A experiência do usuário de serviços públicos do governo federal : relatório técnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39292 |
Resumo: | O presente relatório apresenta o trabalho realizado no aprimoramento da experiência de usuários de dez serviços públicos do governo federal brasileiro, como parte de um projeto de promoção da transformação digital da gestão pública, em prol de maior agilidade, responsividade e transparência aos cidadãos. Como objetivo geral, este estudo visou prestar apoio ao governo brasileiro na Jornada de Transformação dos Serviços, com a aplicação, adaptação e transformação de metodologias e ferramentas que subsidiassem o processo de aprimoramento da experiência do usuário de serviços públicos. Como metodologia, utilizou-se a técnica de estudo de caso dos serviços pesquisados, além de testes de usabilidade com usuários e gestores. Ambos foram subsidiados pela abordagem do Design Thinking, atrelada a princípios da etnografia. Identificaram-se, em cada serviço, dimensões e adequações a serem realizadas, que foram apresentadas aos gestores dos serviços como medida para o aprimoramento e a melhoria da experiência dos usuários. |
id |
UNB_5dbe2aa039344052c3f4c7ccdeaa9474 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/39292 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A experiência do usuário de serviços públicos do governo federal : relatório técnicoUsuário final (Computadores)Interfaces de usuário (Sistema de computador)Inovação nos serviços públicosDigitizaçãoO presente relatório apresenta o trabalho realizado no aprimoramento da experiência de usuários de dez serviços públicos do governo federal brasileiro, como parte de um projeto de promoção da transformação digital da gestão pública, em prol de maior agilidade, responsividade e transparência aos cidadãos. Como objetivo geral, este estudo visou prestar apoio ao governo brasileiro na Jornada de Transformação dos Serviços, com a aplicação, adaptação e transformação de metodologias e ferramentas que subsidiassem o processo de aprimoramento da experiência do usuário de serviços públicos. Como metodologia, utilizou-se a técnica de estudo de caso dos serviços pesquisados, além de testes de usabilidade com usuários e gestores. Ambos foram subsidiados pela abordagem do Design Thinking, atrelada a princípios da etnografia. Identificaram-se, em cada serviço, dimensões e adequações a serem realizadas, que foram apresentadas aos gestores dos serviços como medida para o aprimoramento e a melhoria da experiência dos usuários.Faculdade UnB Gama (FGA)Information, Technology, Research and Application Center (FGA ITRAC)Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama2020-07-24T12:52:40Z2020-07-24T12:52:40Z2020-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfJUDICE, Marcelo Ortega et al. A experiência do usuário de serviços públicos do governo federal: relatório técnico. Brasíllia: Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2020. 61 p., il. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39292.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39292É permitida a reprodução parcial ou total deste relatório, desde que não haja fins comerciais e que seja citada a fonte.info:eu-repo/semantics/openAccessJudice, Marcelo OrtegaSilva, Giovana Cristine Nobre daAraújo, Leonardo Fillipe Marinho deFigueiredo, Rejane Maria da Costaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-27T15:52:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/39292Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-27T15:52:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência do usuário de serviços públicos do governo federal : relatório técnico |
title |
A experiência do usuário de serviços públicos do governo federal : relatório técnico |
spellingShingle |
A experiência do usuário de serviços públicos do governo federal : relatório técnico Judice, Marcelo Ortega Usuário final (Computadores) Interfaces de usuário (Sistema de computador) Inovação nos serviços públicos Digitização |
title_short |
A experiência do usuário de serviços públicos do governo federal : relatório técnico |
title_full |
A experiência do usuário de serviços públicos do governo federal : relatório técnico |
title_fullStr |
A experiência do usuário de serviços públicos do governo federal : relatório técnico |
title_full_unstemmed |
A experiência do usuário de serviços públicos do governo federal : relatório técnico |
title_sort |
A experiência do usuário de serviços públicos do governo federal : relatório técnico |
author |
Judice, Marcelo Ortega |
author_facet |
Judice, Marcelo Ortega Silva, Giovana Cristine Nobre da Araújo, Leonardo Fillipe Marinho de Figueiredo, Rejane Maria da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Giovana Cristine Nobre da Araújo, Leonardo Fillipe Marinho de Figueiredo, Rejane Maria da Costa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Judice, Marcelo Ortega Silva, Giovana Cristine Nobre da Araújo, Leonardo Fillipe Marinho de Figueiredo, Rejane Maria da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Usuário final (Computadores) Interfaces de usuário (Sistema de computador) Inovação nos serviços públicos Digitização |
topic |
Usuário final (Computadores) Interfaces de usuário (Sistema de computador) Inovação nos serviços públicos Digitização |
description |
O presente relatório apresenta o trabalho realizado no aprimoramento da experiência de usuários de dez serviços públicos do governo federal brasileiro, como parte de um projeto de promoção da transformação digital da gestão pública, em prol de maior agilidade, responsividade e transparência aos cidadãos. Como objetivo geral, este estudo visou prestar apoio ao governo brasileiro na Jornada de Transformação dos Serviços, com a aplicação, adaptação e transformação de metodologias e ferramentas que subsidiassem o processo de aprimoramento da experiência do usuário de serviços públicos. Como metodologia, utilizou-se a técnica de estudo de caso dos serviços pesquisados, além de testes de usabilidade com usuários e gestores. Ambos foram subsidiados pela abordagem do Design Thinking, atrelada a princípios da etnografia. Identificaram-se, em cada serviço, dimensões e adequações a serem realizadas, que foram apresentadas aos gestores dos serviços como medida para o aprimoramento e a melhoria da experiência dos usuários. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24T12:52:40Z 2020-07-24T12:52:40Z 2020-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JUDICE, Marcelo Ortega et al. A experiência do usuário de serviços públicos do governo federal: relatório técnico. Brasíllia: Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2020. 61 p., il. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39292. https://repositorio.unb.br/handle/10482/39292 |
identifier_str_mv |
JUDICE, Marcelo Ortega et al. A experiência do usuário de serviços públicos do governo federal: relatório técnico. Brasíllia: Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2020. 61 p., il. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39292. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508382334222336 |