Information literacy for inquiry-based learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30216
http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300001
Resumo: Ao considerar a importância dos enfoques globalizadores curriculares o presente artigo apresenta revisão de literatura sobre questões relacionadas à natureza dos conteúdos de aprendizagem e ao currículo, em especial, à elaboração curricular por meio do processo de pesquisa - método de projetos no contexto do letramento informacional. Levanta hipóteses para explicar a escassez de artigos sobre o assunto, quais sejam, grau de maturidade dos programas de letramento informacional, formação pedagógica dos bibliotecários e a percepção das instituições educacionais sobre a importância do letramento informacional. Recomenda investir em mais pesquisas sobre o assunto. Conclui que o método de projetos permite melhor inserção dos conteúdos de letramento informacional, propiciando aprendizagem mais significativa por favorecer a reflexão, o protagonismo do estudante e o aprender a aprender.
id UNB_54f7cf167637680b62d44daa2bba3bf2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30216
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Information literacy for inquiry-based learningLetramento informacional : em direção ao método de projetosCurrículosLetramento informacionalConteúdos de aprendizagemMétodo de projeto no ensinoAo considerar a importância dos enfoques globalizadores curriculares o presente artigo apresenta revisão de literatura sobre questões relacionadas à natureza dos conteúdos de aprendizagem e ao currículo, em especial, à elaboração curricular por meio do processo de pesquisa - método de projetos no contexto do letramento informacional. Levanta hipóteses para explicar a escassez de artigos sobre o assunto, quais sejam, grau de maturidade dos programas de letramento informacional, formação pedagógica dos bibliotecários e a percepção das instituições educacionais sobre a importância do letramento informacional. Recomenda investir em mais pesquisas sobre o assunto. Conclui que o método de projetos permite melhor inserção dos conteúdos de letramento informacional, propiciando aprendizagem mais significativa por favorecer a reflexão, o protagonismo do estudante e o aprender a aprender.Given the importance of focus on globalized curriculum, this study presents a review of the literature on issues related to the nature of learning contents and curriculum, especially the development of curriculum based on the research process - inquiry-based learning - in terms of information literacy. Some hypotheses were formulated to explain the lack of studies on this topic, such as the level of development of information literacy programs, pedagogical training of librarians, and educational institutions' perceptions of the importance of information literacy. Recommendations for further research on the topic were made. It was concluded that inquiry-based learning allow better integration of information literacy content providing more meaningful learning by encouraging reflection, student protagonism, and learning how to learn among others.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Pontifícia Universidade Católica de Campinas2017-12-07T05:18:24Z2017-12-07T05:18:24Z2016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Information literacy for inquiry-based learning. Transinformação, Campinas, v. 28, n. 3, p. 253-262, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862016000300253&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 6 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300001.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30216http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300001Transinformação - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862016000300253&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessGasque, Kelley Cristine Gonçalves Diasengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-23T19:34:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/30216Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-23T19:34:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Information literacy for inquiry-based learning
Letramento informacional : em direção ao método de projetos
title Information literacy for inquiry-based learning
spellingShingle Information literacy for inquiry-based learning
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Currículos
Letramento informacional
Conteúdos de aprendizagem
Método de projeto no ensino
title_short Information literacy for inquiry-based learning
title_full Information literacy for inquiry-based learning
title_fullStr Information literacy for inquiry-based learning
title_full_unstemmed Information literacy for inquiry-based learning
title_sort Information literacy for inquiry-based learning
author Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_facet Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Letramento informacional
Conteúdos de aprendizagem
Método de projeto no ensino
topic Currículos
Letramento informacional
Conteúdos de aprendizagem
Método de projeto no ensino
description Ao considerar a importância dos enfoques globalizadores curriculares o presente artigo apresenta revisão de literatura sobre questões relacionadas à natureza dos conteúdos de aprendizagem e ao currículo, em especial, à elaboração curricular por meio do processo de pesquisa - método de projetos no contexto do letramento informacional. Levanta hipóteses para explicar a escassez de artigos sobre o assunto, quais sejam, grau de maturidade dos programas de letramento informacional, formação pedagógica dos bibliotecários e a percepção das instituições educacionais sobre a importância do letramento informacional. Recomenda investir em mais pesquisas sobre o assunto. Conclui que o método de projetos permite melhor inserção dos conteúdos de letramento informacional, propiciando aprendizagem mais significativa por favorecer a reflexão, o protagonismo do estudante e o aprender a aprender.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09
2017-12-07T05:18:24Z
2017-12-07T05:18:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Information literacy for inquiry-based learning. Transinformação, Campinas, v. 28, n. 3, p. 253-262, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862016000300253&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 6 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300001.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30216
http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300001
identifier_str_mv GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Information literacy for inquiry-based learning. Transinformação, Campinas, v. 28, n. 3, p. 253-262, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862016000300253&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 6 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300001.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30216
http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300001
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508341184954368