Ensino religioso e as religiões matrizes africanas no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Neto, Antonio Gomes da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7083
Resumo: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
id UNB_5e0415e14fb749bbb4de354d7fa592a9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7083
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ensino religioso e as religiões matrizes africanas no Distrito FederalReligiões - ÁfricaReligião - estudo e ensinoRelações étnicasDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.Essa dissertação abordou sobre a prática do racismo cultural e institucional em relação às religiões de matrizes Africanas, como manifestação da diversidade cultural e religiosidade, com ênfase na disciplina Ensino Religioso, que se constitui como área de conhecimento da base comum, de oferta obrigatória e de matrícula facultativa nos currículos do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas no Distrito Federal. A metodologia utilizada foi a qualitativa, que tornou possível uma discussão sobre a educação, com foco em relação a participação das Religiões de Matrizes Africanas no Ensino Religioso no Distrito Federal. Para tanto, foi citado o parâmetro das políticas públicas para o Ensino Religioso e as Religiões de Matrizes Africanas e a prática do racismo cultural e institucional. Nesse contexto, foi apresentada a questão da identidade religiosa e sua prática de ensino, enquanto elemento que reflete as identidades nos processos de inclusão e exclusão que constituem a questão da identidade e da diferença. Através de uma fundamentação teórica, foi discorrido sobre o Ensino Religioso, bem como identificou-se os estudos sobre as religiões de matrizes Africanas no Distrito Federal. Também, são apontadas as questões de Políticas Públicas para o Ensino Religioso face a diversidade cultural religiosa e como as religiões de matrizes Africanas participam desse processo de ensino-aprendizagem da disciplina. Portanto, a abordagem foi satisfatória, tendo em vista que se verificou de que modo as políticas públicas distritais contemplam as religiões Africanas no Ensino Religioso, considerando a diversidade populacional brasileira, e a perspectiva da inclusão educacional em relação à religiosidade afrobrasileira como forma de combate ao racismo, além das prerrogativas dos gestores da Secretaria de Educação do Distrito Federal no sentido de tornarem efetivas, as Políticas Públicas Afirmativas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis essay talks about the cultural racism and the institutional oeyne related to the african religion, like the declaration of religious and cultural diversity, emphasizeing the subject religion, that is commun area that must be offered and the facultative enrol in gymnasium and in high school at the public school in Distrito Federal. The used methodoly was the qualitative, that anabled to discuss about education, aiming the participation of african religious, teaching in Distrito Federal. It was mentioned the public Policies related to the religion teaching and the african religion and the practice of cultural racism and institutional. It was showed the religious identit and the teaching, like something that reflect the identit of the inclution process and exclusion that constitut the identit and the difference. Useing the theoric fundamentation, it was explained about the religious teaching as well it was identificated the beliefs in the african religion in Distrito Federal. It was showed the public policies related to the religious cultural diversity and how the african religion takes part in the learning process of this subject. Therefore, the research was good. It was proved that the public policies contemplates the teaching of african religion considerating the diversity of the brasilian population and the perscpective of the educational inclusion related to the african-brasilian religion like the way to stop the racism beyond the prericogative of educations's Ministerium in DF aiming the effective affirmative public policy.Botelho, Denise MariaCosta Neto, Antonio Gomes da2011-03-14T13:36:07Z2011-03-14T13:36:07Z2011-03-142010-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA NETO, Antonio Gomes da. Ensino religioso e as religiões matrizes africanas no Distrito Federal. 2010. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7083info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/7083Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino religioso e as religiões matrizes africanas no Distrito Federal
title Ensino religioso e as religiões matrizes africanas no Distrito Federal
spellingShingle Ensino religioso e as religiões matrizes africanas no Distrito Federal
Costa Neto, Antonio Gomes da
Religiões - África
Religião - estudo e ensino
Relações étnicas
title_short Ensino religioso e as religiões matrizes africanas no Distrito Federal
title_full Ensino religioso e as religiões matrizes africanas no Distrito Federal
title_fullStr Ensino religioso e as religiões matrizes africanas no Distrito Federal
title_full_unstemmed Ensino religioso e as religiões matrizes africanas no Distrito Federal
title_sort Ensino religioso e as religiões matrizes africanas no Distrito Federal
author Costa Neto, Antonio Gomes da
author_facet Costa Neto, Antonio Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Botelho, Denise Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Neto, Antonio Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Religiões - África
Religião - estudo e ensino
Relações étnicas
topic Religiões - África
Religião - estudo e ensino
Relações étnicas
description Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
2011-03-14T13:36:07Z
2011-03-14T13:36:07Z
2011-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA NETO, Antonio Gomes da. Ensino religioso e as religiões matrizes africanas no Distrito Federal. 2010. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7083
identifier_str_mv COSTA NETO, Antonio Gomes da. Ensino religioso e as religiões matrizes africanas no Distrito Federal. 2010. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580878027390976