Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Tescarolo, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7992
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000100003
Resumo: O letramento informacional apresenta-se como a estruturação sistêmica de um conjunto de competências que permite integrar as ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento, objeto da aprendizagem, visando à tomada de decisão e resolução de problemas. A implementação desse processo ao longo da vida acadêmica representa importante aspecto na sociedade contemporânea por favorecer o progresso pedagógico e o processo de "aprender a aprender". Assim, constitui decisiva contribuição para a formação de cidadãos competentes e autônomos na busca e no uso da informação. Entretanto, para se colocar plenamente em prática o letramento informacional na educação básica, é necessário superar alguns desafios, quais sejam: a dificuldade em mudar a cultura pedagógica, a formação inadequada dos professores, as concepções de ensino-aprendizagem, a organização do currículo e a ausência de infraestrutura adequada de informação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_ce0a70caa2a2048e9c32426ad5441b5d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7992
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Desafios para implementar o letramento informacional na educação básicaChallenges to carry out information literacy in basic educationLetramento informacionalAprendizagemEducação básicaO letramento informacional apresenta-se como a estruturação sistêmica de um conjunto de competências que permite integrar as ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento, objeto da aprendizagem, visando à tomada de decisão e resolução de problemas. A implementação desse processo ao longo da vida acadêmica representa importante aspecto na sociedade contemporânea por favorecer o progresso pedagógico e o processo de "aprender a aprender". Assim, constitui decisiva contribuição para a formação de cidadãos competentes e autônomos na busca e no uso da informação. Entretanto, para se colocar plenamente em prática o letramento informacional na educação básica, é necessário superar alguns desafios, quais sejam: a dificuldade em mudar a cultura pedagógica, a formação inadequada dos professores, as concepções de ensino-aprendizagem, a organização do currículo e a ausência de infraestrutura adequada de informação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTInformation literacy is presented here as a systemic structure with a set of capacities, which assists to integrate actions of locating, selecting, accessing, organizing and using information and generating knowledge, object of learning, in order to help in decision making and problem solution. The implementation of this process throughout the academic life represents an extremely necessary aspect in contemporary society, concerning the pedagogical and 'learning to learn' processes, contributing to educate critic, active, responsible, and self-dependent citizens in the seek and use of information. Notwithstanding, in order to carry out information literacy in basic education, it is necessary to surpass a few challenges, such as: the difficulty to change pedagogical culture, inappropriate teacher's development, teaching and learning concepts, curriculum organization, and the absence of adequate information groundwork.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)2011-05-24T13:58:26Z2011-05-24T13:58:26Z2010-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; TESCAROLO, Ricardo. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 41-56, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/03.pdf>. Acesso em: 22 maio 2011. doi: 10.1590/S0102-46982010000100003.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7992https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000100003Gasque, Kelley Cristine Gonçalves DiasTescarolo, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T23:13:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/7992Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T23:13:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica
Challenges to carry out information literacy in basic education
title Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica
spellingShingle Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Letramento informacional
Aprendizagem
Educação básica
title_short Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica
title_full Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica
title_fullStr Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica
title_full_unstemmed Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica
title_sort Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica
author Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_facet Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Tescarolo, Ricardo
author_role author
author2 Tescarolo, Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Tescarolo, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento informacional
Aprendizagem
Educação básica
topic Letramento informacional
Aprendizagem
Educação básica
description O letramento informacional apresenta-se como a estruturação sistêmica de um conjunto de competências que permite integrar as ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento, objeto da aprendizagem, visando à tomada de decisão e resolução de problemas. A implementação desse processo ao longo da vida acadêmica representa importante aspecto na sociedade contemporânea por favorecer o progresso pedagógico e o processo de "aprender a aprender". Assim, constitui decisiva contribuição para a formação de cidadãos competentes e autônomos na busca e no uso da informação. Entretanto, para se colocar plenamente em prática o letramento informacional na educação básica, é necessário superar alguns desafios, quais sejam: a dificuldade em mudar a cultura pedagógica, a formação inadequada dos professores, as concepções de ensino-aprendizagem, a organização do currículo e a ausência de infraestrutura adequada de informação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04
2011-05-24T13:58:26Z
2011-05-24T13:58:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; TESCAROLO, Ricardo. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 41-56, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/03.pdf>. Acesso em: 22 maio 2011. doi: 10.1590/S0102-46982010000100003.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7992
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000100003
identifier_str_mv GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; TESCAROLO, Ricardo. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 41-56, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/03.pdf>. Acesso em: 22 maio 2011. doi: 10.1590/S0102-46982010000100003.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7992
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580857503612928