Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/26820 https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172006080105 |
Resumo: | Partindo de reflexões sobre o papel da cultura, discutem-se no presente artigo pressupostos metodológicos da pesquisa em formação de professores. Na integração ensino-pesquisa-extensão, defende-se um modelo de pesquisa no qual os problemas identificados pelos professores sejam os enfocados em ações de formação continuada. Dessa forma, defende-se a formação continuada em processo que privilegie a reflexão sobre a prática docente. |
id |
UNB_5bec4f95683a95bab80feeca0b9e1017 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/26820 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docenteProfessores - formaçãoPráticas pedagógicasPartindo de reflexões sobre o papel da cultura, discutem-se no presente artigo pressupostos metodológicos da pesquisa em formação de professores. Na integração ensino-pesquisa-extensão, defende-se um modelo de pesquisa no qual os problemas identificados pelos professores sejam os enfocados em ações de formação continuada. Dessa forma, defende-se a formação continuada em processo que privilegie a reflexão sobre a prática docente.In this paper, we discuss methodology assumptions of research on teacher training, based on reflections on the culture role. We support a research model in which research questions emerge from teachers' concerns of teachers in-service. Likewise, we try to integrate the undergraduate training teacher course from research data collected in community activities of teacher training in-service, in a process that prioritizes the reflection on the teaching practice.Instituto de Química (IQ)Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-07T04:46:00Z2017-12-07T04:46:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Wildson Luiz Pereira dos et al. Formação de professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 69-82, jun. 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172006080105. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172006000100069&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 jun. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26820https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172006080105Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) - (CC BY NC) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172006000100069&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 17 jun. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Wildson Luiz Pereira dosGauche, RicardoMól, Gerson de SouzaSilva, Roberto Ribeiro daBaptista, Joice de Aguiarporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-20T11:41:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/26820Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-20T11:41:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente |
title |
Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente |
spellingShingle |
Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente Santos, Wildson Luiz Pereira dos Professores - formação Práticas pedagógicas |
title_short |
Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente |
title_full |
Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente |
title_fullStr |
Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente |
title_full_unstemmed |
Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente |
title_sort |
Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente |
author |
Santos, Wildson Luiz Pereira dos |
author_facet |
Santos, Wildson Luiz Pereira dos Gauche, Ricardo Mól, Gerson de Souza Silva, Roberto Ribeiro da Baptista, Joice de Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
Gauche, Ricardo Mól, Gerson de Souza Silva, Roberto Ribeiro da Baptista, Joice de Aguiar |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Wildson Luiz Pereira dos Gauche, Ricardo Mól, Gerson de Souza Silva, Roberto Ribeiro da Baptista, Joice de Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - formação Práticas pedagógicas |
topic |
Professores - formação Práticas pedagógicas |
description |
Partindo de reflexões sobre o papel da cultura, discutem-se no presente artigo pressupostos metodológicos da pesquisa em formação de professores. Na integração ensino-pesquisa-extensão, defende-se um modelo de pesquisa no qual os problemas identificados pelos professores sejam os enfocados em ações de formação continuada. Dessa forma, defende-se a formação continuada em processo que privilegie a reflexão sobre a prática docente. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2017-12-07T04:46:00Z 2017-12-07T04:46:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos et al. Formação de professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 69-82, jun. 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172006080105. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172006000100069&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 jun. 2019. http://repositorio.unb.br/handle/10482/26820 https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172006080105 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos et al. Formação de professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 69-82, jun. 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172006080105. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172006000100069&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 jun. 2019. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26820 https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172006080105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508299974868992 |