Práticas curriculares e questões sociocientíficas : possibilidades para um ensino de ciências reflexivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mantovani, Eduardo Eliasquevitch
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109154
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Mirian Pacheco Silva Albrecht.
id UFBC_91dd97fa840a10763a781bc56cef9573
oai_identifier_str oai:BDTD:109154
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Práticas curriculares e questões sociocientíficas : possibilidades para um ensino de ciências reflexivoCURRÍCULO DE ENSINO MÉDIOPRÁTICA DE ENSINOPRÁTICAS CURRICULARESCIÊNCIA - ESTUDO E ENSINOCURRICULUMCURRICULAR PRACTICESTEACHING SCIENCEPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Mirian Pacheco Silva Albrecht.Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2017.Este estudo busca analisar a inserção das QSC em práticas curriculares, fomentando possibilidades no ensino de Ciências que o tornem crítico e reflexivo. A partir da hipótese de que as questões sociocientíficas podem promover uma prática curricular que favoreça a perspectiva crítico-reflexiva no ensino de Ciências, apresentamos o problema da pesquisa: Como as práticas curriculares vinculadas a uma educação por meio de QSC possibilitam a um graduando, participante do Pibid, uma abertura de perspectivas para o ensino de Ciências contextualizado e reflexivo? O principal objetivo deste trabalho consistiu em analisar a utilização das QSC enquanto possibilidade para o desenvolvimento de uma prática curricular capaz de permitir o ensino de ciências dialógico, através do estímulo de práticas didáticas que valorizem a formação crítico-reflexiva. Em face disso, seguem-se os pressupostos da abordagem qualitativa. Para a constituição dos dados, aplicou-se um questionário, além da realização de uma entrevista com quatro participantes de uma oficina formativa ofertada para graduandos participantes do Pibid/Biologia/UFABC. Após a análise de conteúdo, foram construídas categorias que propiciaram uma análise minuciosa dos dados constituídos centrada nos aspectos referentes ao currículo, às práticas curriculares, à inserção e à elaboração das QSC, além do impacto positivo das QSC nestas práticas. Os resultados demonstram a importância de constantes discussões relacionadas ao currículo e suas práticas, a partir da compreensão do currículo não só em seu processo de integração ao ambiente escolar, bem como a complexidade da utilização das QSC no cotidiano da sala de aula e a relevância dos programas de formação inicial e continuada dos professores da educação básica.This study seeks to analyse the insertion of SSI in curricular practices, promoting a critical and reflexive teaching of science. From the hypothesis that socio-scientific issues promote a curricular practice that fosters a science teaching guided by a critical-reflective perspective, we relate the research problem: How SSI can promote curricular practices in order to foster more reflective and contextualized science teaching. The main objective of this study was to analyse the use of SSI as a possibility for the development of a curricular practice that permits a teaching of dialogic sciences, through the stimulation of didactic practices that value critical-reflexive education. For this, we follow the assumptions of the qualitative approach. For the constitution of the data, an educational workshop was held with UFABC undergraduates participating in the PIBID (Institutional Teaching Initiative Scholarship Programme). The data was analysed through the construction of categories. The construction of categories allowed for a more detailed analysis of the data, focusing on the aspects involving the curriculum, curricular practices, the insertion and elaboration of SSI and the positive impact of the SSI on these practices. The results of this research show us the importance of the discussions related to the curriculum and its practices, from the understanding of the curriculum in its process of integration to the school environmental, as well as its complexity in the application of SSI into everyday classroom life and in the relevance of initial and continuing education programs for Basic Education teachers.Albrecht, Mirian Pacheco SilvaCapecchi, Maria Candida Varone de MoraisRosa, Maria Inês de Freitas Petrucci S.Mantovani, Eduardo Eliasquevitch2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf107 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109154http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109154&midiaext=75644http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109154&midiaext=75643Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=109154porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-22T15:41:18Zoai:BDTD:109154Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2018-06-22T15:41:18Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas curriculares e questões sociocientíficas : possibilidades para um ensino de ciências reflexivo
title Práticas curriculares e questões sociocientíficas : possibilidades para um ensino de ciências reflexivo
spellingShingle Práticas curriculares e questões sociocientíficas : possibilidades para um ensino de ciências reflexivo
Mantovani, Eduardo Eliasquevitch
CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO
PRÁTICA DE ENSINO
PRÁTICAS CURRICULARES
CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO
CURRICULUM
CURRICULAR PRACTICES
TEACHING SCIENCE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short Práticas curriculares e questões sociocientíficas : possibilidades para um ensino de ciências reflexivo
title_full Práticas curriculares e questões sociocientíficas : possibilidades para um ensino de ciências reflexivo
title_fullStr Práticas curriculares e questões sociocientíficas : possibilidades para um ensino de ciências reflexivo
title_full_unstemmed Práticas curriculares e questões sociocientíficas : possibilidades para um ensino de ciências reflexivo
title_sort Práticas curriculares e questões sociocientíficas : possibilidades para um ensino de ciências reflexivo
author Mantovani, Eduardo Eliasquevitch
author_facet Mantovani, Eduardo Eliasquevitch
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albrecht, Mirian Pacheco Silva
Capecchi, Maria Candida Varone de Morais
Rosa, Maria Inês de Freitas Petrucci S.
dc.contributor.author.fl_str_mv Mantovani, Eduardo Eliasquevitch
dc.subject.por.fl_str_mv CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO
PRÁTICA DE ENSINO
PRÁTICAS CURRICULARES
CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO
CURRICULUM
CURRICULAR PRACTICES
TEACHING SCIENCE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO
PRÁTICA DE ENSINO
PRÁTICAS CURRICULARES
CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO
CURRICULUM
CURRICULAR PRACTICES
TEACHING SCIENCE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Mirian Pacheco Silva Albrecht.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109154
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109154&midiaext=75644
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109154&midiaext=75643
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=109154
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
107 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502100980498432