Information literacy for inquiry-based learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30216 http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300001 |
Resumo: | Ao considerar a importância dos enfoques globalizadores curriculares o presente artigo apresenta revisão de literatura sobre questões relacionadas à natureza dos conteúdos de aprendizagem e ao currículo, em especial, à elaboração curricular por meio do processo de pesquisa - método de projetos no contexto do letramento informacional. Levanta hipóteses para explicar a escassez de artigos sobre o assunto, quais sejam, grau de maturidade dos programas de letramento informacional, formação pedagógica dos bibliotecários e a percepção das instituições educacionais sobre a importância do letramento informacional. Recomenda investir em mais pesquisas sobre o assunto. Conclui que o método de projetos permite melhor inserção dos conteúdos de letramento informacional, propiciando aprendizagem mais significativa por favorecer a reflexão, o protagonismo do estudante e o aprender a aprender. |
id |
UNB_54f7cf167637680b62d44daa2bba3bf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/30216 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Information literacy for inquiry-based learningLetramento informacional : em direção ao método de projetosCurrículosLetramento informacionalConteúdos de aprendizagemMétodo de projeto no ensinoAo considerar a importância dos enfoques globalizadores curriculares o presente artigo apresenta revisão de literatura sobre questões relacionadas à natureza dos conteúdos de aprendizagem e ao currículo, em especial, à elaboração curricular por meio do processo de pesquisa - método de projetos no contexto do letramento informacional. Levanta hipóteses para explicar a escassez de artigos sobre o assunto, quais sejam, grau de maturidade dos programas de letramento informacional, formação pedagógica dos bibliotecários e a percepção das instituições educacionais sobre a importância do letramento informacional. Recomenda investir em mais pesquisas sobre o assunto. Conclui que o método de projetos permite melhor inserção dos conteúdos de letramento informacional, propiciando aprendizagem mais significativa por favorecer a reflexão, o protagonismo do estudante e o aprender a aprender.Given the importance of focus on globalized curriculum, this study presents a review of the literature on issues related to the nature of learning contents and curriculum, especially the development of curriculum based on the research process - inquiry-based learning - in terms of information literacy. Some hypotheses were formulated to explain the lack of studies on this topic, such as the level of development of information literacy programs, pedagogical training of librarians, and educational institutions' perceptions of the importance of information literacy. Recommendations for further research on the topic were made. It was concluded that inquiry-based learning allow better integration of information literacy content providing more meaningful learning by encouraging reflection, student protagonism, and learning how to learn among others.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Pontifícia Universidade Católica de Campinas2017-12-07T05:18:24Z2017-12-07T05:18:24Z2016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Information literacy for inquiry-based learning. Transinformação, Campinas, v. 28, n. 3, p. 253-262, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862016000300253&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 6 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300001.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30216http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300001Transinformação - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862016000300253&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessGasque, Kelley Cristine Gonçalves Diasengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-23T19:34:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/30216Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-23T19:34:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Information literacy for inquiry-based learning Letramento informacional : em direção ao método de projetos |
title |
Information literacy for inquiry-based learning |
spellingShingle |
Information literacy for inquiry-based learning Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias Currículos Letramento informacional Conteúdos de aprendizagem Método de projeto no ensino |
title_short |
Information literacy for inquiry-based learning |
title_full |
Information literacy for inquiry-based learning |
title_fullStr |
Information literacy for inquiry-based learning |
title_full_unstemmed |
Information literacy for inquiry-based learning |
title_sort |
Information literacy for inquiry-based learning |
author |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
author_facet |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículos Letramento informacional Conteúdos de aprendizagem Método de projeto no ensino |
topic |
Currículos Letramento informacional Conteúdos de aprendizagem Método de projeto no ensino |
description |
Ao considerar a importância dos enfoques globalizadores curriculares o presente artigo apresenta revisão de literatura sobre questões relacionadas à natureza dos conteúdos de aprendizagem e ao currículo, em especial, à elaboração curricular por meio do processo de pesquisa - método de projetos no contexto do letramento informacional. Levanta hipóteses para explicar a escassez de artigos sobre o assunto, quais sejam, grau de maturidade dos programas de letramento informacional, formação pedagógica dos bibliotecários e a percepção das instituições educacionais sobre a importância do letramento informacional. Recomenda investir em mais pesquisas sobre o assunto. Conclui que o método de projetos permite melhor inserção dos conteúdos de letramento informacional, propiciando aprendizagem mais significativa por favorecer a reflexão, o protagonismo do estudante e o aprender a aprender. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09 2017-12-07T05:18:24Z 2017-12-07T05:18:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Information literacy for inquiry-based learning. Transinformação, Campinas, v. 28, n. 3, p. 253-262, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862016000300253&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 6 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300001. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30216 http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300001 |
identifier_str_mv |
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Information literacy for inquiry-based learning. Transinformação, Campinas, v. 28, n. 3, p. 253-262, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862016000300253&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 6 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300001. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30216 http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508341184954368 |