Tecnologia assistiva: reflexões para o atendimento educacional especializado / Assistive technology: reflections for specialized educational care
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37316 |
Resumo: | Esse artigo traz um recorte dos resultados do estudo de mestrado realizado, no PPGE/FE/UnB, que teve como objetivo analisar a formação continuada de professores especialistas no curso sobre a Tecnologia Assistiva – TA, ofertado pela Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, do Governo do Distrito Federal e sua repercussão na prática docente dos egressos do curso. Nesse sentido, é importante compreender a formação continuada como um espaço de constante aprendizado e as atribuições do profissional do Atendimento Educacional Especializado – AEE, no âmbito da educação inclusiva. O curso ofertado abordou o uso das TA no contexto educacional e, portanto, esse tema será compreendido como sendo interdisciplinar envolvendo produtos, serviços e técnicas para atender aos estudantes com deficiência, mobilidade reduzida, seja temporariamente ou não visando autonomia, qualidade de vida e independência em conformidade com o Comitê de Ajudas Técnicas – CAT (2006). Para viabilizar o uso da TA, a formação dos professores para o AEE no Distrito Federal faz-se necessário levar em consideração as atribuições deste serviço ofertado pela escola. A pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, que além da análise documental, realizou-se o mapeamento dos profissionais egressos, para identificá-los por meio de um questionário, com análise de conteúdo para organizar as categorias. Em seguimento foi estruturado o Grupo Focal - GF composto por seis sujeitos respondentes selecionados levando em consideração áreas/ modalidades distintas, objetivando compreender o olhar dos profissionais sobre essa formação a partir da sua vivência após conclusão do curso. O encontro para realização do GF ocorreu em formato online em decorrência da pandemia, um ajuste necessário e pertinente diante do contexto vivenciado por todos. Para a conclusão, foi realizada a análise de conteúdo considerando todos os dados obtidos. Almeja-se, portanto, oferecer, neste artigo, os principais resultados que possam apontar elementos para novas proposições quanto à formação dos professores para o uso da TA no AEE. |
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Tecnologia assistiva: reflexões para o atendimento educacional especializado / Assistive technology: reflections for specialized educational careFormaçãoTecnologia AssistivaAtendimento Educacional Especializado.Esse artigo traz um recorte dos resultados do estudo de mestrado realizado, no PPGE/FE/UnB, que teve como objetivo analisar a formação continuada de professores especialistas no curso sobre a Tecnologia Assistiva – TA, ofertado pela Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, do Governo do Distrito Federal e sua repercussão na prática docente dos egressos do curso. Nesse sentido, é importante compreender a formação continuada como um espaço de constante aprendizado e as atribuições do profissional do Atendimento Educacional Especializado – AEE, no âmbito da educação inclusiva. O curso ofertado abordou o uso das TA no contexto educacional e, portanto, esse tema será compreendido como sendo interdisciplinar envolvendo produtos, serviços e técnicas para atender aos estudantes com deficiência, mobilidade reduzida, seja temporariamente ou não visando autonomia, qualidade de vida e independência em conformidade com o Comitê de Ajudas Técnicas – CAT (2006). Para viabilizar o uso da TA, a formação dos professores para o AEE no Distrito Federal faz-se necessário levar em consideração as atribuições deste serviço ofertado pela escola. A pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, que além da análise documental, realizou-se o mapeamento dos profissionais egressos, para identificá-los por meio de um questionário, com análise de conteúdo para organizar as categorias. Em seguimento foi estruturado o Grupo Focal - GF composto por seis sujeitos respondentes selecionados levando em consideração áreas/ modalidades distintas, objetivando compreender o olhar dos profissionais sobre essa formação a partir da sua vivência após conclusão do curso. O encontro para realização do GF ocorreu em formato online em decorrência da pandemia, um ajuste necessário e pertinente diante do contexto vivenciado por todos. Para a conclusão, foi realizada a análise de conteúdo considerando todos os dados obtidos. Almeja-se, portanto, oferecer, neste artigo, os principais resultados que possam apontar elementos para novas proposições quanto à formação dos professores para o uso da TA no AEE. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3731610.34117/bjdv7n10-142Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 96902-96915Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 96902-96915Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 96902-969152525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37316/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Patrícia Nazário Feitozade Souza, Amaralina Miranda2022-02-03T19:58:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37316Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:09.133016Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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