"Modernizei meu choro sem descuidar do roteiro tradicional" : tradição e inovação em K-ximbinho (Sebastião Barros)
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/5094 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2009. |
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"Modernizei meu choro sem descuidar do roteiro tradicional" : tradição e inovação em K-ximbinho (Sebastião Barros)Ximbinho, KJazzMúsica popular - BrasilBiografiaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2009.Este trabalho possibilita a análise e compreensão, além da própria produção musical de K-ximbinho, dos contextos pelos quais passou o compositor, percebendo elementos fundamentais para a sua formação, com quem conviveu e pessoas influentes na sua formação musical e atuação profissional. Busca-se entender também a noção de significado musical a partir do discurso do compositor, que define prática e gênero musical, estabelecendo os critérios que promovem a modernização e inovação do samba e do choro pela presença do jazz em suas obras. São observados e analisados os processos e questões relacionadas à mistura de elementos musicais e extra-musicais, aqui principalmente fundamentados pelo conceito de hibridação cultural e globalização, de Garcia Canclini. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research aims to analyze and understand, alongside with the music produced by K-ximbinho, the contexts through which the composer was immersed, noticing key elements to his development, such as people with whom he lived and ones that influenced his musical training and professional performance. It also proposes a reflection on the notion of musical meaning from the composer point of view, which defines genre and musical practice, establishing criteria to promote modernization and innovation of Samba and Choro by the presence of Jazz in his works. Processes and issues related to the mixture of musical and extra-musical elements, based here primarily by the Garcia Canclini’s concept of cultural hybridization and globalization.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaMagalhães-Castro, BeatrizCosta, Pablo Garcia da2010-06-24T01:17:46Z2010-06-24T01:17:46Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Pablo Garcia da. "Modernizei meu choro sem descuidar do roteiro tradicional": tradição e inovação em K-ximbinho (Sebastião Barros). 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5094info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T19:02:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/5094Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T19:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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