Construção de significados sobre formação continuada na organização na perspectiva dos colaboradores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/15272 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. |
id |
UNB_531f05b479b4876880298d705beecb2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/15272 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção de significados sobre formação continuada na organização na perspectiva dos colaboradoresThe employees´ meaning construction about in-service training in an organizationEducação permanenteEnsino a distânciaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde.Este estudo teve por objetivo analisar os significados construídos pelos colaboradores de uma organização sobre a formação continuada utilizando processos mediados por tecnologias da EaD. Primeiramente nós identificados documentos institucionais com suas políticas educacionais da organização. Três colaboradores participaram de 2 sessões de entrevista, uma aberta e uma episódica, seguida por narrativa mediada por um objeto. Após participação das entrevistas, foi solicitado por email aos participantes que escrevessem 2 cartas, uma sobre sua opinião a respeito das políticas educacionais da organização e outra se posicionando como gestor que acompanha a participação dos colaboradores na formação continuada. Os dados foram transcritos e a produção completa foi considerada como um único texto. Os documentos foram submetidos à análise temática e as entrevistas e cartas à análise dialógica temática e análise pragmática do discurso. Os resultados indicaram que as narrativas dos participantes da pesquisa foram construídas em 3 temas centrais: Organização, Universidade Corporativa e Colaboradores. Em seus discursos, se posicionaram como participante ativo, necessitando de incentivo para sua participação nos cursos e estudante responsável. Os resultados também indicaram ambivalências nos significados, como a tentativa de interpretação de relações com as políticas educacionais da organização como sendo bem sucedido, pois se participam dos cursos são considerados habilitados para promoção. Para eles, entretanto, a formação continuada é importante para ações diárias na instituição, mas a organização não considera os objetivos pessoais e profissionais dos colaboradores, tanto que os cursos são considerados na maioria das vezes como abstratos sem promover discussões a fim de promover aplicabilidade e novas soluções para lidar com problemas cotidianos no ambiente de trabalho. Concluímos que a ambivalência é dinamogênica, pois na tentativa de interpretar formação continuada na organização, novas posições e significados são construídos, transformando os objetivos pessoais e profissionais dos colaboradores. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aimed at analyzing meaning built by employees of an organization about in-service training mediated by new technologies. Firstly we identified institutional documents which on their educational policies. Three participants took part in two interview sessions, an opened and an episodic followed by an talk mediated by an object. In addition, participants were asked by email to write two letters one in which they gave their opinions about the institution´s educational policies and in the second they were asked to position themselves as their manager, who chose the courses they should do. Data were transcribed and the whole production of each participant was treated as one text. Documents were submitted to a thematic analysis and interviews and letter were submitted to a dialogic thematic analysis and a pragmatics discourse analysis. Results indicated that participants´ information was organized in three main themes – Organization, The Corporation University and Employees. They positioned themselves as an active participant; as needing incentive in order to accomplish the courses and as responsible for studying. Results also indicated a series of ambivalences in meanings as participants tried to interpret their relations with the institutional education policies as being successful in accomplishing the courses was considered for eligibility for promotion. For them, although education is important for daily action in the institution, it does not take into consideration their personal and professional aims, so that the courses are mostly assessed as abstract and not promoting discussion in order to foster applicability and new solutions to them to cope with daily problems at work. We conclude that ambivalence is dynamogenic as participants tried to interpret in-service training conditions, new positions and meanings were built marking transformation of their personal and professional aims.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e SaúdeBarbato, Silviane BonaccorsiForcione, Thais Lanutti2014-03-06T13:55:12Z2014-03-06T13:55:12Z2014-03-062013-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFORCIONE, Thais Lanutti. Construção de significados sobre formação continuada na organização na perspectiva dos colaboradores. 2013. ix, 108 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15272A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-14T14:04:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/15272Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-14T14:04:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de significados sobre formação continuada na organização na perspectiva dos colaboradores The employees´ meaning construction about in-service training in an organization |
title |
Construção de significados sobre formação continuada na organização na perspectiva dos colaboradores |
spellingShingle |
Construção de significados sobre formação continuada na organização na perspectiva dos colaboradores Forcione, Thais Lanutti Educação permanente Ensino a distância |
title_short |
Construção de significados sobre formação continuada na organização na perspectiva dos colaboradores |
title_full |
Construção de significados sobre formação continuada na organização na perspectiva dos colaboradores |
title_fullStr |
Construção de significados sobre formação continuada na organização na perspectiva dos colaboradores |
title_full_unstemmed |
Construção de significados sobre formação continuada na organização na perspectiva dos colaboradores |
title_sort |
Construção de significados sobre formação continuada na organização na perspectiva dos colaboradores |
author |
Forcione, Thais Lanutti |
author_facet |
Forcione, Thais Lanutti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbato, Silviane Bonaccorsi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Forcione, Thais Lanutti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação permanente Ensino a distância |
topic |
Educação permanente Ensino a distância |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11 2014-03-06T13:55:12Z 2014-03-06T13:55:12Z 2014-03-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FORCIONE, Thais Lanutti. Construção de significados sobre formação continuada na organização na perspectiva dos colaboradores. 2013. ix, 108 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/15272 |
identifier_str_mv |
FORCIONE, Thais Lanutti. Construção de significados sobre formação continuada na organização na perspectiva dos colaboradores. 2013. ix, 108 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508173511360512 |