Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paulo Gabriel Franco dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Natália Cristine Carlos, Brito, Ariel Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40930
http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127
Resumo: Diante do cenário atual de pandemia do coronavírus (Covid-19) pesquisadores dos mais variados segmentos das ciências têm se mobilizados para compreender a problemática, traçar estratégias de combate e supressão do contágio, bem como atenuar as consequências que, conforme experiência nacional e internacional, têm afetado drasticamente a vida da sociedade. Como professores, futuros professores e pesquisadores da área de ensino de ciências nos sentimos mobilizados a tratar a problemática a partir do ponto de vista das Questões Sociocientíficas (QSC). Dessa forma, este artigo busca delinear a problemática sob a perspectiva das QSC, definindo os aspectos controversos, e indicar possibilidades para o seu tratamento no âmbito escolar, evidenciando perspectivas formativas e metodológicas, entendendo este como um compromisso político e ético. Em tempos de crise, é fundamental mobilizarmos nossos conhecimentos em prol de seu entendimento, análise, crítica e superação.
id UNB_5ee75e5a4974ef7e71fdb803b0963e66
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/40930
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Santos, Paulo Gabriel Franco dosCosta, Natália Cristine CarlosBrito, Ariel Lima2021-05-17T22:10:47Z2021-05-17T22:10:47Z2021SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos; COSTA, Natália Cristine Carlos; BRITO, Ariel Lima. Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas: modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 26, n. 1, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/2069. Acesso em: 17 maio 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40930http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127Diante do cenário atual de pandemia do coronavírus (Covid-19) pesquisadores dos mais variados segmentos das ciências têm se mobilizados para compreender a problemática, traçar estratégias de combate e supressão do contágio, bem como atenuar as consequências que, conforme experiência nacional e internacional, têm afetado drasticamente a vida da sociedade. Como professores, futuros professores e pesquisadores da área de ensino de ciências nos sentimos mobilizados a tratar a problemática a partir do ponto de vista das Questões Sociocientíficas (QSC). Dessa forma, este artigo busca delinear a problemática sob a perspectiva das QSC, definindo os aspectos controversos, e indicar possibilidades para o seu tratamento no âmbito escolar, evidenciando perspectivas formativas e metodológicas, entendendo este como um compromisso político e ético. Em tempos de crise, é fundamental mobilizarmos nossos conhecimentos em prol de seu entendimento, análise, crítica e superação.In view of the current coronavirus pandemic scenario (Covid-19), researchers from the most varied segments of the sciences have been mobilized to understand the problem, outline strategies to combat and suppress contagion, as well as mitigate the consequences that, according to national and international experience, have dramatically affected the life of society. As teachers, future teachers and researchers in the field of science education, we feel mobilized to address the issue from the point of view of Socio-Scientific Issues (SSI). Thus, this article seeks to delineate the problem from the perspective of the SSI, defining the controversial aspects, and to indicate possibilities for its treatment in the school context, showing formative and methodological perspectives, understanding this as a political and ethical commitment. In times of crisis, it is essential to mobilize our knowledge in order to understand, analyze, criticize and overcome it.Instituto de Física - UFRGS(CC BY NC)info:eu-repo/semantics/openAccessCovid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionaisCovid-19 in the scope of socioscientific issues : modeling the problem and outlining educational possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAspectos sociaisCiências - estudo e ensinoCovid-19porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40930/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open accessORIGINALARTIGO_Covid-19AmbitoQuestões.pdfARTIGO_Covid-19AmbitoQuestões.pdfapplication/pdf358154http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40930/1/ARTIGO_Covid-19AmbitoQuest%c3%b5es.pdf164c8bb0d703a748e6a6217fc093a042MD51open access10482/409302023-05-24 20:26:05.408open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/40930U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-24T23:26:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Covid-19 in the scope of socioscientific issues : modeling the problem and outlining educational possibilities
title Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais
spellingShingle Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais
Santos, Paulo Gabriel Franco dos
Aspectos sociais
Ciências - estudo e ensino
Covid-19
title_short Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais
title_full Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais
title_fullStr Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais
title_full_unstemmed Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais
title_sort Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais
author Santos, Paulo Gabriel Franco dos
author_facet Santos, Paulo Gabriel Franco dos
Costa, Natália Cristine Carlos
Brito, Ariel Lima
author_role author
author2 Costa, Natália Cristine Carlos
Brito, Ariel Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Paulo Gabriel Franco dos
Costa, Natália Cristine Carlos
Brito, Ariel Lima
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Aspectos sociais
Ciências - estudo e ensino
Covid-19
topic Aspectos sociais
Ciências - estudo e ensino
Covid-19
description Diante do cenário atual de pandemia do coronavírus (Covid-19) pesquisadores dos mais variados segmentos das ciências têm se mobilizados para compreender a problemática, traçar estratégias de combate e supressão do contágio, bem como atenuar as consequências que, conforme experiência nacional e internacional, têm afetado drasticamente a vida da sociedade. Como professores, futuros professores e pesquisadores da área de ensino de ciências nos sentimos mobilizados a tratar a problemática a partir do ponto de vista das Questões Sociocientíficas (QSC). Dessa forma, este artigo busca delinear a problemática sob a perspectiva das QSC, definindo os aspectos controversos, e indicar possibilidades para o seu tratamento no âmbito escolar, evidenciando perspectivas formativas e metodológicas, entendendo este como um compromisso político e ético. Em tempos de crise, é fundamental mobilizarmos nossos conhecimentos em prol de seu entendimento, análise, crítica e superação.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-17T22:10:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-17T22:10:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos; COSTA, Natália Cristine Carlos; BRITO, Ariel Lima. Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas: modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 26, n. 1, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/2069. Acesso em: 17 maio 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/40930
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127
identifier_str_mv SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos; COSTA, Natália Cristine Carlos; BRITO, Ariel Lima. Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas: modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 26, n. 1, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/2069. Acesso em: 17 maio 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40930
http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY NC)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY NC)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Física - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Física - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40930/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40930/1/ARTIGO_Covid-19AmbitoQuest%c3%b5es.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701
164c8bb0d703a748e6a6217fc093a042
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573462143336448