Horizontal and vertical structures: Pixinguinha and K-Ximbinho’s models of improvisation in the Brazilian Music

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Paula Veneziano
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Per Musi
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/42680
Resumo: Analysis of the improvisation procedures of Brazilian instrumentalists Pixinguinha in 1 x 0 (One to zero; 1947) and K-Ximbinho in Velhos Companheiros (Old pals; 1981). A comparison of differences and similarities in their approaches reveals a preference for horizontal or vertical stylistic models.
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spelling Horizontal and vertical structures: Pixinguinha and K-Ximbinho’s models of improvisation in the Brazilian MusicHorizontalidad y verticalidad: los modelos de improvisación de Pixinguinha y K-Ximbinho en el choro brasileñoHorizontalidade e verticalidade: os modelos de improvisação de Pixinguinha e K-Ximbinho no choro brasileiroK-XimbinhoPixinguinhaBrazilian choroPopular musicImprovisationMusic analysisK-XimbinhoPixinguinhaChoroMúsica popular brasileiraImprovisaçãoAnálise musicalK-XimbinhoPixinguinhaChoroMúsica popular brasileñaImprovisaciónAnálisis musicalAnalysis of the improvisation procedures of Brazilian instrumentalists Pixinguinha in 1 x 0 (One to zero; 1947) and K-Ximbinho in Velhos Companheiros (Old pals; 1981). A comparison of differences and similarities in their approaches reveals a preference for horizontal or vertical stylistic models.Análisis de los procedimientos de improvisación utilizados por Pixinguinha en 1 x 0 (1947) y por K-Ximbinho en Velhos Companheiros (1981). La comparación de las diferencias y similitudes entre sus planteamientos muestra una preferencia por modelos estilísticos verticales u horizontales.Análise sobre os procedimentos de improvisação utilizados por Pixinguinha em 1 x 0 (1947) e por K-Ximbinho em Velhos  Companheiros (1981). Uma comparação das diferenças e semelhanças entre suas abordagens mostra uma preferência pelos modelos estilísticos vertical ou horizontal.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2011-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontexttextinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/42680Per Musi; No. 23 (2011): General Topics; 1-8Per Musi; Núm. 23 (2011): General Topics; 1-8Per Musi; n. 23 (2011): General Topics; 1-82317-63771517-7599reponame:Per Musiinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/42680/32548http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValente, Paula Veneziano2023-01-25T11:56:04Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42680Revistahttp://www.scielo.br/revistas/pm/iaboutj.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpantoniom@fgvnf.br||permusi@ufmg.br2317-63771517-7599opendoar:2023-01-25T11:56:04Per Musi - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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Horizontalidade e verticalidade: os modelos de improvisação de Pixinguinha e K-Ximbinho no choro brasileiro
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