Observação da ação do etileno : uma abordagem experimental para o ensino de Botânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Suzane Luiz de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41374
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
id UNB_56dea9e582ac35c30a2d85633e4e7cf3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/41374
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Observação da ação do etileno : uma abordagem experimental para o ensino de BotânicaEnsino de BotânicaAtividade práticaAbordagem investigativaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.A Botânica, de maneira simples, pode ser definida como o ramo da Biologia responsável por estudar as plantas, tendo grande relevância nas problemáticas ambientais. Apesar de toda importância, o estudo das plantas tem sido desvalorizado, onde os conteúdos botânicos são trabalhados de maneira convencional e distante da realidade dos alunos, consequentemente, estes não se sentem motivados a aprender, gerando um processo de aversão pela Botânica e em especial a Fisiologia Vegetal que é considerada a área de maior grau de dificuldade. Essa dificuldade na compreensão do mecanismo de funcionamento do vegetal é consequência de conteúdos curriculares e de práticas docentes fragmentadas e descontextualizadas. Diante dessa problemática o estudo procurou promover uma reflexão sobre a importância de práticas pedagógicas dinâmicas e contextualizadas para a valorização do ensino de Botânica. Foi desenvolvido um material de apoio para o ensino aprendizagem por meio de sequências didáticas com abordagem experimental investigativo, no intuito de auxiliar o trabalho dos professores, motivando os alunos na busca por novos conhecimentos com real significado. O tema escolhido para o desenvolvimento do estudo foi os hormônios vegetais, substâncias responsáveis por regularem o desenvolvimento e crescimento das plantas. Dentre as classes de hormônios vegetais, foi selecionado como objeto de estudo o hormônio etileno, amplamente conhecido pelo amadurecimento de frutos e senescência de estruturas vegetais. Sendo assim, a metodologia do trabalho consistiu em realizar uma prática experimental investigativa, aplicada aos alunos voluntários do 2o ano do ensino médio do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás- Unidade João Augusto Perillo (CEPMG-UJAP), localizado na Cidade de Goiás. Foram utilizados frutos climatéricos e não climatéricos para a montagem do experimento. Os resultados mostraram que é possível inovar e reinventar a prática pedagógica, mesmo sem um laboratório. Portanto, despertar o interesse dos alunos por meio de experimentos simples e instigantes favorece a construção do conhecimento de forma efetiva.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Botany, in a simple way, can be defined as the branch of Biology responsible for studying plants, having great relevance in environmental problems. Despite all the importance, the study of plants has been devalued by many teachers who, due to lack of affinity, work with botanical contents in a conventional way and distant from the students' reality, consequently, they do not feel motivated to learn, generating an aversion process to botany and, in particular, plant physiology, which is considered the area with the greatest difficulty. This is due to the lack of understanding the plant's functioning and is a consequence of fragmented and decontextualized curriculum content and teaching practices. Faced with this problem, the study sought to promote a reflection on the importance of dynamic and contextualized pedagogical practices for valuing the teaching of botany. A support material was developed for teaching and learning through didactic sequences with an investigative experimental approach, in order to assist teachers' work, motivating students in the search for new knowledge with real meaning. The theme chosen for the development of the study was plant hormones, substances responsible for regulating the development and growth of plants. Among the classes of plant hormones, ethylene hormone, widely known for the ripening of fruits and senescence of plant structures, was selected as the object of study. Therefore, the methodology of the work consisted of carrying out an investigative experimental practice, applied to the 2nd year high school volunteer students from the Goiás Military Police State College - João Augusto Perillo Unit (CEPMG- UJAP), located in the City of Goiás. Climacteric and non-climacteric fruits were used to set up the experiment. The results showed that it is possible to innovate and reinvent teaching practice, even without a laboratory. Therefore, arousing the interest of students through simple and thought-provoking experiments favors the construction of knowledge effectively.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Departamento de Biologia Celular (IB CEL)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalOliveira, Sarah Christina CaldasFaria, Suzane Luiz de2021-07-09T15:28:57Z2021-07-09T15:28:57Z2021-07-092020-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIA, Suzane Luiz de. Observação da ação do etileno : uma abordagem experimental para o ensino de Botânica. 2020. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41374info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:17:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/41374Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:17:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Observação da ação do etileno : uma abordagem experimental para o ensino de Botânica
title Observação da ação do etileno : uma abordagem experimental para o ensino de Botânica
spellingShingle Observação da ação do etileno : uma abordagem experimental para o ensino de Botânica
Faria, Suzane Luiz de
Ensino de Botânica
Atividade prática
Abordagem investigativa
title_short Observação da ação do etileno : uma abordagem experimental para o ensino de Botânica
title_full Observação da ação do etileno : uma abordagem experimental para o ensino de Botânica
title_fullStr Observação da ação do etileno : uma abordagem experimental para o ensino de Botânica
title_full_unstemmed Observação da ação do etileno : uma abordagem experimental para o ensino de Botânica
title_sort Observação da ação do etileno : uma abordagem experimental para o ensino de Botânica
author Faria, Suzane Luiz de
author_facet Faria, Suzane Luiz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Sarah Christina Caldas
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Suzane Luiz de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Botânica
Atividade prática
Abordagem investigativa
topic Ensino de Botânica
Atividade prática
Abordagem investigativa
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-30
2021-07-09T15:28:57Z
2021-07-09T15:28:57Z
2021-07-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIA, Suzane Luiz de. Observação da ação do etileno : uma abordagem experimental para o ensino de Botânica. 2020. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/41374
identifier_str_mv FARIA, Suzane Luiz de. Observação da ação do etileno : uma abordagem experimental para o ensino de Botânica. 2020. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/41374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580852843741184