Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciano Fernandes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tavares, Swellen Sales, Watanabe, Giselle, Halmenschlager, Karine Raquiel, Strieder, Roseline Beatriz, Hunsche, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36495
https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010
http://orcid.org/0000-0003-2041-3809
http://orcid.org/0000-0002-3431-1187
https://orcid.org/0000-0002-3738-7160
http://orcid.org/0000-0003-2747-3601
http://orcid.org/0000-0001-8965-8906
http://orcid.org/0000-0001-9766-5049
Resumo: Neste trabalho identificam-se elementos que caracterizam a abordagem de temas inseridos na ação de professoras e professores que cursaram Licenciatura em Física e que participaram, ao longo do processo formativo, de discussões sobre Abordagem Temática. A investigação é de natureza qualitativa, sendo utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como entrevistas semiestruturadas. Participaram de todas as etapas desta investigação dezoito sujeitos de oito instituições de Ensino Superior brasileiras. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios da análise de conteúdo, a partir de duas categorias: natureza do tema e critérios de seleção das temáticas. Dentre os resultados, destaca-se que os e as docentes, predominantemente, têm desenvolvido temáticas contextuais selecionadas a partir do interesse e/ou do cotidiano dos(as) estudantes, indicando preocupação com a significação dos conceitos científicos escolares a partir do estabelecimento de relações entre aspectos da vivência da(o) aluna(o) e do conteúdo conceitual escolar.
id UNB_55e4b3f84af3aeaa03780e2849e7b726
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36495
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professoresThematic approach in high school : signposts for teacher educationFísica - estudo e ensinoProfessores - formaçãoEnsino médioNeste trabalho identificam-se elementos que caracterizam a abordagem de temas inseridos na ação de professoras e professores que cursaram Licenciatura em Física e que participaram, ao longo do processo formativo, de discussões sobre Abordagem Temática. A investigação é de natureza qualitativa, sendo utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como entrevistas semiestruturadas. Participaram de todas as etapas desta investigação dezoito sujeitos de oito instituições de Ensino Superior brasileiras. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios da análise de conteúdo, a partir de duas categorias: natureza do tema e critérios de seleção das temáticas. Dentre os resultados, destaca-se que os e as docentes, predominantemente, têm desenvolvido temáticas contextuais selecionadas a partir do interesse e/ou do cotidiano dos(as) estudantes, indicando preocupação com a significação dos conceitos científicos escolares a partir do estabelecimento de relações entre aspectos da vivência da(o) aluna(o) e do conteúdo conceitual escolar.In this study, some features have been identified about the Thematic Approach that underlies teachers' actions. All the teachers who participated in this study were following the Bachelors' degree in Physics and have studied the Thematic Approach. This is a qualitative study, and eighteen teachers completed a semi-structured interview and some questionnaires. This group has participants who have studied in eight different Brazilian universities. Content Analysis was utilized in this research, and two categories were established: the theme's nature and theme selection criteria. The results show that most teachers emphasize contextual themes with a focus on the students' daily lives. This situation could indicate that teachers focus on the knowledge and skills needed for the application of scientific knowledge.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2020-01-24T10:31:18Z2020-01-24T10:31:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Luciano Fernandes et al. Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 25, n. 1, p. 145-161, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100145. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36495https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010http://orcid.org/0000-0003-2041-3809http://orcid.org/0000-0002-3431-1187https://orcid.org/0000-0002-3738-7160http://orcid.org/0000-0003-2747-3601http://orcid.org/0000-0001-8965-8906http://orcid.org/0000-0001-9766-5049(CC BY) - Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commonsinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luciano FernandesTavares, Swellen SalesWatanabe, GiselleHalmenschlager, Karine RaquielStrieder, Roseline BeatrizHunsche, Sandraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:19:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/36495Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:19:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores
Thematic approach in high school : signposts for teacher education
title Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores
spellingShingle Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores
Silva, Luciano Fernandes
Física - estudo e ensino
Professores - formação
Ensino médio
title_short Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores
title_full Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores
title_fullStr Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores
title_full_unstemmed Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores
title_sort Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores
author Silva, Luciano Fernandes
author_facet Silva, Luciano Fernandes
Tavares, Swellen Sales
Watanabe, Giselle
Halmenschlager, Karine Raquiel
Strieder, Roseline Beatriz
Hunsche, Sandra
author_role author
author2 Tavares, Swellen Sales
Watanabe, Giselle
Halmenschlager, Karine Raquiel
Strieder, Roseline Beatriz
Hunsche, Sandra
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciano Fernandes
Tavares, Swellen Sales
Watanabe, Giselle
Halmenschlager, Karine Raquiel
Strieder, Roseline Beatriz
Hunsche, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Física - estudo e ensino
Professores - formação
Ensino médio
topic Física - estudo e ensino
Professores - formação
Ensino médio
description Neste trabalho identificam-se elementos que caracterizam a abordagem de temas inseridos na ação de professoras e professores que cursaram Licenciatura em Física e que participaram, ao longo do processo formativo, de discussões sobre Abordagem Temática. A investigação é de natureza qualitativa, sendo utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como entrevistas semiestruturadas. Participaram de todas as etapas desta investigação dezoito sujeitos de oito instituições de Ensino Superior brasileiras. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios da análise de conteúdo, a partir de duas categorias: natureza do tema e critérios de seleção das temáticas. Dentre os resultados, destaca-se que os e as docentes, predominantemente, têm desenvolvido temáticas contextuais selecionadas a partir do interesse e/ou do cotidiano dos(as) estudantes, indicando preocupação com a significação dos conceitos científicos escolares a partir do estabelecimento de relações entre aspectos da vivência da(o) aluna(o) e do conteúdo conceitual escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-24T10:31:18Z
2020-01-24T10:31:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Luciano Fernandes et al. Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 25, n. 1, p. 145-161, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100145. Acesso em: 23 jan. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36495
https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010
http://orcid.org/0000-0003-2041-3809
http://orcid.org/0000-0002-3431-1187
https://orcid.org/0000-0002-3738-7160
http://orcid.org/0000-0003-2747-3601
http://orcid.org/0000-0001-8965-8906
http://orcid.org/0000-0001-9766-5049
identifier_str_mv SILVA, Luciano Fernandes et al. Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 25, n. 1, p. 145-161, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100145. Acesso em: 23 jan. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36495
https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010
http://orcid.org/0000-0003-2041-3809
http://orcid.org/0000-0002-3431-1187
https://orcid.org/0000-0002-3738-7160
http://orcid.org/0000-0003-2747-3601
http://orcid.org/0000-0001-8965-8906
http://orcid.org/0000-0001-9766-5049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY) - Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY) - Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508259298508800