O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43205 |
Resumo: | Iniciando nossa conversa, que com certeza não finaliza neste texto, traremos nosso olhar e contribuições para a problematização no que tange à oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com deficiência física que frequentam as escolas comuns, em consonância com os pressupostos da educação escolar inclusiva. Nesta empreitada, salientamos a importância do estudo de caso como mola propulsora do trabalho desenvolvido pelo professor do AEE com e para esses estudantes. A Tecnologia Assistiva (TA) é uma grande aliada para a práxis pedagógica do professor de AEE, ao oferecer alternativas de serviços e recursos que eliminem as barreiras externas que dificultam a participação autônoma dos estudantes com deficiência física nos desafios educacionais trazidos pela escola. Para que o leitor possa visualizar como ocorre o processo de implementação da TA e algumas dentre as possíveis alternativas de recursos e estratégias, selecionamos recortes de casos reais do cotidiano escolar que ilustram este trabalho de forma articulada à rede interdisciplinar de parceiros estabelecida para otimizar as possibilidades de desenvolvimento do estudante no contexto escolar. O AEE vem ao encontro da atual configuração da Educação Especial, respaldada legalmente como não substitutiva ao ensino comum. É entendido como uma das condições para promover a plena participação do estudante público-alvo da Educação Especial, ofertando aquilo que é específico à sua necessidade educacional. Esse atendimento existe para que o estudante possa aprender o que é diferente do currículo do ensino comum e necessário para auxiliá-lo a romper as barreiras externas impeditivas de estar, participar, acessar espaços e conhecimentos. Propõe, assim, uma intervenção educacional que não se confunde com escolarização, reforço escolar ou atendimento clínico-terapêutico. A oferta do AEE para o estudante com deficiência física demanda do professor a viabilização de um trabalho pautado no conhecimento do sujeito, considerando suas necessidades e habilidades, bem como as tarefas a serem por ele desempenhadas no cotidiano escolar. A instrumentalização do professor do AEE para a organização e realização desse trabalho perpassa também pela aquisição de saberes pertinentes aos diversos diagnósticos referentes à defi ciência física, bem como as diferentes características e manifestações. Nesse sentido, torna-se relevante conhecermos sua conceituação. [...] |
id |
UFC-7_e296b5f53902290e02d549b0a351e8bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/43205 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistivaAtendimento Educacional Especializado (AEE) - Estudantes com deficiência -Tecnologia Assistiva (TA) - práxis pedagógicaOferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Estudantes com deficiência - Tecnologia Assistiva (TA)Iniciando nossa conversa, que com certeza não finaliza neste texto, traremos nosso olhar e contribuições para a problematização no que tange à oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com deficiência física que frequentam as escolas comuns, em consonância com os pressupostos da educação escolar inclusiva. Nesta empreitada, salientamos a importância do estudo de caso como mola propulsora do trabalho desenvolvido pelo professor do AEE com e para esses estudantes. A Tecnologia Assistiva (TA) é uma grande aliada para a práxis pedagógica do professor de AEE, ao oferecer alternativas de serviços e recursos que eliminem as barreiras externas que dificultam a participação autônoma dos estudantes com deficiência física nos desafios educacionais trazidos pela escola. Para que o leitor possa visualizar como ocorre o processo de implementação da TA e algumas dentre as possíveis alternativas de recursos e estratégias, selecionamos recortes de casos reais do cotidiano escolar que ilustram este trabalho de forma articulada à rede interdisciplinar de parceiros estabelecida para otimizar as possibilidades de desenvolvimento do estudante no contexto escolar. O AEE vem ao encontro da atual configuração da Educação Especial, respaldada legalmente como não substitutiva ao ensino comum. É entendido como uma das condições para promover a plena participação do estudante público-alvo da Educação Especial, ofertando aquilo que é específico à sua necessidade educacional. Esse atendimento existe para que o estudante possa aprender o que é diferente do currículo do ensino comum e necessário para auxiliá-lo a romper as barreiras externas impeditivas de estar, participar, acessar espaços e conhecimentos. Propõe, assim, uma intervenção educacional que não se confunde com escolarização, reforço escolar ou atendimento clínico-terapêutico. A oferta do AEE para o estudante com deficiência física demanda do professor a viabilização de um trabalho pautado no conhecimento do sujeito, considerando suas necessidades e habilidades, bem como as tarefas a serem por ele desempenhadas no cotidiano escolar. A instrumentalização do professor do AEE para a organização e realização desse trabalho perpassa também pela aquisição de saberes pertinentes aos diversos diagnósticos referentes à defi ciência física, bem como as diferentes características e manifestações. Nesse sentido, torna-se relevante conhecermos sua conceituação. [...]UFCE; MC&C2019-06-28T12:06:05Z2019-06-28T12:06:05Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfBÖCK, Geisa Letícia Kempfer; RIOS, Grasiela Maria Silva; CAMPOS, Luciane Dias. O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 81-93.978 85 67589 49 7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43205Böck, Geisa Letícia KempferRios, Grasiela Maria SilvaCampos, Luciane Diasporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-28T12:06:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43205Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:42.504440Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva |
title |
O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva |
spellingShingle |
O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva Böck, Geisa Letícia Kempfer Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Estudantes com deficiência - Tecnologia Assistiva (TA) - práxis pedagógica Oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Estudantes com deficiência - Tecnologia Assistiva (TA) |
title_short |
O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva |
title_full |
O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva |
title_fullStr |
O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva |
title_full_unstemmed |
O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva |
title_sort |
O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva |
author |
Böck, Geisa Letícia Kempfer |
author_facet |
Böck, Geisa Letícia Kempfer Rios, Grasiela Maria Silva Campos, Luciane Dias |
author_role |
author |
author2 |
Rios, Grasiela Maria Silva Campos, Luciane Dias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Böck, Geisa Letícia Kempfer Rios, Grasiela Maria Silva Campos, Luciane Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Estudantes com deficiência - Tecnologia Assistiva (TA) - práxis pedagógica Oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Estudantes com deficiência - Tecnologia Assistiva (TA) |
topic |
Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Estudantes com deficiência - Tecnologia Assistiva (TA) - práxis pedagógica Oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Estudantes com deficiência - Tecnologia Assistiva (TA) |
description |
Iniciando nossa conversa, que com certeza não finaliza neste texto, traremos nosso olhar e contribuições para a problematização no que tange à oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com deficiência física que frequentam as escolas comuns, em consonância com os pressupostos da educação escolar inclusiva. Nesta empreitada, salientamos a importância do estudo de caso como mola propulsora do trabalho desenvolvido pelo professor do AEE com e para esses estudantes. A Tecnologia Assistiva (TA) é uma grande aliada para a práxis pedagógica do professor de AEE, ao oferecer alternativas de serviços e recursos que eliminem as barreiras externas que dificultam a participação autônoma dos estudantes com deficiência física nos desafios educacionais trazidos pela escola. Para que o leitor possa visualizar como ocorre o processo de implementação da TA e algumas dentre as possíveis alternativas de recursos e estratégias, selecionamos recortes de casos reais do cotidiano escolar que ilustram este trabalho de forma articulada à rede interdisciplinar de parceiros estabelecida para otimizar as possibilidades de desenvolvimento do estudante no contexto escolar. O AEE vem ao encontro da atual configuração da Educação Especial, respaldada legalmente como não substitutiva ao ensino comum. É entendido como uma das condições para promover a plena participação do estudante público-alvo da Educação Especial, ofertando aquilo que é específico à sua necessidade educacional. Esse atendimento existe para que o estudante possa aprender o que é diferente do currículo do ensino comum e necessário para auxiliá-lo a romper as barreiras externas impeditivas de estar, participar, acessar espaços e conhecimentos. Propõe, assim, uma intervenção educacional que não se confunde com escolarização, reforço escolar ou atendimento clínico-terapêutico. A oferta do AEE para o estudante com deficiência física demanda do professor a viabilização de um trabalho pautado no conhecimento do sujeito, considerando suas necessidades e habilidades, bem como as tarefas a serem por ele desempenhadas no cotidiano escolar. A instrumentalização do professor do AEE para a organização e realização desse trabalho perpassa também pela aquisição de saberes pertinentes aos diversos diagnósticos referentes à defi ciência física, bem como as diferentes características e manifestações. Nesse sentido, torna-se relevante conhecermos sua conceituação. [...] |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-28T12:06:05Z 2019-06-28T12:06:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; RIOS, Grasiela Maria Silva; CAMPOS, Luciane Dias. O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 81-93. 978 85 67589 49 7 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43205 |
identifier_str_mv |
BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; RIOS, Grasiela Maria Silva; CAMPOS, Luciane Dias. O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 81-93. 978 85 67589 49 7 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFCE; MC&C |
publisher.none.fl_str_mv |
UFCE; MC&C |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028778605019136 |