Intenção de comportamento socialmente responsável do consumidor: sua relação com os valores humanos básicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroga, Fabiana
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Gouveia, Valdiney V., Coutinho, Maria da Penha L., Pessoa, Viviany, Meira, Maja
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26757
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712006000200012
Resumo: Este estudo teve como objetivo explorar a relação entre a intenção de comportamento do consumidor e os valores humanos, abordando temas como proteção ao meio ambiente e a outras pessoas. Participaram do estudo universitários com idade média de 21 anos (DP = 4,6) e a maioria foi do sexo feminino (72,4%). Os estudantes responderam coletivamente em sala de aula a um questionário com questões objetivas sobre comportamento social. Os resultados apontaram para a importância dos valores humanos na compreensão dos processos subjacentes à intenção de compra dos consumidores tendo em vista os aspectos sociais mensurados. A categoria de valores centrais explicou 3% da variância para preocupação ambiental; 4% para preocupação com a reciclagem; e para preocupação social a variância explicada foi de 5%. Tais resultados indicaram que a tipologia dos valores humanos apresentou coerência na explicação do construto estudado e que existe relação compreensível entre ambos.
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