Motivação para a carreira docente e construção de identidades : o papel dos pesquisadores em ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Carmen Silvia da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30065
http://dx.doi.org/10.5935/0100-4042.20150155
Resumo: This research aims to identify the reasons that lead students to pursue a specific course of chemistry teacher training, i.e., their perspectives on the course and the teaching career, and if they are motivated by trainers to become basic education (BE) teachers. It was concluded that most students did not want to be teachers of BE. They identified through the social context of the course that the teachers focused on the area of chemistry teaching sought to motivate them for this career, whereas the teachers of these specific areas of chemistry encouraged them to seek other career opportunities.
id UNB_673d1f85340cd674c2306783158bbd46
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30065
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Motivação para a carreira docente e construção de identidades : o papel dos pesquisadores em ensino de químicaMotivation to choose a teaching career and the construction of identities : the role of chemistry teaching researchersProfessores - formaçãoIdentidadeQuímica - estudo e ensinoThis research aims to identify the reasons that lead students to pursue a specific course of chemistry teacher training, i.e., their perspectives on the course and the teaching career, and if they are motivated by trainers to become basic education (BE) teachers. It was concluded that most students did not want to be teachers of BE. They identified through the social context of the course that the teachers focused on the area of chemistry teaching sought to motivate them for this career, whereas the teachers of these specific areas of chemistry encouraged them to seek other career opportunities.Instituto de Química (IQ)Sociedade Brasileira de Química2017-12-07T05:17:15Z2017-12-07T05:17:15Z2016-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSÁ, Carmen Silvia da S.; SANTOS, Wildson Luiz P. Motivação para a carreira docente e construção de identidades: o papel dos pesquisadores em ensino de química. Química Nova, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 104-111, jan. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422016000100104&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/0100-4042.20150155.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30065http://dx.doi.org/10.5935/0100-4042.20150155Química Nova - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422016000100104&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 mar. 2018info:eu-repo/semantics/openAccessSá, Carmen Silvia da SilvaSantos, Wildson Luiz Pereira dosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-20T13:37:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/30065Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-20T13:37:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para a carreira docente e construção de identidades : o papel dos pesquisadores em ensino de química
Motivation to choose a teaching career and the construction of identities : the role of chemistry teaching researchers
title Motivação para a carreira docente e construção de identidades : o papel dos pesquisadores em ensino de química
spellingShingle Motivação para a carreira docente e construção de identidades : o papel dos pesquisadores em ensino de química
Sá, Carmen Silvia da Silva
Professores - formação
Identidade
Química - estudo e ensino
title_short Motivação para a carreira docente e construção de identidades : o papel dos pesquisadores em ensino de química
title_full Motivação para a carreira docente e construção de identidades : o papel dos pesquisadores em ensino de química
title_fullStr Motivação para a carreira docente e construção de identidades : o papel dos pesquisadores em ensino de química
title_full_unstemmed Motivação para a carreira docente e construção de identidades : o papel dos pesquisadores em ensino de química
title_sort Motivação para a carreira docente e construção de identidades : o papel dos pesquisadores em ensino de química
author Sá, Carmen Silvia da Silva
author_facet Sá, Carmen Silvia da Silva
Santos, Wildson Luiz Pereira dos
author_role author
author2 Santos, Wildson Luiz Pereira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Carmen Silvia da Silva
Santos, Wildson Luiz Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Identidade
Química - estudo e ensino
topic Professores - formação
Identidade
Química - estudo e ensino
description This research aims to identify the reasons that lead students to pursue a specific course of chemistry teacher training, i.e., their perspectives on the course and the teaching career, and if they are motivated by trainers to become basic education (BE) teachers. It was concluded that most students did not want to be teachers of BE. They identified through the social context of the course that the teachers focused on the area of chemistry teaching sought to motivate them for this career, whereas the teachers of these specific areas of chemistry encouraged them to seek other career opportunities.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01
2017-12-07T05:17:15Z
2017-12-07T05:17:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SÁ, Carmen Silvia da S.; SANTOS, Wildson Luiz P. Motivação para a carreira docente e construção de identidades: o papel dos pesquisadores em ensino de química. Química Nova, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 104-111, jan. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422016000100104&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/0100-4042.20150155.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30065
http://dx.doi.org/10.5935/0100-4042.20150155
identifier_str_mv SÁ, Carmen Silvia da S.; SANTOS, Wildson Luiz P. Motivação para a carreira docente e construção de identidades: o papel dos pesquisadores em ensino de química. Química Nova, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 104-111, jan. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422016000100104&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/0100-4042.20150155.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30065
http://dx.doi.org/10.5935/0100-4042.20150155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Química
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Química
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580833405239296