A formação inicial de professores on-line : possibilidades, contradições e desafios : 2000-2005

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Fábia Magali Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4035
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2009.
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spelling A formação inicial de professores on-line : possibilidades, contradições e desafios : 2000-2005Ensino a distânciaPolítica educacionalProfessores - ensino a distânciaProfessores - formaçãoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2009.O presente estudo tem como objeto de investigação o valor ético-político e pedagógico do conhecimento dos professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental que participaram do Projeto Veredas – Formação Superior de Professores 2002 – 2005, identificando as possibilidades, os limites e os desafios desta formação. A análise, realizada a partir de uma abordagem materialista dialética do tipo descritivo histórico-estrutural, centra-se nas mensagens do fórum de discussão do Projeto Veredas – Formação Superior de Professores da AFOR - UFJF, à luz dos pressupostos gnosiológicos e históricos que fundamentaram esta pesquisa, identificando as mediações, o movimento, as contradições, as resistências e, em destaque, as ideologias e o senso comum que supôs-se estar permeando a formação de professores neste projeto. De acordo com o contexto sóciopolítico do objeto de pesquisa, parte-se dos pressupostos gnosiológicos da formação de professores, discutindo questões relacionadas ao papel da educação na sociedade capitalista, as implicações da teoria do capital humano e sua relação com a educação, as influências dos OI – Órgãos Internacionais – na política educacional e o valor ético-político e pedagógico do conhecimento, na perspectiva de Gramsci, buscando analisar a tarefa filosófica, política e pedagógica da educação. Parte-se, também, dos pressupostos históricos desta formação, procurando traçar o arcabouço da formação de professores a distância, no âmbito internacional, nacional e no Estado de Minas Gerais. Evidencia-se que, devido à influência direta dos OI, sobretudo do Banco Mundial, nas políticas educacionais, nos cursos de formação inicial de professores, realizados com a utilização das TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação, promovidos por instituições superiores públicas, no período de 2000 a 2005, foram difundidos conteúdos e valores ligados ao senso comum, voltados para a aquisição do domínio de técnicas e métodos de ensino que enfatizam o treinamento do professor para a aquisição de conhecimentos, cuja finalidade é manter a hegemonia capitalista, agora em sua fase neoliberal. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present study aims at investigating the ethical, political and pedagogical value of the knowledge of teachers who work with the first grades of Fundamental Education and took part of Projeto Veredas (Veredas Project) Teachers Formal Higher Education 2002-2005, identifying the possibilities, limits and challenges of that education. The analysis, which was carried out from a materialist dialectical approach of a descriptive-historical-structural kind, is focused on the messages of Projeto Veredas discussion forum from AFOR UFJF (Federal University of Juiz de Fora) Teachers Formal Higher Education, in the light of the gnosiological and historical assumptions in which this research was based, recognizing the mediations, the movement, the contradictions, the resistance and, especially, the philosophy and the common sense on which teachers education is supposed to be based in this project. According to the social and political context of the object of research, the gnosiological assumptions of teachers education are the starting point for discussing issues related to the role of education in a capitalist society, the implications of the human capital theory and its relation to education, the influences of the IO International Organs on educational policy and the ethical, political and pedagogical value of knowledge from Gramscis view, trying to analyze the philosophical, political and pedagogical task of education. Besides that, the historical assumptions of teachers education are also a starting point for tracing the framework of teachers education at a distance, of international and national scope and in the state of Minas Gerais. It is put in evidence that, due to the direct influence of IO (International Organs), mainly the World Bank, on educational policies, on teachers initial education courses, carried out with the use of ICT (Information and Communication Technology) and promoted by public higher education institutions, from 2000 to 2005, contents and values linked to common sense and to the acquisition of teaching techniques and methods that emphasize teacher training to knowledge acquisition were spread in order to maintain the capitalist hegemony, now in its new liberal period. _______________________________________________________________________________ RÉSUMÉCette étude a comme objet d’investigation la valeur éthique-politique et pédagogique de la connaissance des professeurs des Séries Initiales de l’Enseignement Fondamental, qui ont participé du Projet Veredas – Formation Supérieure de Professeurs 2002 – 2005, identifiant les possibilités, les limites et les défis de cette formation. L’analyse réalisée à partir d’une approche matérialiste dialetique du genre descriptif historique – structural, se fonde dans les messages du forum de discussion du Projet Veredas – Formation Supérieure de Professeurs de l’ AFOR – UFJF, à la lumière des préssupposés épistémologiques et historiques qui ont fondé cette recherche, identifiant les entremises, le mouvement, les contradictions, les résistances, et en relief, les idéologies et le sens commun qu’on a supposé être parmi la formation de professeurs dans ce projet. D’après le contexte sociopolitique de l’objet de recherche, on part des pressupposés épistémologiques de formation de professeurs, discutant des questions en rapport avec le rôle de l’éducation dans la société capitaliste, les implications de la théorie du capital humain et son rapport avec l’éducation, les influences des OI – Organes Internationaux – dans la politique éducative et la valeur éthique-politique et pédagogique de la connaissance, dans la perspective de Gramsci, cherchant analyser la tâche philosophique, politique et pédagogique de l’éducation. On part aussi, des pressupposés historiques de cette formation, cherchant tracer la charpente de la formation de professeurs à distance dans l’enceinte internationale, nationale et dans l’État de Minas Gerais. Il faut rendre évident que, dû l’influence directe des OI, surtout de la Banque Mondiale, dans les politiques de l’éducation, dans les cours de formation initiale de professeurs, rélisés avec l’utilisation des TIC – Technologies d’Information et Communication, faits par les institutions supérieures publiques, dans la période de 2000 à 2005, ont été diffusés des contenus et valeurs liés au sens commun, dirigés à l’acquisition de la maîtrise des techniques et méthodes d’enseignement qui appuyent l’entraînement du professeur pour l’acquisition de connaissances, dont la finalité est maintenir l’hégémonie capitaliste, à présent dans sa phase néolibérale.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMoraes, Raquel de AlmeidaVieira, Fábia Magali Santos2010-04-01T01:42:37Z2010-04-01T01:42:37Z2009-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVIEIRA, Fábia Magali Santos. 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