Empreendedorismo e inovação: estratégias de elaboração de um guia de marketing personalizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Nayara Andressa Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49399
Resumo: Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2023.
id UNB_530186abef30e0028fd2e39496a9f456
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/49399
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Empreendedorismo e inovação: estratégias de elaboração de um guia de marketing personalizadoInovaçãoEmpreendedorismoMarketingPlano de negócioDissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2023.O empreendedorismo está diretamente relacionado à inovação. Sem a inovação o empreendedor perde sua essência e habilidade criativa. A capacidade de conceber novas ideias e colocá-las em prática é a mola propulsora do mercado empreendedor. Ao criar uma empresa é necessário o desenvolvimento de um plano visando a organização do tempo, de investimentos e de ideias. O planejamento é a etapa mais importante da criação de uma empresa, pois objetiva evitar ou minimizar as possibilidades de imprevistos e danos financeiros que possam ocorrer. Elaborar um plano de negócio pode não ser uma tarefa fácil para o público geral que não pôde investir anos de estudos na área de administração e marketing. Nesse sentido, a temática do presente trabalho consiste na abordagem de meios para elaboração de um guia destinado ao desenvolvimento de parte do plano de negócios com foco no marketing tanto para NITs, quanto para empresas públicas e privadas, de modo que seja direcionado a ações voltadas para a inovação. A metodologia consiste na revisão de literatura com abordagem qualitativa de caráter exploratório. Nos resultados e discussões do presente estudo verificou-se que a elaboração e a publicação do guia, significa o desenvolvimento de alternativas para que empreendedores, públicos ou privados, sejam capazes de desenvolver habilidades de planejamento e efetivação do plano de marketing de modo a agregar novas funcionalidades de captação de clientes ou usuários para aperfeiçoar o desenvolvimento da cadeia de mercado ou da política de inovação das ICTs. Ademais, o grande diferencial desta pesquisa ficou a cargo do uso da inteligência artificial como ferramenta de otimização do plano de marketing elaborado especificamente para a instituição que buscou o uso do guia.Entrepreneurship is directly related to innovation. Without innovation, the entrepreneur loses their essence and creative ability. The capability to conceive new ideas and put them into practice is the driving force of the entrepreneurial market. When creating a company, it is necessary to develop a plan that involves organizing time, investments and ideas. Planning is the most important stage in creating a company, as it aims to avoid or minimize the possibilities of unforeseen events and financial damages that may occur. Preparing a business plan may not be an easy task for the general public who have not been able to invest years of studies in the area of administration and marketing. In this sense, the theme of this work consists of approaching means for preparing a guide for the development of part of the business plan that is intended for marketing both for NITs and for public and private companies, so that it is directed to actions focused on innovation. The methodology consists of a literature review with a qualitative approach of an exploratory nature. In the results and discussions of the present study, it was found that the preparation and the publication of the guide means the development of alternatives so that entrepreneurs, public or private, are able to develop planning skills and implement the marketing plan in order to add new functionalities attracting customers or users to improve the development of the market chain or ICT innovation policy. Furthermore, the great difference of this research was the use of artificial intelligence as a tool for optimizing the marketing plan created specifically for the institution that sought to use the guide.Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT)Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a InovaçãoSilva, Mônica Valero daCarvalho, Sônia Marise SallesBorges, Nayara Andressa Alves2024-07-31T20:05:13Z2024-07-31T20:05:13Z2024-07-312023-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORGES, Nayara Andressa Alves. Empreendedorismo e inovação: estratégias de elaboração de um guia de marketing personalizado. 2023. 58 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49399porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-31T20:05:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/49399Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-31T20:05:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Empreendedorismo e inovação: estratégias de elaboração de um guia de marketing personalizado
title Empreendedorismo e inovação: estratégias de elaboração de um guia de marketing personalizado
spellingShingle Empreendedorismo e inovação: estratégias de elaboração de um guia de marketing personalizado
Borges, Nayara Andressa Alves
Inovação
Empreendedorismo
Marketing
Plano de negócio
title_short Empreendedorismo e inovação: estratégias de elaboração de um guia de marketing personalizado
title_full Empreendedorismo e inovação: estratégias de elaboração de um guia de marketing personalizado
title_fullStr Empreendedorismo e inovação: estratégias de elaboração de um guia de marketing personalizado
title_full_unstemmed Empreendedorismo e inovação: estratégias de elaboração de um guia de marketing personalizado
title_sort Empreendedorismo e inovação: estratégias de elaboração de um guia de marketing personalizado
author Borges, Nayara Andressa Alves
author_facet Borges, Nayara Andressa Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mônica Valero da
Carvalho, Sônia Marise Salles
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Nayara Andressa Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Empreendedorismo
Marketing
Plano de negócio
topic Inovação
Empreendedorismo
Marketing
Plano de negócio
description Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20
2024-07-31T20:05:13Z
2024-07-31T20:05:13Z
2024-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Nayara Andressa Alves. Empreendedorismo e inovação: estratégias de elaboração de um guia de marketing personalizado. 2023. 58 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49399
identifier_str_mv BORGES, Nayara Andressa Alves. Empreendedorismo e inovação: estratégias de elaboração de um guia de marketing personalizado. 2023. 58 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580878643953664