Tecnologia assistiva: reflexões para o atendimento educacional especializado / Assistive technology: reflections for specialized educational care

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Patrícia Nazário Feitoza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Souza, Amaralina Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37316
Resumo: Esse artigo traz um recorte dos resultados do estudo de mestrado realizado, no PPGE/FE/UnB, que teve como objetivo analisar a formação continuada de professores especialistas no curso sobre a Tecnologia Assistiva – TA, ofertado pela Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, do Governo do Distrito Federal e sua repercussão na prática docente dos egressos do curso. Nesse sentido, é importante compreender a formação continuada como um espaço de constante aprendizado e as atribuições do profissional do Atendimento Educacional Especializado – AEE, no âmbito da educação inclusiva. O curso ofertado abordou o uso das TA no contexto educacional e, portanto, esse tema será compreendido como sendo interdisciplinar envolvendo produtos, serviços e técnicas para atender aos estudantes com deficiência, mobilidade reduzida, seja temporariamente ou não visando autonomia, qualidade de vida e independência em conformidade com o Comitê de Ajudas Técnicas – CAT (2006). Para viabilizar o uso da TA, a formação dos professores para o AEE no Distrito Federal faz-se necessário levar em consideração as atribuições deste serviço ofertado pela escola. A pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, que além da análise documental, realizou-se o mapeamento dos profissionais egressos, para identificá-los por meio de um questionário, com análise de conteúdo para organizar as categorias. Em seguimento foi estruturado o Grupo Focal - GF composto por seis sujeitos respondentes selecionados levando em consideração áreas/ modalidades distintas, objetivando compreender o olhar dos profissionais sobre essa formação a partir da sua vivência após conclusão do curso. O encontro para realização do GF ocorreu em formato online em decorrência da pandemia, um ajuste necessário e pertinente diante do contexto vivenciado por todos. Para a conclusão, foi realizada a análise de conteúdo considerando todos os dados obtidos. Almeja-se, portanto, oferecer, neste artigo, os principais resultados que possam apontar elementos para novas proposições quanto à formação dos professores para o uso da TA no AEE.  
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