e seus familiares. Participaram dos episódios videogravados e selecionados para este trabalho, duas meninas - ambas com sete anos de idade - e suas mães. Uma microanálise dos dados foi realizada, considerando-se os aspectos comunicativos e metacomunicativos das interações entre as díades. Nessas interações observou-se divergências de objetivos que, por sua vez, conduziam a negociações positivas ou a impasses. Este aspecto faz refletir sobre a importância das qualidades das relações humanas para a co-construção da linguagem escrita. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe sociocultural constructivist approach shows the relevance of the negotiation process lived in interactions child-family in context of reading and writing to constitution of the reader. This paper, part of a wider research, tries to identify in the interactions child-family, possibilities of negotiation and its contribution in the construction the meaning of reading and writing by the children. The analyzed subject was extracted of a situation applied to students of the first year of the elementary level of a public school in DF, and with their relatives. Two girls, both with seven years old, and their mothers, were selected and videotaped for this paper. A microanalysis of the data was made, considering the communicative and metacommunicative aspects of the participants interactions. Conflicts on the goal orientation of dyads were observed. These conflicts promoted positive negotiations or real impasses to joint construction of the written language.2010-12-02T13:02:43Z2010-12-02T13:02:43Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMUNHOZ, Silmara Carina Dornelas; MACIEL, Diva Maria Moraes Albuquerque. Interação família-criança: possibilidades de negociação na co-construção da escrita. Fractal, Rev. Psicol. [online], v. 20, n. 1, p. 269-284, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/fractal/v20n1/a24v20n1.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2010. doi: 10.1590/S1984-02922008000100024.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6060https://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922008000100024Munhoz, Silmara Carina DornelasMaciel, Diva Maria Moraes Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:47:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/6060Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação família-criança : possibilidades de negociação na co-construção da escrita
Interaction family-children : negotiation possibilities in the co-construction of the written
title Interação família-criança : possibilidades de negociação na co-construção da escrita
spellingShingle Interação família-criança : possibilidades de negociação na co-construção da escrita
Munhoz, Silmara Carina Dornelas
Construção da linguagem escrita
Processo de negociação
Interações família-criança
title_short Interação família-criança : possibilidades de negociação na co-construção da escrita
title_full Interação família-criança : possibilidades de negociação na co-construção da escrita
title_fullStr Interação família-criança : possibilidades de negociação na co-construção da escrita
title_full_unstemmed Interação família-criança : possibilidades de negociação na co-construção da escrita
title_sort Interação família-criança : possibilidades de negociação na co-construção da escrita
author Munhoz, Silmara Carina Dornelas
author_facet Munhoz, Silmara Carina Dornelas
Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
author_role author
author2 Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Munhoz, Silmara Carina Dornelas
Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Construção da linguagem escrita
Processo de negociação
Interações família-criança
topic Construção da linguagem escrita
Processo de negociação
Interações família-criança
description A abordagem sociocultural construtivista destaca a relevância dos processos de negociação presentes nas interações família-criança em contexto de leitura e escrita para a constituição do leitor. Este artigo, parte de um amplo estudo, pretende identificar nas interações família-criança possibilidades de negociação e sua contribuição para a construção do significado do ler e escrever pela criança. O material analisado originou-se de uma situação estruturada realizada com alunos iniciantes do ensino fundamental de uma escola pública do DF e seus familiares. Participaram dos episódios videogravados e selecionados para este trabalho, duas meninas - ambas com sete anos de idade - e suas mães. Uma microanálise dos dados foi realizada, considerando-se os aspectos comunicativos e metacomunicativos das interações entre as díades. Nessas interações observou-se divergências de objetivos que, por sua vez, conduziam a negociações positivas ou a impasses. Este aspecto faz refletir sobre a importância das qualidades das relações humanas para a co-construção da linguagem escrita. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2010-12-02T13:02:43Z
2010-12-02T13:02:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MUNHOZ, Silmara Carina Dornelas; MACIEL, Diva Maria Moraes Albuquerque. Interação família-criança: possibilidades de negociação na co-construção da escrita. Fractal, Rev. Psicol. [online], v. 20, n. 1, p. 269-284, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/fractal/v20n1/a24v20n1.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2010. doi: 10.1590/S1984-02922008000100024.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6060
https://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922008000100024
identifier_str_mv MUNHOZ, Silmara Carina Dornelas; MACIEL, Diva Maria Moraes Albuquerque. Interação família-criança: possibilidades de negociação na co-construção da escrita. Fractal, Rev. Psicol. [online], v. 20, n. 1, p. 269-284, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/fractal/v20n1/a24v20n1.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2010. doi: 10.1590/S1984-02922008000100024.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6060
https://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922008000100024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508352819953664