O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Böck, Geisa Letícia Kempfer
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rios, Grasiela Maria Silva, Campos, Luciane Dias
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43205
Resumo: Iniciando nossa conversa, que com certeza não finaliza neste texto, traremos nosso olhar e contribuições para a problematização no que tange à oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com deficiência física que frequentam as escolas comuns, em consonância com os pressupostos da educação escolar inclusiva. Nesta empreitada, salientamos a importância do estudo de caso como mola propulsora do trabalho desenvolvido pelo professor do AEE com e para esses estudantes. A Tecnologia Assistiva (TA) é uma grande aliada para a práxis pedagógica do professor de AEE, ao oferecer alternativas de serviços e recursos que eliminem as barreiras externas que dificultam a participação autônoma dos estudantes com deficiência física nos desafios educacionais trazidos pela escola. Para que o leitor possa visualizar como ocorre o processo de implementação da TA e algumas dentre as possíveis alternativas de recursos e estratégias, selecionamos recortes de casos reais do cotidiano escolar que ilustram este trabalho de forma articulada à rede interdisciplinar de parceiros estabelecida para otimizar as possibilidades de desenvolvimento do estudante no contexto escolar. O AEE vem ao encontro da atual configuração da Educação Especial, respaldada legalmente como não substitutiva ao ensino comum. É entendido como uma das condições para promover a plena participação do estudante público-alvo da Educação Especial, ofertando aquilo que é específico à sua necessidade educacional. Esse atendimento existe para que o estudante possa aprender o que é diferente do currículo do ensino comum e necessário para auxiliá-lo a romper as barreiras externas impeditivas de estar, participar, acessar espaços e conhecimentos. Propõe, assim, uma intervenção educacional que não se confunde com escolarização, reforço escolar ou atendimento clínico-terapêutico. A oferta do AEE para o estudante com deficiência física demanda do professor a viabilização de um trabalho pautado no conhecimento do sujeito, considerando suas necessidades e habilidades, bem como as tarefas a serem por ele desempenhadas no cotidiano escolar. A instrumentalização do professor do AEE para a organização e realização desse trabalho perpassa também pela aquisição de saberes pertinentes aos diversos diagnósticos referentes à defi ciência física, bem como as diferentes características e manifestações. Nesse sentido, torna-se relevante conhecermos sua conceituação. [...]
id UFC-7_e296b5f53902290e02d549b0a351e8bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43205
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistivaAtendimento Educacional Especializado (AEE) - Estudantes com deficiência -Tecnologia Assistiva (TA) - práxis pedagógicaOferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Estudantes com deficiência - Tecnologia Assistiva (TA)Iniciando nossa conversa, que com certeza não finaliza neste texto, traremos nosso olhar e contribuições para a problematização no que tange à oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com deficiência física que frequentam as escolas comuns, em consonância com os pressupostos da educação escolar inclusiva. Nesta empreitada, salientamos a importância do estudo de caso como mola propulsora do trabalho desenvolvido pelo professor do AEE com e para esses estudantes. A Tecnologia Assistiva (TA) é uma grande aliada para a práxis pedagógica do professor de AEE, ao oferecer alternativas de serviços e recursos que eliminem as barreiras externas que dificultam a participação autônoma dos estudantes com deficiência física nos desafios educacionais trazidos pela escola. Para que o leitor possa visualizar como ocorre o processo de implementação da TA e algumas dentre as possíveis alternativas de recursos e estratégias, selecionamos recortes de casos reais do cotidiano escolar que ilustram este trabalho de forma articulada à rede interdisciplinar de parceiros estabelecida para otimizar as possibilidades de desenvolvimento do estudante no contexto escolar. O AEE vem ao encontro da atual configuração da Educação Especial, respaldada legalmente como não substitutiva ao ensino comum. É entendido como uma das condições para promover a plena participação do estudante público-alvo da Educação Especial, ofertando aquilo que é específico à sua necessidade educacional. Esse atendimento existe para que o estudante possa aprender o que é diferente do currículo do ensino comum e necessário para auxiliá-lo a romper as barreiras externas impeditivas de estar, participar, acessar espaços e conhecimentos. Propõe, assim, uma intervenção educacional que não se confunde com escolarização, reforço escolar ou atendimento clínico-terapêutico. A oferta do AEE para o estudante com deficiência física demanda do professor a viabilização de um trabalho pautado no conhecimento do sujeito, considerando suas necessidades e habilidades, bem como as tarefas a serem por ele desempenhadas no cotidiano escolar. A instrumentalização do professor do AEE para a organização e realização desse trabalho perpassa também pela aquisição de saberes pertinentes aos diversos diagnósticos referentes à defi ciência física, bem como as diferentes características e manifestações. Nesse sentido, torna-se relevante conhecermos sua conceituação. [...]UFCE; MC&C2019-06-28T12:06:05Z2019-06-28T12:06:05Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfBÖCK, Geisa Letícia Kempfer; RIOS, Grasiela Maria Silva; CAMPOS, Luciane Dias. O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 81-93.978 85 67589 49 7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43205Böck, Geisa Letícia KempferRios, Grasiela Maria SilvaCampos, Luciane Diasporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-28T12:06:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43205Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:42.504440Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva
title O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva
spellingShingle O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva
Böck, Geisa Letícia Kempfer
Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Estudantes com deficiência -
Tecnologia Assistiva (TA) - práxis pedagógica
Oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Estudantes com deficiência - Tecnologia Assistiva (TA)
title_short O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva
title_full O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva
title_fullStr O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva
title_full_unstemmed O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva
title_sort O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva
author Böck, Geisa Letícia Kempfer
author_facet Böck, Geisa Letícia Kempfer
Rios, Grasiela Maria Silva
Campos, Luciane Dias
author_role author
author2 Rios, Grasiela Maria Silva
Campos, Luciane Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Böck, Geisa Letícia Kempfer
Rios, Grasiela Maria Silva
Campos, Luciane Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Estudantes com deficiência -
Tecnologia Assistiva (TA) - práxis pedagógica
Oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Estudantes com deficiência - Tecnologia Assistiva (TA)
topic Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Estudantes com deficiência -
Tecnologia Assistiva (TA) - práxis pedagógica
Oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Estudantes com deficiência - Tecnologia Assistiva (TA)
description Iniciando nossa conversa, que com certeza não finaliza neste texto, traremos nosso olhar e contribuições para a problematização no que tange à oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com deficiência física que frequentam as escolas comuns, em consonância com os pressupostos da educação escolar inclusiva. Nesta empreitada, salientamos a importância do estudo de caso como mola propulsora do trabalho desenvolvido pelo professor do AEE com e para esses estudantes. A Tecnologia Assistiva (TA) é uma grande aliada para a práxis pedagógica do professor de AEE, ao oferecer alternativas de serviços e recursos que eliminem as barreiras externas que dificultam a participação autônoma dos estudantes com deficiência física nos desafios educacionais trazidos pela escola. Para que o leitor possa visualizar como ocorre o processo de implementação da TA e algumas dentre as possíveis alternativas de recursos e estratégias, selecionamos recortes de casos reais do cotidiano escolar que ilustram este trabalho de forma articulada à rede interdisciplinar de parceiros estabelecida para otimizar as possibilidades de desenvolvimento do estudante no contexto escolar. O AEE vem ao encontro da atual configuração da Educação Especial, respaldada legalmente como não substitutiva ao ensino comum. É entendido como uma das condições para promover a plena participação do estudante público-alvo da Educação Especial, ofertando aquilo que é específico à sua necessidade educacional. Esse atendimento existe para que o estudante possa aprender o que é diferente do currículo do ensino comum e necessário para auxiliá-lo a romper as barreiras externas impeditivas de estar, participar, acessar espaços e conhecimentos. Propõe, assim, uma intervenção educacional que não se confunde com escolarização, reforço escolar ou atendimento clínico-terapêutico. A oferta do AEE para o estudante com deficiência física demanda do professor a viabilização de um trabalho pautado no conhecimento do sujeito, considerando suas necessidades e habilidades, bem como as tarefas a serem por ele desempenhadas no cotidiano escolar. A instrumentalização do professor do AEE para a organização e realização desse trabalho perpassa também pela aquisição de saberes pertinentes aos diversos diagnósticos referentes à defi ciência física, bem como as diferentes características e manifestações. Nesse sentido, torna-se relevante conhecermos sua conceituação. [...]
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-28T12:06:05Z
2019-06-28T12:06:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; RIOS, Grasiela Maria Silva; CAMPOS, Luciane Dias. O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 81-93.
978 85 67589 49 7
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43205
identifier_str_mv BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; RIOS, Grasiela Maria Silva; CAMPOS, Luciane Dias. O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 81-93.
978 85 67589 49 7
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFCE; MC&C
publisher.none.fl_str_mv UFCE; MC&C
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028778605019136