Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Maria Helena da Silva
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Santos, Wildson Luiz Pereira dos, Mól, Gerson de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26561
https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172005070204
Resumo: A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que adotou um livro didático inovador a respeito das características que eles identificam nesse livro. A análise dessas concepções evidencia uma tensão entre o anseio de adotar mudanças de estratégias indicadas pelo livro didático e as dificuldades de desenvolver práticas diferenciadas das convencionais. Essa tensão leva os professores à, contraditoriamente, apontarem aspectos inovadores do livro, tanto de forma positiva como de forma negativa. Reflexões relativas à formação de professores são discutidas ao final do artigo.
id UNB_51de38a3fba10b31e81ecdb3d681b5b5
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/26561
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Carneiro, Maria Helena da SilvaSantos, Wildson Luiz Pereira dosMól, Gerson de SouzaDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)2017-12-07T04:43:46Z2017-12-07T04:43:46Z2005-08CARNEIRO, Maria Helena da Silva; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MÓL, Gerson de Souza. Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 07, n. 02, p. 101-113, maio/ago. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172005070204. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/s8K7cB5J4zqgQh46kjf6NBr/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26561https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172005070204A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que adotou um livro didático inovador a respeito das características que eles identificam nesse livro. A análise dessas concepções evidencia uma tensão entre o anseio de adotar mudanças de estratégias indicadas pelo livro didático e as dificuldades de desenvolver práticas diferenciadas das convencionais. Essa tensão leva os professores à, contraditoriamente, apontarem aspectos inovadores do livro, tanto de forma positiva como de forma negativa. Reflexões relativas à formação de professores são discutidas ao final do artigo.The adoption of innovating science textbooks that incorporated new methodology approaching can contribute for changing in science classrooms. In this paper, we discuss the pedagogic role of these textbooks and their relation with teachers; and we present the analysis of the conceptions of teachers on an innovation textbook for showing how they identify the innovation textbook features. For this, the conceptions of chemistry teachers who have adopted an innovation textbook since the beginning of the year are discussed. The analysis of the teachers' views shows a tension between the teachers' intentions to adopt the new strategies indicated by textbook and some difficulties to develop the new practices. Reflections on the training teachers are discussed in the end of the paper.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Instituto de Química (IQ)Faculdade de Educação (FE)Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/epec/a/s8K7cB5J4zqgQh46kjf6NBr/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessLivro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencidaInnovating textbook and teachers : a challenge tensioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleLivros didáticosQuímica - estudo e ensinoProfessores - formaçãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_LivroDidaticoInovador.pdfARTIGO_LivroDidaticoInovador.pdfapplication/pdf626396http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/26561/1/ARTIGO_LivroDidaticoInovador.pdf1de35eb74837ac4db24d63f627e5533cMD51open access10482/265612023-10-20 08:38:22.915open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/26561Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-20T11:38:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Innovating textbook and teachers : a challenge tension
title Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida
spellingShingle Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida
Carneiro, Maria Helena da Silva
Livros didáticos
Química - estudo e ensino
Professores - formação
title_short Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida
title_full Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida
title_fullStr Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida
title_full_unstemmed Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida
title_sort Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida
author Carneiro, Maria Helena da Silva
author_facet Carneiro, Maria Helena da Silva
Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Mól, Gerson de Souza
author_role author
author2 Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Mól, Gerson de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Maria Helena da Silva
Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Mól, Gerson de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
contributor_str_mv Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Livros didáticos
Química - estudo e ensino
Professores - formação
topic Livros didáticos
Química - estudo e ensino
Professores - formação
description A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que adotou um livro didático inovador a respeito das características que eles identificam nesse livro. A análise dessas concepções evidencia uma tensão entre o anseio de adotar mudanças de estratégias indicadas pelo livro didático e as dificuldades de desenvolver práticas diferenciadas das convencionais. Essa tensão leva os professores à, contraditoriamente, apontarem aspectos inovadores do livro, tanto de forma positiva como de forma negativa. Reflexões relativas à formação de professores são discutidas ao final do artigo.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T04:43:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T04:43:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARNEIRO, Maria Helena da Silva; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MÓL, Gerson de Souza. Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 07, n. 02, p. 101-113, maio/ago. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172005070204. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/s8K7cB5J4zqgQh46kjf6NBr/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/26561
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172005070204
identifier_str_mv CARNEIRO, Maria Helena da Silva; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MÓL, Gerson de Souza. Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 07, n. 02, p. 101-113, maio/ago. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172005070204. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/s8K7cB5J4zqgQh46kjf6NBr/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26561
https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172005070204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/26561/1/ARTIGO_LivroDidaticoInovador.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1de35eb74837ac4db24d63f627e5533c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573489985126400