O Jardim Zoológico enquanto espaço não formal para promoção do desenvolvimento de etapas do raciocínio científico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11185 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2012. |
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O Jardim Zoológico enquanto espaço não formal para promoção do desenvolvimento de etapas do raciocínio científicoEnsino de ciênciasInstituições e sociedades científicasPesquisa-ação em educaçãoCiência - metodologiaPesquisa educacionalDissertação (mestrado)—Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2012.Durante muito tempo, e em vários países do mundo, os jardins zoológicos foram locais usados para mera exposição de animais confinados em condições precárias e sujeitos a condicionamentos cruéis, sendo espaços de visitação restritos as castas dominantes. Atualmente, em um numero significativo de instituições, entretenimento deixou de ser a única função desse tipo de ambiente, somando-se a outras importantes funções como conservação, pesquisa e educação. Alguns dados sugerem que o uso desse tipo de espaço não formal de educação como instrumento pedagógico para o aprendizado de conceitos formais de ensino vem se ampliando a cada dia. No entanto, em diversas situações, a prática de campo quando não devidamente planejada e executada, acaba por não surtir o efeito desejado no que diz respeito à apropriação de conceitos. Considerando esse fato, essa pesquisa teórica teve como objetivo principal, a construção de um material didático que busca auxiliar o professor em suas ações, oferecendo sugestões metodológicas para que o aluno vivencie e desenvolva etapas do pensamento cientifico, como observação, registro e analise de dados, inferências, classificação e divulgação, a partir de uma visita orientada ao serpentário do Jardim Zoológico de Brasília. O material e a pesquisa tiveram como referencial a Teoria de Desequilibração proposta por Piaget (1972). Algumas das sugestões metodológicas encontradas nesse recurso didático foram, em parte, resultado de experiências como Professor e Educador do Zôo, podendo esse instrumento vir a ser avaliado em pesquisas futuras. O pequeno número de publicações que trata do uso de zoológicos para o ensino de ciências indica uma evidente necessidade de discussões mais amplas e investigações acerca desse tema, visando conhecer como essa relação se estabelece, e quais são os elementos que justificam a dificuldade, muitas vezes demonstrada pelos educadores, na obtenção de êxitos maiores. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTFor a long time, and in many countries, zoos were used for mere exposure of animals confined in squalid conditions and subjected to cruel conditioning, and space restricted visitation dominant castes. Currently a significant number of institutions, entertainment is no longer the sole function of such an environment, adding to other important functions such as conservation, research and education. Some data suggest that the use of such space education week as an educational tool for learning concepts of formal education has been expanding every day. However, in many situations, the practice field when not properly planned and executed, turns out not to have the effect desired with regard to the appropriation of concepts. Considering this fact, this theoretical research aimed to the construction of educational material that seeks to assist the teacher in their actions, providing methodological suggestions for the student to experience and develop steps of scientific thought, such as observation, recording and analyzing objects, inference, classification and disclosure, from a guided visit to the snake collection of Brasilia Zoo. The material and research had as its reference Desequilibração theory proposed by Piaget (1972). Some of the methodological suggestions found in this teaching resource were partly the result of experience as Teacher and Educator of the Zoo, and this instrument may prove to be evaluated in future research. The small number of publications dealing with the use of zoos to science education indicates a clear need for wider discussion and research on this topic, aiming to know how this relationship is established, and what are the elements that justify the difficulty often shown by educators in achieving greater success.Guimarães, Eliane MendesBrito, Alberto Gomes2012-09-14T20:57:10Z2012-09-14T20:57:10Z2012-09-142012-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITO, Alberto Gomes. O Jardim Zoológico enquanto espaço não formal para promoção do desenvolvimento de etapas do raciocínio científico. 2012. 114 f., il. 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