O que a Antropologia pode fazer pelas crianças?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Fernanda
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Oliveira, Sueli do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48145
https://doi.org/10.5007/2175-8034.2024.e93948
https://orcid.org/0000-0002-1788-8662
https://orcid.org/0000-0003-1926-1748
Resumo: Este artigo defende a prática da Antropologia com crianças como uma forma de expandir os horizontes da disciplina e permitir a educação do/a antropólogo/a. Tal perspectiva implica uma reflexão constante sobre a formação do/a antropólogo/a, uma vez que o/a aprendiz deve estar aberto/a a novas abordagens e à contínua evolução da disciplina. Ao realizar etnografias com crianças, torna-se possível questionar as representações hegemônicas sobre a infância e ampliar a compreensão convencional acerca desse fenômeno em nível global. Nesse sentido, é crucial que a formação em Antropologia considere a reflexão sobre educação, crianças e infância, com o objetivo de preparar antropólogos/as capazes de lidar com a complexidade e a diversidade da infância e das experiências das crianças. Além disso, é necessária uma revisão sobre a associação imediata de educação ao ensino e escolarização, de forma a ampliar a compreensão acerca dos diversos modos de aprendizagem.
id UNB_6290dfcfdda252301a9a0cf1f0a76f7b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48145
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O que a Antropologia pode fazer pelas crianças?What can Anthropology do for children?AntropologiaAprendizagemEducaçãoEtnografiaFormaçãoEste artigo defende a prática da Antropologia com crianças como uma forma de expandir os horizontes da disciplina e permitir a educação do/a antropólogo/a. Tal perspectiva implica uma reflexão constante sobre a formação do/a antropólogo/a, uma vez que o/a aprendiz deve estar aberto/a a novas abordagens e à contínua evolução da disciplina. Ao realizar etnografias com crianças, torna-se possível questionar as representações hegemônicas sobre a infância e ampliar a compreensão convencional acerca desse fenômeno em nível global. Nesse sentido, é crucial que a formação em Antropologia considere a reflexão sobre educação, crianças e infância, com o objetivo de preparar antropólogos/as capazes de lidar com a complexidade e a diversidade da infância e das experiências das crianças. Além disso, é necessária uma revisão sobre a associação imediata de educação ao ensino e escolarização, de forma a ampliar a compreensão acerca dos diversos modos de aprendizagem.This article advocates for the practice of Anthropology with children as a way to broaden the horizons of the discipline and enable the education of the anthropologist. This perspective involves constant reflection on the education of the anthropologist, as the apprentice must be open to new approaches and the ongoing development of the discipline. By conducting ethnographies with children, it becomes possible to question hegemonic representations of childhood and expand the conventional understanding of this phenomenon on a global level. In this sense, it is crucial for Anthropology training to consider reflection on education, children, and childhood, with the goal of preparing anthropologists capable of dealing with the complexity and diversity of childhood and children’s experiences. Additionally, a review is necessary of the immediate association of education with teaching and schooling, in order to expand the understanding of the various modes of learning.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa CatarinaUniversidade de BrasíliaUniversidade Federal do Estado do Rio de JaneiroInstituto Federal do Norte de Minas GeraisUniversidade Federal de Minas GeraisMüller, FernandaOliveira, Sueli do Carmo2024-05-29T15:40:29Z2024-05-29T15:40:29Z2024-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMÜLLER, Fernanda; OLIVEIRA, Sueli do Carmo. O que a Antropologia pode fazer pelas crianças?. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 26, n. 1, 2024. DOI: 10.5007/2175-8034.2024.e93948. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/93948. Acesso em: 29 maio. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48145https://doi.org/10.5007/2175-8034.2024.e93948https://orcid.org/0000-0002-1788-8662https://orcid.org/0000-0003-1926-1748por(CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-SA 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-05-29T16:10:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/48145Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-05-29T16:10:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O que a Antropologia pode fazer pelas crianças?
What can Anthropology do for children?
title O que a Antropologia pode fazer pelas crianças?
spellingShingle O que a Antropologia pode fazer pelas crianças?
Müller, Fernanda
Antropologia
Aprendizagem
Educação
Etnografia
Formação
title_short O que a Antropologia pode fazer pelas crianças?
title_full O que a Antropologia pode fazer pelas crianças?
title_fullStr O que a Antropologia pode fazer pelas crianças?
title_full_unstemmed O que a Antropologia pode fazer pelas crianças?
title_sort O que a Antropologia pode fazer pelas crianças?
author Müller, Fernanda
author_facet Müller, Fernanda
Oliveira, Sueli do Carmo
author_role author
author2 Oliveira, Sueli do Carmo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
Universidade Federal de Minas Gerais
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Fernanda
Oliveira, Sueli do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia
Aprendizagem
Educação
Etnografia
Formação
topic Antropologia
Aprendizagem
Educação
Etnografia
Formação
description Este artigo defende a prática da Antropologia com crianças como uma forma de expandir os horizontes da disciplina e permitir a educação do/a antropólogo/a. Tal perspectiva implica uma reflexão constante sobre a formação do/a antropólogo/a, uma vez que o/a aprendiz deve estar aberto/a a novas abordagens e à contínua evolução da disciplina. Ao realizar etnografias com crianças, torna-se possível questionar as representações hegemônicas sobre a infância e ampliar a compreensão convencional acerca desse fenômeno em nível global. Nesse sentido, é crucial que a formação em Antropologia considere a reflexão sobre educação, crianças e infância, com o objetivo de preparar antropólogos/as capazes de lidar com a complexidade e a diversidade da infância e das experiências das crianças. Além disso, é necessária uma revisão sobre a associação imediata de educação ao ensino e escolarização, de forma a ampliar a compreensão acerca dos diversos modos de aprendizagem.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-29T15:40:29Z
2024-05-29T15:40:29Z
2024-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MÜLLER, Fernanda; OLIVEIRA, Sueli do Carmo. O que a Antropologia pode fazer pelas crianças?. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 26, n. 1, 2024. DOI: 10.5007/2175-8034.2024.e93948. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/93948. Acesso em: 29 maio. 2024.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48145
https://doi.org/10.5007/2175-8034.2024.e93948
https://orcid.org/0000-0002-1788-8662
https://orcid.org/0000-0003-1926-1748
identifier_str_mv MÜLLER, Fernanda; OLIVEIRA, Sueli do Carmo. O que a Antropologia pode fazer pelas crianças?. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 26, n. 1, 2024. DOI: 10.5007/2175-8034.2024.e93948. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/93948. Acesso em: 29 maio. 2024.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48145
https://doi.org/10.5007/2175-8034.2024.e93948
https://orcid.org/0000-0002-1788-8662
https://orcid.org/0000-0003-1926-1748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580858693746688