Mídias na educação : avaliando os egressos da Unimontes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Dayse Magna Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10837
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado em Educação 2012.
id UNB_5845ad965dde4fb99b7aeaa75c2127fd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10837
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Mídias na educação : avaliando os egressos da UnimontesEnsino a distânciaEducação continuadaProfessores - formaçãoComunicação na educaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado em Educação 2012.A presente pesquisa é um recorte do Programa Mídias na Educação, na Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, uma proposta de formação continuada em serviço a distância do Ministério da Educação - MEC. O Programa tem como objetivo subsidiar os docentes em sua prática para a utilização das principais mídias contemporâneas, TV, vídeo, informática e material impresso, dentro da sala de aula, e fazer com que os alunos possam produzir conhecimentos a partir destas mídias. A pesquisa teve como problema qual a avaliação dos professores cursistas egressos do programa Mídias na Educação, em relação à sua contribuição para o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação no cotidiano educacional. O objetivo geral da pesquisa é investigar a influência pedagógica do Programa Mídias na Educação na utilização das novas tecnologias e mídias de comunicação e informação, em sala de aula pelos seus primeiros egressos na Unimontes, entre os anos 2006 a 2009. Os objetivos específicos da pesquisa são analisar a proposta do Programa Mídias na Educação, pesquisar a oferta, a execução e os resultados do Programa Mídias na Educação, além de verificar a contribuição do Programa para a utilização das mídias como recursos, linguagens e ferramentas no processo ensino-aprendizagem e averiguar a efetividade do Programa para a formação continuada e prática dos professores envolvidos. O enfoque metodológico utilizado foi a avaliação emancipatória de Ana Maria Saul, que é a avaliação que promove transformação na realidade de um dado curso. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram análise documental e o questionário do tipo survey aplicado a 98 cursistas egressos da primeira turma ministrada pela Unimontes, residentes em onze municípios situados na região norte, noroeste e Vale do Jequitinhonha e Mucuri do estado de Minas Gerais. O Programa Mídias na Educação foi a primeira experiência da Unimontes em oferta de cursos a distância com interação online. Os resultados do survey com os 98 professores/cursistas egressos da Unimontes indicam que o Programa cumpriu o seu propósito de subsidiar a utilização das mídias de informação e comunicação em sua prática pedagógica, mesmo após as falhas apontadas. Como conclusão, a pesquisa sinaliza que após o survey passar-se-á ao processo de avaliação institucional pois esta, acorde com a proposta metodológica de Saul, deve ser encaminhada pela própria comunidade. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research is a division of the Media in Education Program at the State University of Montes Claros - UNIMONTES a proposal for in-service distance of the Ministry of Education - MEC. The program aims to support teachers in their practice for the use of major contemporary media, TV, video, computer and printed material in the classroom, and get students to produce knowledge from these media. The research problem was that the evaluation of the participant teachers program graduates in Media Education, in relation to its contribution to the pedagogical use of information and communication technologies in the educational routine. The overall objective of this research is to investigate the influence of the educational program in Media Education in the use of new media technologies and information and communication in the classroom for its first graduates in Unimontes, between the years 2006 to 2009. The specific objectives of the research are to analyze the proposal of the Program in Media Education, researching the offer, execution and results of the Media in Education Program, and to identify the contribution of the Programme for the use of media as resources, languages and tools in the process teaching and learning and to investigate the effectiveness of the program for continuing education and practice of the teachers involved. The methodology used was the evaluation of emancipatory Ana Maria Saul, who is the assessment that promotes transformation in the reality of a given course. The research instruments used were document analysis and questionnaire type survey with 98 teacher students graduated the first class taught by Unimontes, residents in eleven counties located in the north, northwest and Mucuri Jequitinhonha Valley and the state of Minas Gerais. Media in Education Program was the first experience of Unimontes in offering distance learning courses with online interaction. The results of the survey with 98 teachers / graduates of the course participants Unimontes indicate that the program fulfilled its purpose of subsidizing the use of information and communication media in their teaching, even after the faults mentioned. In conclusion, the survey after survey indicates that spending will be the institutional evaluation process for this, agree with the proposed methodology of Saul should be referred by the community.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMoraes, Raquel de AlmeidaMoura, Dayse Magna Santos2012-06-27T14:23:13Z2012-06-27T14:23:13Z2012-06-272012-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA, Dayse Magna Santos. Mídias na educação: avaliando os egressos da Unimontes. 2012. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10837info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/10837Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídias na educação : avaliando os egressos da Unimontes
title Mídias na educação : avaliando os egressos da Unimontes
spellingShingle Mídias na educação : avaliando os egressos da Unimontes
Moura, Dayse Magna Santos
Ensino a distância
Educação continuada
Professores - formação
Comunicação na educação
title_short Mídias na educação : avaliando os egressos da Unimontes
title_full Mídias na educação : avaliando os egressos da Unimontes
title_fullStr Mídias na educação : avaliando os egressos da Unimontes
title_full_unstemmed Mídias na educação : avaliando os egressos da Unimontes
title_sort Mídias na educação : avaliando os egressos da Unimontes
author Moura, Dayse Magna Santos
author_facet Moura, Dayse Magna Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Raquel de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Dayse Magna Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Educação continuada
Professores - formação
Comunicação na educação
topic Ensino a distância
Educação continuada
Professores - formação
Comunicação na educação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado em Educação 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-27T14:23:13Z
2012-06-27T14:23:13Z
2012-06-27
2012-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Dayse Magna Santos. Mídias na educação: avaliando os egressos da Unimontes. 2012. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10837
identifier_str_mv MOURA, Dayse Magna Santos. Mídias na educação: avaliando os egressos da Unimontes. 2012. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508245413265408