Estratégias de Aprendizagem no Ensino Técnico Profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712015000300433 |
Resumo: | Resumo Esta pesquisa teve como foco a adaptação da escala validada de Estratégias de Aprendizagem, voltada ao ensino fundamental, de forma que possibilitasse o levantamento de evidências de validade fatorial para seu emprego no ensino técnico-profissional. Também visou levantar as estratégias de aprendizagem empregadas por esses alunos. Participaram 709 estudantes do ensino técnico-profissional, provenientes de uma instituição privada e outra pública federal. Por meio dos resultados apresentados, foi possível evidenciar a validade do instrumento que confirmou a estrutura de três fatores na análise fatorial exploratória, apontada em estudos anteriores. Os alfas de Cronbach da escala toda (0,74), subescalas Ausência de Estratégias de Aprendizagem (0,77) e Estratégias Cognitivas (0,73) foram considerados aceitáveis com exceção a subescala de Estratégias Metacognitivas (0,57). O estudo também apontou que parte significativa dos estudantes relata recorrer às estratégias de aprendizagem, sobretudo a utilização de estratégias cognitivas. Os dados foram discutidos à luz das implicações psicoeducacionais. |
id |
USF-1_b07e47c5a4879e0bab9f2836578947c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712015000300433 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de Aprendizagem no Ensino Técnico Profissionalanálise fatorialensino profissionalizanteaprendizagemestratégias de aprendizagem cognitivasestratégias de aprendizagem metacognitivasResumo Esta pesquisa teve como foco a adaptação da escala validada de Estratégias de Aprendizagem, voltada ao ensino fundamental, de forma que possibilitasse o levantamento de evidências de validade fatorial para seu emprego no ensino técnico-profissional. Também visou levantar as estratégias de aprendizagem empregadas por esses alunos. Participaram 709 estudantes do ensino técnico-profissional, provenientes de uma instituição privada e outra pública federal. Por meio dos resultados apresentados, foi possível evidenciar a validade do instrumento que confirmou a estrutura de três fatores na análise fatorial exploratória, apontada em estudos anteriores. Os alfas de Cronbach da escala toda (0,74), subescalas Ausência de Estratégias de Aprendizagem (0,77) e Estratégias Cognitivas (0,73) foram considerados aceitáveis com exceção a subescala de Estratégias Metacognitivas (0,57). O estudo também apontou que parte significativa dos estudantes relata recorrer às estratégias de aprendizagem, sobretudo a utilização de estratégias cognitivas. Os dados foram discutidos à luz das implicações psicoeducacionais.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712015000300433Psico-USF v.20 n.3 2015reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712015200306info:eu-repo/semantics/openAccessScacchetti,Fabio Alexandre PereiraOliveira,Katya Luciane deMoreira,Ana Elisa da Costapor2015-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712015000300433Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2015-12-15T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de Aprendizagem no Ensino Técnico Profissional |
title |
Estratégias de Aprendizagem no Ensino Técnico Profissional |
spellingShingle |
Estratégias de Aprendizagem no Ensino Técnico Profissional Scacchetti,Fabio Alexandre Pereira análise fatorial ensino profissionalizante aprendizagem estratégias de aprendizagem cognitivas estratégias de aprendizagem metacognitivas |
title_short |
Estratégias de Aprendizagem no Ensino Técnico Profissional |
title_full |
Estratégias de Aprendizagem no Ensino Técnico Profissional |
title_fullStr |
Estratégias de Aprendizagem no Ensino Técnico Profissional |
title_full_unstemmed |
Estratégias de Aprendizagem no Ensino Técnico Profissional |
title_sort |
Estratégias de Aprendizagem no Ensino Técnico Profissional |
author |
Scacchetti,Fabio Alexandre Pereira |
author_facet |
Scacchetti,Fabio Alexandre Pereira Oliveira,Katya Luciane de Moreira,Ana Elisa da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Katya Luciane de Moreira,Ana Elisa da Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scacchetti,Fabio Alexandre Pereira Oliveira,Katya Luciane de Moreira,Ana Elisa da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
análise fatorial ensino profissionalizante aprendizagem estratégias de aprendizagem cognitivas estratégias de aprendizagem metacognitivas |
topic |
análise fatorial ensino profissionalizante aprendizagem estratégias de aprendizagem cognitivas estratégias de aprendizagem metacognitivas |
description |
Resumo Esta pesquisa teve como foco a adaptação da escala validada de Estratégias de Aprendizagem, voltada ao ensino fundamental, de forma que possibilitasse o levantamento de evidências de validade fatorial para seu emprego no ensino técnico-profissional. Também visou levantar as estratégias de aprendizagem empregadas por esses alunos. Participaram 709 estudantes do ensino técnico-profissional, provenientes de uma instituição privada e outra pública federal. Por meio dos resultados apresentados, foi possível evidenciar a validade do instrumento que confirmou a estrutura de três fatores na análise fatorial exploratória, apontada em estudos anteriores. Os alfas de Cronbach da escala toda (0,74), subescalas Ausência de Estratégias de Aprendizagem (0,77) e Estratégias Cognitivas (0,73) foram considerados aceitáveis com exceção a subescala de Estratégias Metacognitivas (0,57). O estudo também apontou que parte significativa dos estudantes relata recorrer às estratégias de aprendizagem, sobretudo a utilização de estratégias cognitivas. Os dados foram discutidos à luz das implicações psicoeducacionais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712015000300433 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712015000300433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-82712015200306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.20 n.3 2015 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937787908816896 |