Diálogos de saberes : novos horizontes para a ressignificação da educação CTS na perspectiva freireana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Eliane dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48949
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023.
id UNB_59e08998c9202ab65d222efd2f4d73d7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48949
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Diálogos de saberes : novos horizontes para a ressignificação da educação CTS na perspectiva freireanaEducação em ciênciaEducação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)Freire, Paulo, 1921-1997Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023.Este trabalho insere-se no rol dos que defendem e buscam uma educação científica que contribua para a emancipação dos segmentos sociais oprimidos. Fundamenta-se em pressupostos do educador Paulo Freire e do Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia, Sociedade (PLACTS); além de considerar reflexões oriundas do campo da interculturalidade. À luz desses referenciais, articulados à Análise Textual Discursiva de produções da área de Ensino, em particular, do campo da Educação Freire-CTS, caracterizamos propósitos e pressupostos da perspectiva educacional defendida, associados: i) ao desenvolvimento de uma cultura de participação; ii) à problematização da atividade científico-tecnológica, e, iii) à organização temática do currículo escolar. Em paralelo à referida caracterização, verbalizamos denúncias e anúncios, relacionados à necessidade de ampliarmos, no contexto da articulação Freire-CTS, as discussões em direção à promoção da coparticipação dos sujeitos oprimidos nos processos de ensinar ciências, considerando saberes e práticas populares, bem como de considerarmos diferentes marcadores sociais ao problematizarmos a atividade científica-tecnológica. Em particular, isso resultou na necessidade de uma releitura da investigação temática, realizada com a intenção de contribuir, de forma mais direta, com o universo das práticas educativas interculturais, em especial, as que buscam uma educação científica comprometida com o desvelamento e transformação de realidades marcadas por contradições e injustiças sociais, econômicas e cognitivas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This work is part of the list of those who defend and seek a scientific education that contributes to the emancipation of oppressed social segments. It is based on assumptions made by educator Paulo Freire and Latin American Thought in Science, Technology, Society (PLASTS); in addition to considering reflections from the field of interculturality. In the light of these references, articulated to the Discursive Textual Analysis of productions in the area of Teaching, in particular, in the field of Freire-STS Education, we characterize purposes and assumptions of the defended educational perspective, associated with: i) the development of a culture of participation; ii) the questioning of scientific-technological activity, and, iii) the thematic organization of the school curriculum. In parallel with that characterization, we verbalized denouncements and announcements, related to the need to expand, in the context of the Freire-STS articulation, the discussions towards the promotion of the co-participation of oppressed subjects in the processes of teaching science, considering popular knowledge and practices, as well as of considering different social markers when problematizing scientific-technological activity. In particular, this resulted in the need for a re-reading of the thematic investigation, carried out with the intention of contributing, in a more direct way, to the universe of intercultural educational practices, in particular, those that seek a scientific education committed to the unveiling and transformation of realities marked by contradictions and social, economic and cognitive injustices.Faculdade de Educação (FE)Faculdade UnB Planaltina (FUP)Instituto de Física (IF)Instituto de Química (IQ)Programa de Pós-Graduação em Educação em CiênciasStrieder, Roseline BeatrizAlmeida, Eliane dos Santos2024-07-17T14:11:50Z2024-07-17T14:11:50Z2024-07-172023-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALMEIDA, Eliane dos Santos. Diálogos de saberes: novos horizontes para a ressignificação da educação CTS na perspectiva freireana. 2023. 181 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48949porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-17T14:11:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/48949Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-17T14:11:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos de saberes : novos horizontes para a ressignificação da educação CTS na perspectiva freireana
title Diálogos de saberes : novos horizontes para a ressignificação da educação CTS na perspectiva freireana
spellingShingle Diálogos de saberes : novos horizontes para a ressignificação da educação CTS na perspectiva freireana
Almeida, Eliane dos Santos
Educação em ciência
Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Freire, Paulo, 1921-1997
title_short Diálogos de saberes : novos horizontes para a ressignificação da educação CTS na perspectiva freireana
title_full Diálogos de saberes : novos horizontes para a ressignificação da educação CTS na perspectiva freireana
title_fullStr Diálogos de saberes : novos horizontes para a ressignificação da educação CTS na perspectiva freireana
title_full_unstemmed Diálogos de saberes : novos horizontes para a ressignificação da educação CTS na perspectiva freireana
title_sort Diálogos de saberes : novos horizontes para a ressignificação da educação CTS na perspectiva freireana
author Almeida, Eliane dos Santos
author_facet Almeida, Eliane dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Strieder, Roseline Beatriz
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Eliane dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciência
Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Freire, Paulo, 1921-1997
topic Educação em ciência
Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Freire, Paulo, 1921-1997
description Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-11
2024-07-17T14:11:50Z
2024-07-17T14:11:50Z
2024-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Eliane dos Santos. Diálogos de saberes: novos horizontes para a ressignificação da educação CTS na perspectiva freireana. 2023. 181 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48949
identifier_str_mv ALMEIDA, Eliane dos Santos. Diálogos de saberes: novos horizontes para a ressignificação da educação CTS na perspectiva freireana. 2023. 181 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580896023052288