Interações professora - criança em uma sala de recursos : caminhos para a co-construção da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Viviane Fernandes Faria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36444
https://doi.org/10.1590/2175-35392019011758
http://orcid.org/0000-0003-0973-7300
http://orcid.org/0000-0001-9150-2265
Resumo: Este artigo identifica e analisa as interações entre uma professora e uma criança, com atrasos no desenvolvimento da linguagem, em uma sala de recursos de Brasília. No estudo, de base qualitativa, foram observadas as estratégias comunicativas e metacomunicativas utilizadas no processo de aprendizagem, com foco na construção da linguagem, a partir da análise microgenética de episódios interativos. Como perspectiva teórica, adotou-se uma compreensão cultural do desenvolvimento que ressalta o caráter bidirecional e interativo da aprendizagem. O estudo sugere a adoção, pela professora, de diferentes estratégias pedagógicas que atuam nas zonas de desenvolvimento e aprendizagem e que resultam na emergência de atitudes colaborativas entre professora e criança, evidenciando uma relação interativa que sinaliza para a co-construção da aprendizagem. A partir das discussões suscitadas pelo estudo, salienta-se a importância dos atendimentos personalizados e co-participativos para crianças que integram sistemas educacionais inclusivos.
id UNB_5568d8f30f1ecab32f0546ce24a57100
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36444
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Interações professora - criança em uma sala de recursos : caminhos para a co-construção da aprendizagemTeacher-Child Interactions in the Resource Room : paths to the co-construction of learningInteracciones profesora - niño en un aula de recursos : caminos a la co-construcción del aprendizajeAprendizagemSala de recursos multifuncionaisProfessores e alunosEste artigo identifica e analisa as interações entre uma professora e uma criança, com atrasos no desenvolvimento da linguagem, em uma sala de recursos de Brasília. No estudo, de base qualitativa, foram observadas as estratégias comunicativas e metacomunicativas utilizadas no processo de aprendizagem, com foco na construção da linguagem, a partir da análise microgenética de episódios interativos. Como perspectiva teórica, adotou-se uma compreensão cultural do desenvolvimento que ressalta o caráter bidirecional e interativo da aprendizagem. O estudo sugere a adoção, pela professora, de diferentes estratégias pedagógicas que atuam nas zonas de desenvolvimento e aprendizagem e que resultam na emergência de atitudes colaborativas entre professora e criança, evidenciando uma relação interativa que sinaliza para a co-construção da aprendizagem. A partir das discussões suscitadas pelo estudo, salienta-se a importância dos atendimentos personalizados e co-participativos para crianças que integram sistemas educacionais inclusivos.This article identifies and analyzes interactions between a teacher and a child, whose language development was slow, in the resource room of a public school in Brasilia. In this qualitative study, with a focus on language construction, we observed communicative and meta-communicative strategies used in the learning process, based on the micro-genetic analysis of interactive episodes. As a theoretical perspective, we have adopted a cultural understanding of development that emphasizes the bidirectional and interactive character of learning. The study suggests that the teacher employ different pedagogical strategies in order to reach development and learning zones, resulting in the emergence of collaborative attitudes between teacher and child, and evidencing an interactive relationship, which is conducive to the co-construction of learning. Considering the discussions raised by the study, it is necessary to highlight the importance of personalized and co-participative care for children in inclusive education systems.En este artículo se identifica y se analiza las interacciones entre una profesora y un niño, con atrasos en el desarrollo del lenguaje, en una sala de clase de recursos de Brasilia. En el estudio, de base cualitativa, se observaron las estrategias comunicativas y meta-comunicativas utilizadas en el proceso de aprendizaje, con enfoque en la construcción del lenguaje, a partir del análisis micro-genética de episodios interactivos. Como perspectiva teórica, se adoptó una comprensión cultural del desarrollo que resalta el carácter bidireccional e interactivo del aprendizaje. El estudio sugiere la adopción, por la profesora, de distintas estrategias pedagógicas que actúan en las zonas de desarrollo y aprendizaje y que resultan en la emergencia de actitudes colaborativas entre profesora y niño, evidenciando una relación interactiva que da señales a la co-construcción del aprendizaje. A partir de las discusiones suscitadas por el estudio, se hace hincapié en la importancia de la atención personalizada y co-participativos para niños que integran sistemas educacionales inclusivos.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2020-01-24T10:30:56Z2020-01-24T10:30:56Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfPINTO, Viviane Fernandes Faria; MACIEL, Diva Maria Moraes Albuquerque. Interações professora - criança em uma sala de recursos: caminhos para a co-construção da aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, e191758, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392019011758. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100318. Acesso em: 25 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________PINTO, Viviane Fernandes Faria; MACIEL, Diva Maria Moraes Albuquerque. Teacher-Child Interactions in the Resource Room: paths to the co-construction of learning. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, e191758, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392019011758. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100318. Acesso em: 25 maio 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36444https://doi.org/10.1590/2175-35392019011758http://orcid.org/0000-0003-0973-7300http://orcid.org/0000-0001-9150-2265poreng(CC BY) - License information: This is an open-access article distributed under the terms of the License (type CC-BY), which permits unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original article is properly citedinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Viviane Fernandes FariaMaciel, Diva Maria Moraes Albuquerquereponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:47:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/36444Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:47:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Interações professora - criança em uma sala de recursos : caminhos para a co-construção da aprendizagem
Teacher-Child Interactions in the Resource Room : paths to the co-construction of learning
Interacciones profesora - niño en un aula de recursos : caminos a la co-construcción del aprendizaje
title Interações professora - criança em uma sala de recursos : caminhos para a co-construção da aprendizagem
spellingShingle Interações professora - criança em uma sala de recursos : caminhos para a co-construção da aprendizagem
Pinto, Viviane Fernandes Faria
Aprendizagem
Sala de recursos multifuncionais
Professores e alunos
title_short Interações professora - criança em uma sala de recursos : caminhos para a co-construção da aprendizagem
title_full Interações professora - criança em uma sala de recursos : caminhos para a co-construção da aprendizagem
title_fullStr Interações professora - criança em uma sala de recursos : caminhos para a co-construção da aprendizagem
title_full_unstemmed Interações professora - criança em uma sala de recursos : caminhos para a co-construção da aprendizagem
title_sort Interações professora - criança em uma sala de recursos : caminhos para a co-construção da aprendizagem
author Pinto, Viviane Fernandes Faria
author_facet Pinto, Viviane Fernandes Faria
Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
author_role author
author2 Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Viviane Fernandes Faria
Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Sala de recursos multifuncionais
Professores e alunos
topic Aprendizagem
Sala de recursos multifuncionais
Professores e alunos
description Este artigo identifica e analisa as interações entre uma professora e uma criança, com atrasos no desenvolvimento da linguagem, em uma sala de recursos de Brasília. No estudo, de base qualitativa, foram observadas as estratégias comunicativas e metacomunicativas utilizadas no processo de aprendizagem, com foco na construção da linguagem, a partir da análise microgenética de episódios interativos. Como perspectiva teórica, adotou-se uma compreensão cultural do desenvolvimento que ressalta o caráter bidirecional e interativo da aprendizagem. O estudo sugere a adoção, pela professora, de diferentes estratégias pedagógicas que atuam nas zonas de desenvolvimento e aprendizagem e que resultam na emergência de atitudes colaborativas entre professora e criança, evidenciando uma relação interativa que sinaliza para a co-construção da aprendizagem. A partir das discussões suscitadas pelo estudo, salienta-se a importância dos atendimentos personalizados e co-participativos para crianças que integram sistemas educacionais inclusivos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-24T10:30:56Z
2020-01-24T10:30:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Viviane Fernandes Faria; MACIEL, Diva Maria Moraes Albuquerque. Interações professora - criança em uma sala de recursos: caminhos para a co-construção da aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, e191758, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392019011758. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100318. Acesso em: 25 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PINTO, Viviane Fernandes Faria; MACIEL, Diva Maria Moraes Albuquerque. Teacher-Child Interactions in the Resource Room: paths to the co-construction of learning. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, e191758, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392019011758. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100318. Acesso em: 25 maio 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36444
https://doi.org/10.1590/2175-35392019011758
http://orcid.org/0000-0003-0973-7300
http://orcid.org/0000-0001-9150-2265
identifier_str_mv PINTO, Viviane Fernandes Faria; MACIEL, Diva Maria Moraes Albuquerque. Interações professora - criança em uma sala de recursos: caminhos para a co-construção da aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, e191758, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392019011758. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100318. Acesso em: 25 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PINTO, Viviane Fernandes Faria; MACIEL, Diva Maria Moraes Albuquerque. Teacher-Child Interactions in the Resource Room: paths to the co-construction of learning. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, e191758, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392019011758. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100318. Acesso em: 25 maio 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36444
https://doi.org/10.1590/2175-35392019011758
http://orcid.org/0000-0003-0973-7300
http://orcid.org/0000-0001-9150-2265
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508369738727424