Avaliação do impacto da propulsão elétrica e do sistema BRT no consumo energético e emissão de CO2 no transporte público no Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38732 |
Resumo: | O presente trabalho avaliou o impacto da tecnologia de propulsão elétrica pura e híbrida, nos consumos energéticos e emissões de CO2 do sistema de transporte público por ônibus do Distrito Federal, bem como, comparou os ganhos energéticos e redução de emissões de CO2, tanto para o sistema convencional, quanto para o sistema Bus Rapid Transit (BRT) . O método de trabalho partiu de uma revisão sistemática da literatura analisando os trabalhos publicados sobre metodologias de determinação dos consumos energéticos, emissões de CO2 e o inventário do ciclo de vida de vida de sistemas de transportes, com foco na possibilidade de aplicação a cenários brasileiros. A partir dessa revisão e uma avaliação preliminar, notou-se que a metodologia usualmente adotada no Brasil, aplica valores de referência predeterminados dos consumos de combustível e emissões de CO2, com base em testes padronizados nos EUA, os quais não levam em conta as velocidades instantâneas nas vias, nem a propulsão elétrica. Portanto, uma metodologia simplificada de funções de correlações matemáticas, com base em dados experimentais da literatura, foi desenvolvida neste trabalho e aplicada a cinco rotas principais de transporte de Brasília, Distrito Federal. O Inventário do Ciclo de Vida foi aplicado aos ônibus elétricos, híbridos e com motor à combustão interna, bem como inseridos em um sistema BRT. Os resultados obtidos indicam que, se comparado com os ônibus a combustão interna, os ônibus elétricos têm o potencial de reduzir em até 30,2% no consumo de energia e 73,3% nas emissões de CO2. Os híbridos podem reduzir em até 18,8% no consumo de combustível, 24,4% no consumo de energia e 23% nas emissões de CO2. Além disso, as emissões durante a Fase de Uso podem corresponder em até 76,5% das emissões totais e em até 87,3% do consumo total de energia. Por fim, o sistema BRT mostrou-se como um dos cenários de menor potencial para a redução nos consumos energéticos e emissões, com a inserção de ônibus elétricos e híbridos, já que as velocidades são otimizadas para esse cenário. A partirdos resultados, discute-se a importância da priorização de fontes renováveis na matriz energética brasileira, com vista a uma maior utilização de combustíveis alternativos. |
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Avaliação do impacto da propulsão elétrica e do sistema BRT no consumo energético e emissão de CO2 no transporte público no Distrito FederalÔnibus elétricoEmissões de gases de efeito estufaConsumo de combustívelMobilidade urbana sustentávelBus Rapid Transit (BRT)Gases - efeito estufaO presente trabalho avaliou o impacto da tecnologia de propulsão elétrica pura e híbrida, nos consumos energéticos e emissões de CO2 do sistema de transporte público por ônibus do Distrito Federal, bem como, comparou os ganhos energéticos e redução de emissões de CO2, tanto para o sistema convencional, quanto para o sistema Bus Rapid Transit (BRT) . O método de trabalho partiu de uma revisão sistemática da literatura analisando os trabalhos publicados sobre metodologias de determinação dos consumos energéticos, emissões de CO2 e o inventário do ciclo de vida de vida de sistemas de transportes, com foco na possibilidade de aplicação a cenários brasileiros. A partir dessa revisão e uma avaliação preliminar, notou-se que a metodologia usualmente adotada no Brasil, aplica valores de referência predeterminados dos consumos de combustível e emissões de CO2, com base em testes padronizados nos EUA, os quais não levam em conta as velocidades instantâneas nas vias, nem a propulsão elétrica. Portanto, uma metodologia simplificada de funções de correlações matemáticas, com base em dados experimentais da literatura, foi desenvolvida neste trabalho e aplicada a cinco rotas principais de transporte de Brasília, Distrito Federal. O Inventário do Ciclo de Vida foi aplicado aos ônibus elétricos, híbridos e com motor à combustão interna, bem como inseridos em um sistema BRT. Os resultados obtidos indicam que, se comparado com os ônibus a combustão interna, os ônibus elétricos têm o potencial de reduzir em até 30,2% no consumo de energia e 73,3% nas emissões de CO2. Os híbridos podem reduzir em até 18,8% no consumo de combustível, 24,4% no consumo de energia e 23% nas emissões de CO2. Além disso, as emissões durante a Fase de Uso podem corresponder em até 76,5% das emissões totais e em até 87,3% do consumo total de energia. Por fim, o sistema BRT mostrou-se como um dos cenários de menor potencial para a redução nos consumos energéticos e emissões, com a inserção de ônibus elétricos e híbridos, já que as velocidades são otimizadas para esse cenário. A partirdos resultados, discute-se a importância da priorização de fontes renováveis na matriz energética brasileira, com vista a uma maior utilização de combustíveis alternativos.CNPqThe present work evaluated the impact of pure and hybrid electric propulsion technology, on energy consumption and CO2 emissions of the public transport system by buses in the Federal District, as well as comparing the energy gains and reduction of CO2 emissions, both for the conventional system and the Bus Rapid Transit (BRT) system. The working method began with a systematic review of the literature analyzing the works published methodologies for determining energy consumption, CO2 emissions and life cycle inventory assessment of transport systems, focusing on the possibility of application to Brazilian scenarios. From this review and a preliminary assessment, it was noticed that the methodology usually adopted in Brazil, applies predetermined reference values for fuel consumption and CO2 emissions, based on standardized tests in the USA, which do not take into account the speeds on the roads or electric propulsion. Therefore, a simplified methodology of mathematical correlation functions, based on experimental data from the literature, was developed in this work and applied to five main transport axes in Brasília, Distrito Federal. A life cycle inventory analysis was applied to electric, hybrid and internal combustion engine buses, as well as inserted in a BRT system. The results indicate that, comparing electric buses with internal combustion engine buses, electric buses have the potential to reduce up to 30.2% in energy consumption and 73.3% in CO2 emissions. Hybridscan reduce 18.8%, of fuel consumption, 24.4% of energy consumption and 23% of CO2 emissions. In addition, the Operation Phase can be responsible for 76.5% of totals emissions and 87.3% of total energy consumed. Finally, the BRT system has the lowest potential to reduce energy consumption and emissions with the insertion of electric and hybrid buses. Based on the results, the importance of prioritizing renewable sources and technologies of buses is discussed.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesBrasil, Augusto César de MendonçaSilva, Camila Padovan da2020-07-02T11:21:32Z2020-07-02T11:21:32Z2020-07-022020-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDA SILVA, Camila Padovan. Avaliação do impacto da propulsão elétrica e do sistema BRT no consumo energético e emissão de CO2 no transporte público no Distrito Federal. 2019. 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38732A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T17:18:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/38732Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T17:18:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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