Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Gauche, Ricardo, Mól, Gerson de Souza, Silva, Roberto Ribeiro da, Baptista, Joice de Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26820
https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172006080105
Resumo: Partindo de reflexões sobre o papel da cultura, discutem-se no presente artigo pressupostos metodológicos da pesquisa em formação de professores. Na integração ensino-pesquisa-extensão, defende-se um modelo de pesquisa no qual os problemas identificados pelos professores sejam os enfocados em ações de formação continuada. Dessa forma, defende-se a formação continuada em processo que privilegie a reflexão sobre a prática docente.
id UNB_5bec4f95683a95bab80feeca0b9e1017
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/26820
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docenteProfessores - formaçãoPráticas pedagógicasPartindo de reflexões sobre o papel da cultura, discutem-se no presente artigo pressupostos metodológicos da pesquisa em formação de professores. Na integração ensino-pesquisa-extensão, defende-se um modelo de pesquisa no qual os problemas identificados pelos professores sejam os enfocados em ações de formação continuada. Dessa forma, defende-se a formação continuada em processo que privilegie a reflexão sobre a prática docente.In this paper, we discuss methodology assumptions of research on teacher training, based on reflections on the culture role. We support a research model in which research questions emerge from teachers' concerns of teachers in-service. Likewise, we try to integrate the undergraduate training teacher course from research data collected in community activities of teacher training in-service, in a process that prioritizes the reflection on the teaching practice.Instituto de Química (IQ)Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-07T04:46:00Z2017-12-07T04:46:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Wildson Luiz Pereira dos et al. Formação de professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 69-82, jun. 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172006080105. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172006000100069&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 jun. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26820https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172006080105Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) - (CC BY NC) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172006000100069&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 17 jun. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Wildson Luiz Pereira dosGauche, RicardoMól, Gerson de SouzaSilva, Roberto Ribeiro daBaptista, Joice de Aguiarporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-20T11:41:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/26820Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-20T11:41:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente
title Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente
spellingShingle Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente
Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Professores - formação
Práticas pedagógicas
title_short Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente
title_full Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente
title_fullStr Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente
title_full_unstemmed Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente
title_sort Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente
author Santos, Wildson Luiz Pereira dos
author_facet Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Gauche, Ricardo
Mól, Gerson de Souza
Silva, Roberto Ribeiro da
Baptista, Joice de Aguiar
author_role author
author2 Gauche, Ricardo
Mól, Gerson de Souza
Silva, Roberto Ribeiro da
Baptista, Joice de Aguiar
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Gauche, Ricardo
Mól, Gerson de Souza
Silva, Roberto Ribeiro da
Baptista, Joice de Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Práticas pedagógicas
topic Professores - formação
Práticas pedagógicas
description Partindo de reflexões sobre o papel da cultura, discutem-se no presente artigo pressupostos metodológicos da pesquisa em formação de professores. Na integração ensino-pesquisa-extensão, defende-se um modelo de pesquisa no qual os problemas identificados pelos professores sejam os enfocados em ações de formação continuada. Dessa forma, defende-se a formação continuada em processo que privilegie a reflexão sobre a prática docente.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2017-12-07T04:46:00Z
2017-12-07T04:46:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos et al. Formação de professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 69-82, jun. 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172006080105. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172006000100069&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 jun. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26820
https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172006080105
identifier_str_mv SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos et al. Formação de professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 69-82, jun. 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172006080105. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172006000100069&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 jun. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26820
https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172006080105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508299974868992