Satisfação e insatisfação no trabalho de profissionais em hospital universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Lusmair Martins de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31577
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2017.
id UNB_5a9f1a74985e1add73b1c5a70580fa88
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/31577
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Satisfação e insatisfação no trabalho de profissionais em hospital universitárioSatisfação no trabalhoHospital Universitário de Brasília (HUB)Profissionais da saúdeComportamento organizacionalComportamento socialDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2017.Texto parcialmente liberado pelo autor. Conteúdo liberado: Resumo e Abstract.Introdução: A satisfação profissional tem sido estudada e avaliada por sua influência no comportamento organizacional das instituições, assim como pelas repercussões na vida pessoal do trabalhador, na sua saúde física e mental, nas atitudes, no comportamento profissional e social. Objetivo: Analisar a satisfação e insatisfação no trabalho de profissionais do Hospital Universitário de Brasília. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com 52 profissionais da clínica cirúrgica e do centro de pronto atendimento do HUB, no período de fevereiro a dezembro de 2016. A coleta de dados foi através de entrevista individual semi-estruturada. Os dados foram sistematizados no software Atlas.Ti e analisados em 7 categorias (o hospital como espaço de formação e trabalho; condições do emprego; condições de trabalho; composição e divisão do trabalho; relações no trabalho; percepções sobre o modo de trabalhar e trabalho assistencial). Resultados: Quanto a caracterização do perfil dos participantes houve predominância do sexo feminino; a faixa etária que prevaleceu entre os profissionais foi de 30 a 39 anos; o nível de escolaridade que sobressaiu foi a especialização; sendo o maior número dos entrevistados técnicos de enfermagem; a carga horária da maior parte do profissionais era de 30 horas semanais; a maioria trabalhava no turno diurno; o vínculo prevalente foi da EBSERH; metade dos profissionais entrevistados só trabalhavam no HUB e possuíam até um ano de trabalho na instituição e de tempo de serviço. Os principais elementos de satisfação e insatisfação no trabalho foram trabalho em equipe e a relação entre os profissionais. Prevaleceu como motivo de satisfação dos profissionais trabalhar com o que gosta. A principal causa de insatisfação foi a demora e a burocracia no sentido de criar restrições, dificultar a entrega de material ou a prestação de algum serviço aos setores e usuários. Considerações finais: Os achados demonstraram a existência de diferentes vínculos na instituição, falta de material e profissionais, falta de planejamento e desorganização com a estrutura e o processo de trabalho, sendo necessário uma reflexão acerca da gestão dos setores e do hospital, afim de superar as dificuldades nas condições e relações de trabalho. No entanto, apesar de todos os problemas e fatores de insatisfação com o trabalho em um hospital universitário, também verificamos que a oportunidade do profissional estar em constante aprendizado e principalmente gostar do que faz ou da profissão influencia na satisfação com o trabalho.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Introduction: The professional satisfaction has been studied and evaluated due to its influence in the organizational behavior of the institutions, as well as by the repercussions in the personal life of the worker, in his physical and mental health, in his attitudes and in his professional and social behavior. Objective: It is to analyze the satisfaction and the dissatisfaction in the professionals workplace at the Hospital Universitário de Brasília. Methodology: It is a descriptive study with qualitative approach, accomplished with 52 professionals of the surgical clinic and of the emergency care center of HUB, from february to december 2016. The data collection was through a semi-structured individual interview. The data were systematized in the software Atlas.Ti and analyzed in 7 categories (the hospital as a space for training and work; employment conditions; work conditions; composition and division of labor, relashionships at work; perceptions about the way of working and care work). Results: Regarding the characterization of the participant’s profile, there was a predominance of the female gender; the age group that prevailed among professionals was 30 to 39 years; the educational level emerged was the specialization, being the largest number of the interviewed nursing technicians; the workload of most professionals was 30 hours a week; the most of them used to work day shift; the prevalent link was the EBSERH; half of the interviewed professionals only worked in HUB and had up to one year of work in the institution and time of service. The main elements of job satisfaction and dissetisfaction were teamwork and the relationships between professionals. It has prevailed as a reason for the professionals satisfaction to work with what they like. The main cause of dissetisfaction was the delay and bureaucracy in order to create restrictions, to make it difficult to deliver of materials or the provision of some service to sectors and users. Final considerations: The finding demonstrated the existence of different links in the institution, lack of material and professionals, lack of planning and disorganization of the work structure and work process, requiring a reflection on the management of the sectors and the hospital, in order to overcome the difficulties in the working conditions and relations. However, despite all the problems and factors of dissatisfaction in a university hospital, we also found that the opportunity for the professional to be in constant learning and specially to enjoy what he does or his profession, influence job satisfaction.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em SaúdeScherer, Magda Duarte dos AnjosBrito, Lusmair Martins de2018-04-09T20:14:31Z2018-04-09T20:14:31Z2018-04-092017-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITO, Lusmair Martins de. Satisfação e insatisfação no trabalho de profissionais em hospital universitário. 2017. xiii, 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31577A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T13:14:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/31577Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T13:14:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação e insatisfação no trabalho de profissionais em hospital universitário
title Satisfação e insatisfação no trabalho de profissionais em hospital universitário
spellingShingle Satisfação e insatisfação no trabalho de profissionais em hospital universitário
Brito, Lusmair Martins de
Satisfação no trabalho
Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Profissionais da saúde
Comportamento organizacional
Comportamento social
title_short Satisfação e insatisfação no trabalho de profissionais em hospital universitário
title_full Satisfação e insatisfação no trabalho de profissionais em hospital universitário
title_fullStr Satisfação e insatisfação no trabalho de profissionais em hospital universitário
title_full_unstemmed Satisfação e insatisfação no trabalho de profissionais em hospital universitário
title_sort Satisfação e insatisfação no trabalho de profissionais em hospital universitário
author Brito, Lusmair Martins de
author_facet Brito, Lusmair Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scherer, Magda Duarte dos Anjos
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Lusmair Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação no trabalho
Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Profissionais da saúde
Comportamento organizacional
Comportamento social
topic Satisfação no trabalho
Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Profissionais da saúde
Comportamento organizacional
Comportamento social
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-14
2018-04-09T20:14:31Z
2018-04-09T20:14:31Z
2018-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, Lusmair Martins de. Satisfação e insatisfação no trabalho de profissionais em hospital universitário. 2017. xiii, 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31577
identifier_str_mv BRITO, Lusmair Martins de. Satisfação e insatisfação no trabalho de profissionais em hospital universitário. 2017. xiii, 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/31577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508244146585600