Maternal attitudes, beliefs and practices related to the feeding and nutritional status of schoolchildren
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36480 https://doi.org/10.1590/1678-9865201932e180184 http://orcid.org/0000-0001-5446-4319 |
Resumo: | Objetivo Analisar a relação entre as atitudes, crenças e práticas maternas e o consumo alimentar e o estado nutricional da criança. Métodos Estudo transversal com 563 pares mães-crianças. Mães responderam questionário online que coletava as seguintes informações: dados sociodemográficos, estado nutricional materno, consumo alimentar da criança (avaliado a partir do Questionário de Frequência Alimentar e do Índice de Alimentação do Escolar), e atitudes, crenças e práticas maternas sobre a alimentação de crianças em idade escolar (avaliadas a partir do Questionário de Alimentação da Criança). As crianças tiveram suas medidas antropométricas aferidas para interpretação do estado nutricional. Resultados Mães que percebiam os corpos de suas crianças maiores (ORaj=6,60) e que se preocupavam mais com o peso da sua criança (ORaj=3,47) apresentavam maior chance de terem filhos com excesso de peso. Mães com maior percepção de responsabilidade (ORaj=0,57) e que pressionavam mais a criança para comer (ORaj=0,38) apresentavam menor chance de terem crianças com excesso de peso. A maioria das crianças possuía uma alimentação de alta qualidade (77,4%). Mães que monitoravam mais a alimentação de sua criança tiveram a chance 2,79 vezes maior de ter criança com alimentação de alta qualidade. Conclusão As intervenções nutricionais devem focar em estimular o senso de responsabilidade dos pais pela nutrição da criança, bem como em promover o monitoramento frequente do consumo alimentar da criança. |
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Maternal attitudes, beliefs and practices related to the feeding and nutritional status of schoolchildrenCriançasAlimentos - consumoMãe e filhosNutriçãoObjetivo Analisar a relação entre as atitudes, crenças e práticas maternas e o consumo alimentar e o estado nutricional da criança. Métodos Estudo transversal com 563 pares mães-crianças. Mães responderam questionário online que coletava as seguintes informações: dados sociodemográficos, estado nutricional materno, consumo alimentar da criança (avaliado a partir do Questionário de Frequência Alimentar e do Índice de Alimentação do Escolar), e atitudes, crenças e práticas maternas sobre a alimentação de crianças em idade escolar (avaliadas a partir do Questionário de Alimentação da Criança). As crianças tiveram suas medidas antropométricas aferidas para interpretação do estado nutricional. Resultados Mães que percebiam os corpos de suas crianças maiores (ORaj=6,60) e que se preocupavam mais com o peso da sua criança (ORaj=3,47) apresentavam maior chance de terem filhos com excesso de peso. Mães com maior percepção de responsabilidade (ORaj=0,57) e que pressionavam mais a criança para comer (ORaj=0,38) apresentavam menor chance de terem crianças com excesso de peso. A maioria das crianças possuía uma alimentação de alta qualidade (77,4%). Mães que monitoravam mais a alimentação de sua criança tiveram a chance 2,79 vezes maior de ter criança com alimentação de alta qualidade. Conclusão As intervenções nutricionais devem focar em estimular o senso de responsabilidade dos pais pela nutrição da criança, bem como em promover o monitoramento frequente do consumo alimentar da criança.Objective To analyze the relationship between the maternal attitudes, beliefs and practices and the children’s food consumption and nutritional status. Methods A cross-sectional study of 563 mother-child pairs. Mothers answered an online questionnaire that collected the following information: sociodemographic data, maternal nutritional status, the child’s food consumption (evaluated through the Food Frequency Questionnaire and the School Child Diet Index), and maternal attitudes, beliefs and practices about the schoolchildren’s eating (assessed through the Child Feeding Questionnaire). Children had their anthropometric measurements evaluated for the interpretation of the nutritional status. Results Mothers who considered their children to be bigger (ORaj=6.60) and who worried more about their children’s weight (ORaj=3.47) presented greater chances of having overweight children. Mothers with a greater perception of responsibility (ORaj=0.57) and who put more pressure in their children to eat (ORaj=0.38) presented lower chances of having overweight children. The majority of children consumed high-quality food (77.4%). Mothers who more closely monitored their children’s food consumption were 2.79 times more likely to have their children eating high-quality food. Conclusion Nutritional interventions should focus on stimulating the parents’ sense of responsibility for the child’s nutrition, as well as on promoting the frequent monitoring of the child’s food intake.Pontifícia Universidade Católica de Campinas2020-01-24T10:31:11Z2020-01-24T10:31:11Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPEDROSO, Jéssica; BERTOLIN, Maria Natacha Toral; GUBERT, Muriel Bauermann. Maternal attitudes, beliefs and practices related to the feeding and nutritional status of schoolchildren. Revista de Nutrição, Campinas, v. 32, e180184, 2019. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732019000100515. Acesso em: 23 janeiro 2020. doi: https://doi.org/10.1590/1678-9865201932e180184.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36480https://doi.org/10.1590/1678-9865201932e180184http://orcid.org/0000-0001-5446-4319(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessPedroso, JéssicaBertolin, Maria Natacha ToralGubert, Muriel Bauermannengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:03:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/36480Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:03:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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