Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40930 http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127 |
Resumo: | Diante do cenário atual de pandemia do coronavírus (Covid-19) pesquisadores dos mais variados segmentos das ciências têm se mobilizados para compreender a problemática, traçar estratégias de combate e supressão do contágio, bem como atenuar as consequências que, conforme experiência nacional e internacional, têm afetado drasticamente a vida da sociedade. Como professores, futuros professores e pesquisadores da área de ensino de ciências nos sentimos mobilizados a tratar a problemática a partir do ponto de vista das Questões Sociocientíficas (QSC). Dessa forma, este artigo busca delinear a problemática sob a perspectiva das QSC, definindo os aspectos controversos, e indicar possibilidades para o seu tratamento no âmbito escolar, evidenciando perspectivas formativas e metodológicas, entendendo este como um compromisso político e ético. Em tempos de crise, é fundamental mobilizarmos nossos conhecimentos em prol de seu entendimento, análise, crítica e superação. |
id |
UNB_5ee75e5a4974ef7e71fdb803b0963e66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/40930 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Paulo Gabriel Franco dosCosta, Natália Cristine CarlosBrito, Ariel Lima2021-05-17T22:10:47Z2021-05-17T22:10:47Z2021SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos; COSTA, Natália Cristine Carlos; BRITO, Ariel Lima. Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas: modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 26, n. 1, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/2069. Acesso em: 17 maio 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40930http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127Diante do cenário atual de pandemia do coronavírus (Covid-19) pesquisadores dos mais variados segmentos das ciências têm se mobilizados para compreender a problemática, traçar estratégias de combate e supressão do contágio, bem como atenuar as consequências que, conforme experiência nacional e internacional, têm afetado drasticamente a vida da sociedade. Como professores, futuros professores e pesquisadores da área de ensino de ciências nos sentimos mobilizados a tratar a problemática a partir do ponto de vista das Questões Sociocientíficas (QSC). Dessa forma, este artigo busca delinear a problemática sob a perspectiva das QSC, definindo os aspectos controversos, e indicar possibilidades para o seu tratamento no âmbito escolar, evidenciando perspectivas formativas e metodológicas, entendendo este como um compromisso político e ético. Em tempos de crise, é fundamental mobilizarmos nossos conhecimentos em prol de seu entendimento, análise, crítica e superação.In view of the current coronavirus pandemic scenario (Covid-19), researchers from the most varied segments of the sciences have been mobilized to understand the problem, outline strategies to combat and suppress contagion, as well as mitigate the consequences that, according to national and international experience, have dramatically affected the life of society. As teachers, future teachers and researchers in the field of science education, we feel mobilized to address the issue from the point of view of Socio-Scientific Issues (SSI). Thus, this article seeks to delineate the problem from the perspective of the SSI, defining the controversial aspects, and to indicate possibilities for its treatment in the school context, showing formative and methodological perspectives, understanding this as a political and ethical commitment. In times of crisis, it is essential to mobilize our knowledge in order to understand, analyze, criticize and overcome it.Instituto de Física - UFRGS(CC BY NC)info:eu-repo/semantics/openAccessCovid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionaisCovid-19 in the scope of socioscientific issues : modeling the problem and outlining educational possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAspectos sociaisCiências - estudo e ensinoCovid-19porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40930/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open accessORIGINALARTIGO_Covid-19AmbitoQuestões.pdfARTIGO_Covid-19AmbitoQuestões.pdfapplication/pdf358154http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40930/1/ARTIGO_Covid-19AmbitoQuest%c3%b5es.pdf164c8bb0d703a748e6a6217fc093a042MD51open access10482/409302023-05-24 20:26:05.408open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/40930U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-24T23:26:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Covid-19 in the scope of socioscientific issues : modeling the problem and outlining educational possibilities |
title |
Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais |
spellingShingle |
Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais Santos, Paulo Gabriel Franco dos Aspectos sociais Ciências - estudo e ensino Covid-19 |
title_short |
Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais |
title_full |
Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais |
title_fullStr |
Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais |
title_full_unstemmed |
Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais |
title_sort |
Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais |
author |
Santos, Paulo Gabriel Franco dos |
author_facet |
Santos, Paulo Gabriel Franco dos Costa, Natália Cristine Carlos Brito, Ariel Lima |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Natália Cristine Carlos Brito, Ariel Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Paulo Gabriel Franco dos Costa, Natália Cristine Carlos Brito, Ariel Lima |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Aspectos sociais Ciências - estudo e ensino Covid-19 |
topic |
Aspectos sociais Ciências - estudo e ensino Covid-19 |
description |
Diante do cenário atual de pandemia do coronavírus (Covid-19) pesquisadores dos mais variados segmentos das ciências têm se mobilizados para compreender a problemática, traçar estratégias de combate e supressão do contágio, bem como atenuar as consequências que, conforme experiência nacional e internacional, têm afetado drasticamente a vida da sociedade. Como professores, futuros professores e pesquisadores da área de ensino de ciências nos sentimos mobilizados a tratar a problemática a partir do ponto de vista das Questões Sociocientíficas (QSC). Dessa forma, este artigo busca delinear a problemática sob a perspectiva das QSC, definindo os aspectos controversos, e indicar possibilidades para o seu tratamento no âmbito escolar, evidenciando perspectivas formativas e metodológicas, entendendo este como um compromisso político e ético. Em tempos de crise, é fundamental mobilizarmos nossos conhecimentos em prol de seu entendimento, análise, crítica e superação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-17T22:10:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-17T22:10:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos; COSTA, Natália Cristine Carlos; BRITO, Ariel Lima. Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas: modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 26, n. 1, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/2069. Acesso em: 17 maio 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40930 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos; COSTA, Natália Cristine Carlos; BRITO, Ariel Lima. Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas: modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 26, n. 1, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/2069. Acesso em: 17 maio 2021. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40930 http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY NC) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY NC) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Física - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Física - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40930/2/license.txt http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40930/1/ARTIGO_Covid-19AmbitoQuest%c3%b5es.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701 164c8bb0d703a748e6a6217fc093a042 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803573462143336448 |