Reflexões a cerca da formação continuada docente na educação à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Liduína Lopes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira, Marinho, Gabrielle Silva
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300000f2nj
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42432
Resumo: O mundo contemporâneo caracteriza-se por constantes e profundas transformações tecnológicas e científicas que passaram a integrar a vida cotidiana, exigindo nova formação de professores de todas as geração em todo o Brasil. Essas mudanças estão inseridas em um mundo mais amplo de transformações no cenário econômico e político-cultural da realidade atual. Nesse contexto, destacam-se a convivência com novas tecnologias de comunicação e informação, a lógica dos espaços e tempos virtuais e midiáticos, a capacidade de processar e selecionar informações, que se apresentam como um conjunto de competências requeridas para a inserção em um mundo globalizado, exigindo um novo profissional e um novo cidadão capaz de observar as linguagens e formas de como construir conhecimento, bem como produzir bens e serviços para atender às demandas da sociedade moderna.[...] Historicamente, o ensino a distância, uma ferramenta metodológica, evoluiu através de diferentes gerações, acompanhando o desenvolvimento tecnológico das telecomunicações, da informática e da internet. As tecnologias utilizadas aumentaram progressivamente em número, complexidade e potencialidade, criando novos modelos de formação à distância. [...]
id UFC-7_c280e88ae318971300b51d9cc68c6b43
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42432
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Reflexões a cerca da formação continuada docente na educação à distânciaFormação continuada docenteEducação à distânciaProfessor tutorTecnologias de Informação e ComunicaçãoO mundo contemporâneo caracteriza-se por constantes e profundas transformações tecnológicas e científicas que passaram a integrar a vida cotidiana, exigindo nova formação de professores de todas as geração em todo o Brasil. Essas mudanças estão inseridas em um mundo mais amplo de transformações no cenário econômico e político-cultural da realidade atual. Nesse contexto, destacam-se a convivência com novas tecnologias de comunicação e informação, a lógica dos espaços e tempos virtuais e midiáticos, a capacidade de processar e selecionar informações, que se apresentam como um conjunto de competências requeridas para a inserção em um mundo globalizado, exigindo um novo profissional e um novo cidadão capaz de observar as linguagens e formas de como construir conhecimento, bem como produzir bens e serviços para atender às demandas da sociedade moderna.[...] Historicamente, o ensino a distância, uma ferramenta metodológica, evoluiu através de diferentes gerações, acompanhando o desenvolvimento tecnológico das telecomunicações, da informática e da internet. As tecnologias utilizadas aumentaram progressivamente em número, complexidade e potencialidade, criando novos modelos de formação à distância. [...]IMPRECE2019-06-05T13:40:38Z2019-06-05T13:40:38Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALVES, Liduína Lopes; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; MARINHO, Gabrielle Silva. Reflexões a cerca da formação continuada docente na educação à distância. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1950-1955.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42432ark:/83112/001300000f2njAlves, Liduína LopesTahim, Ana Paula Vasconcelos de OliveiraMarinho, Gabrielle Silvaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T21:02:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42432Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:46.368648Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões a cerca da formação continuada docente na educação à distância
title Reflexões a cerca da formação continuada docente na educação à distância
spellingShingle Reflexões a cerca da formação continuada docente na educação à distância
Alves, Liduína Lopes
Formação continuada docente
Educação à distância
Professor tutor
Tecnologias de Informação e Comunicação
title_short Reflexões a cerca da formação continuada docente na educação à distância
title_full Reflexões a cerca da formação continuada docente na educação à distância
title_fullStr Reflexões a cerca da formação continuada docente na educação à distância
title_full_unstemmed Reflexões a cerca da formação continuada docente na educação à distância
title_sort Reflexões a cerca da formação continuada docente na educação à distância
author Alves, Liduína Lopes
author_facet Alves, Liduína Lopes
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Marinho, Gabrielle Silva
author_role author
author2 Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Marinho, Gabrielle Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Liduína Lopes
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Marinho, Gabrielle Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada docente
Educação à distância
Professor tutor
Tecnologias de Informação e Comunicação
topic Formação continuada docente
Educação à distância
Professor tutor
Tecnologias de Informação e Comunicação
description O mundo contemporâneo caracteriza-se por constantes e profundas transformações tecnológicas e científicas que passaram a integrar a vida cotidiana, exigindo nova formação de professores de todas as geração em todo o Brasil. Essas mudanças estão inseridas em um mundo mais amplo de transformações no cenário econômico e político-cultural da realidade atual. Nesse contexto, destacam-se a convivência com novas tecnologias de comunicação e informação, a lógica dos espaços e tempos virtuais e midiáticos, a capacidade de processar e selecionar informações, que se apresentam como um conjunto de competências requeridas para a inserção em um mundo globalizado, exigindo um novo profissional e um novo cidadão capaz de observar as linguagens e formas de como construir conhecimento, bem como produzir bens e serviços para atender às demandas da sociedade moderna.[...] Historicamente, o ensino a distância, uma ferramenta metodológica, evoluiu através de diferentes gerações, acompanhando o desenvolvimento tecnológico das telecomunicações, da informática e da internet. As tecnologias utilizadas aumentaram progressivamente em número, complexidade e potencialidade, criando novos modelos de formação à distância. [...]
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-06-05T13:40:38Z
2019-06-05T13:40:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Liduína Lopes; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; MARINHO, Gabrielle Silva. Reflexões a cerca da formação continuada docente na educação à distância. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1950-1955.
978-85-8126-065-5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42432
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300000f2nj
identifier_str_mv ALVES, Liduína Lopes; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; MARINHO, Gabrielle Silva. Reflexões a cerca da formação continuada docente na educação à distância. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1950-1955.
978-85-8126-065-5
ark:/83112/001300000f2nj
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373761236205568