Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36495 https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010 http://orcid.org/0000-0003-2041-3809 http://orcid.org/0000-0002-3431-1187 https://orcid.org/0000-0002-3738-7160 http://orcid.org/0000-0003-2747-3601 http://orcid.org/0000-0001-8965-8906 http://orcid.org/0000-0001-9766-5049 |
Resumo: | Neste trabalho identificam-se elementos que caracterizam a abordagem de temas inseridos na ação de professoras e professores que cursaram Licenciatura em Física e que participaram, ao longo do processo formativo, de discussões sobre Abordagem Temática. A investigação é de natureza qualitativa, sendo utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como entrevistas semiestruturadas. Participaram de todas as etapas desta investigação dezoito sujeitos de oito instituições de Ensino Superior brasileiras. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios da análise de conteúdo, a partir de duas categorias: natureza do tema e critérios de seleção das temáticas. Dentre os resultados, destaca-se que os e as docentes, predominantemente, têm desenvolvido temáticas contextuais selecionadas a partir do interesse e/ou do cotidiano dos(as) estudantes, indicando preocupação com a significação dos conceitos científicos escolares a partir do estabelecimento de relações entre aspectos da vivência da(o) aluna(o) e do conteúdo conceitual escolar. |
id |
UNB_55e4b3f84af3aeaa03780e2849e7b726 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/36495 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professoresThematic approach in high school : signposts for teacher educationFísica - estudo e ensinoProfessores - formaçãoEnsino médioNeste trabalho identificam-se elementos que caracterizam a abordagem de temas inseridos na ação de professoras e professores que cursaram Licenciatura em Física e que participaram, ao longo do processo formativo, de discussões sobre Abordagem Temática. A investigação é de natureza qualitativa, sendo utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como entrevistas semiestruturadas. Participaram de todas as etapas desta investigação dezoito sujeitos de oito instituições de Ensino Superior brasileiras. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios da análise de conteúdo, a partir de duas categorias: natureza do tema e critérios de seleção das temáticas. Dentre os resultados, destaca-se que os e as docentes, predominantemente, têm desenvolvido temáticas contextuais selecionadas a partir do interesse e/ou do cotidiano dos(as) estudantes, indicando preocupação com a significação dos conceitos científicos escolares a partir do estabelecimento de relações entre aspectos da vivência da(o) aluna(o) e do conteúdo conceitual escolar.In this study, some features have been identified about the Thematic Approach that underlies teachers' actions. All the teachers who participated in this study were following the Bachelors' degree in Physics and have studied the Thematic Approach. This is a qualitative study, and eighteen teachers completed a semi-structured interview and some questionnaires. This group has participants who have studied in eight different Brazilian universities. Content Analysis was utilized in this research, and two categories were established: the theme's nature and theme selection criteria. The results show that most teachers emphasize contextual themes with a focus on the students' daily lives. This situation could indicate that teachers focus on the knowledge and skills needed for the application of scientific knowledge.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2020-01-24T10:31:18Z2020-01-24T10:31:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Luciano Fernandes et al. Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 25, n. 1, p. 145-161, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100145. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36495https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010http://orcid.org/0000-0003-2041-3809http://orcid.org/0000-0002-3431-1187https://orcid.org/0000-0002-3738-7160http://orcid.org/0000-0003-2747-3601http://orcid.org/0000-0001-8965-8906http://orcid.org/0000-0001-9766-5049(CC BY) - Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commonsinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luciano FernandesTavares, Swellen SalesWatanabe, GiselleHalmenschlager, Karine RaquielStrieder, Roseline BeatrizHunsche, Sandraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:19:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/36495Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:19:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores Thematic approach in high school : signposts for teacher education |
title |
Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores |
spellingShingle |
Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores Silva, Luciano Fernandes Física - estudo e ensino Professores - formação Ensino médio |
title_short |
Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores |
title_full |
Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores |
title_fullStr |
Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores |
title_full_unstemmed |
Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores |
title_sort |
Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores |
author |
Silva, Luciano Fernandes |
author_facet |
Silva, Luciano Fernandes Tavares, Swellen Sales Watanabe, Giselle Halmenschlager, Karine Raquiel Strieder, Roseline Beatriz Hunsche, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, Swellen Sales Watanabe, Giselle Halmenschlager, Karine Raquiel Strieder, Roseline Beatriz Hunsche, Sandra |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luciano Fernandes Tavares, Swellen Sales Watanabe, Giselle Halmenschlager, Karine Raquiel Strieder, Roseline Beatriz Hunsche, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - estudo e ensino Professores - formação Ensino médio |
topic |
Física - estudo e ensino Professores - formação Ensino médio |
description |
Neste trabalho identificam-se elementos que caracterizam a abordagem de temas inseridos na ação de professoras e professores que cursaram Licenciatura em Física e que participaram, ao longo do processo formativo, de discussões sobre Abordagem Temática. A investigação é de natureza qualitativa, sendo utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como entrevistas semiestruturadas. Participaram de todas as etapas desta investigação dezoito sujeitos de oito instituições de Ensino Superior brasileiras. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios da análise de conteúdo, a partir de duas categorias: natureza do tema e critérios de seleção das temáticas. Dentre os resultados, destaca-se que os e as docentes, predominantemente, têm desenvolvido temáticas contextuais selecionadas a partir do interesse e/ou do cotidiano dos(as) estudantes, indicando preocupação com a significação dos conceitos científicos escolares a partir do estabelecimento de relações entre aspectos da vivência da(o) aluna(o) e do conteúdo conceitual escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-01-24T10:31:18Z 2020-01-24T10:31:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Luciano Fernandes et al. Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 25, n. 1, p. 145-161, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100145. Acesso em: 23 jan. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36495 https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010 http://orcid.org/0000-0003-2041-3809 http://orcid.org/0000-0002-3431-1187 https://orcid.org/0000-0002-3738-7160 http://orcid.org/0000-0003-2747-3601 http://orcid.org/0000-0001-8965-8906 http://orcid.org/0000-0001-9766-5049 |
identifier_str_mv |
SILVA, Luciano Fernandes et al. Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 25, n. 1, p. 145-161, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100145. Acesso em: 23 jan. 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36495 https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010 http://orcid.org/0000-0003-2041-3809 http://orcid.org/0000-0002-3431-1187 https://orcid.org/0000-0002-3738-7160 http://orcid.org/0000-0003-2747-3601 http://orcid.org/0000-0001-8965-8906 http://orcid.org/0000-0001-9766-5049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY) - Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY) - Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508259298508800 |