Motivação para a carreira docente e construção de identidades : o papel dos pesquisadores em ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30065 http://dx.doi.org/10.5935/0100-4042.20150155 |
Resumo: | This research aims to identify the reasons that lead students to pursue a specific course of chemistry teacher training, i.e., their perspectives on the course and the teaching career, and if they are motivated by trainers to become basic education (BE) teachers. It was concluded that most students did not want to be teachers of BE. They identified through the social context of the course that the teachers focused on the area of chemistry teaching sought to motivate them for this career, whereas the teachers of these specific areas of chemistry encouraged them to seek other career opportunities. |
id |
UNB_673d1f85340cd674c2306783158bbd46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/30065 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivação para a carreira docente e construção de identidades : o papel dos pesquisadores em ensino de químicaMotivation to choose a teaching career and the construction of identities : the role of chemistry teaching researchersProfessores - formaçãoIdentidadeQuímica - estudo e ensinoThis research aims to identify the reasons that lead students to pursue a specific course of chemistry teacher training, i.e., their perspectives on the course and the teaching career, and if they are motivated by trainers to become basic education (BE) teachers. It was concluded that most students did not want to be teachers of BE. They identified through the social context of the course that the teachers focused on the area of chemistry teaching sought to motivate them for this career, whereas the teachers of these specific areas of chemistry encouraged them to seek other career opportunities.Instituto de Química (IQ)Sociedade Brasileira de Química2017-12-07T05:17:15Z2017-12-07T05:17:15Z2016-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSÁ, Carmen Silvia da S.; SANTOS, Wildson Luiz P. Motivação para a carreira docente e construção de identidades: o papel dos pesquisadores em ensino de química. Química Nova, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 104-111, jan. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422016000100104&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/0100-4042.20150155.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30065http://dx.doi.org/10.5935/0100-4042.20150155Química Nova - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422016000100104&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 mar. 2018info:eu-repo/semantics/openAccessSá, Carmen Silvia da SilvaSantos, Wildson Luiz Pereira dosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-20T13:37:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/30065Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-20T13:37:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação para a carreira docente e construção de identidades : o papel dos pesquisadores em ensino de química Motivation to choose a teaching career and the construction of identities : the role of chemistry teaching researchers |
title |
Motivação para a carreira docente e construção de identidades : o papel dos pesquisadores em ensino de química |
spellingShingle |
Motivação para a carreira docente e construção de identidades : o papel dos pesquisadores em ensino de química Sá, Carmen Silvia da Silva Professores - formação Identidade Química - estudo e ensino |
title_short |
Motivação para a carreira docente e construção de identidades : o papel dos pesquisadores em ensino de química |
title_full |
Motivação para a carreira docente e construção de identidades : o papel dos pesquisadores em ensino de química |
title_fullStr |
Motivação para a carreira docente e construção de identidades : o papel dos pesquisadores em ensino de química |
title_full_unstemmed |
Motivação para a carreira docente e construção de identidades : o papel dos pesquisadores em ensino de química |
title_sort |
Motivação para a carreira docente e construção de identidades : o papel dos pesquisadores em ensino de química |
author |
Sá, Carmen Silvia da Silva |
author_facet |
Sá, Carmen Silvia da Silva Santos, Wildson Luiz Pereira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Wildson Luiz Pereira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Carmen Silvia da Silva Santos, Wildson Luiz Pereira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - formação Identidade Química - estudo e ensino |
topic |
Professores - formação Identidade Química - estudo e ensino |
description |
This research aims to identify the reasons that lead students to pursue a specific course of chemistry teacher training, i.e., their perspectives on the course and the teaching career, and if they are motivated by trainers to become basic education (BE) teachers. It was concluded that most students did not want to be teachers of BE. They identified through the social context of the course that the teachers focused on the area of chemistry teaching sought to motivate them for this career, whereas the teachers of these specific areas of chemistry encouraged them to seek other career opportunities. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01 2017-12-07T05:17:15Z 2017-12-07T05:17:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SÁ, Carmen Silvia da S.; SANTOS, Wildson Luiz P. Motivação para a carreira docente e construção de identidades: o papel dos pesquisadores em ensino de química. Química Nova, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 104-111, jan. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422016000100104&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/0100-4042.20150155. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30065 http://dx.doi.org/10.5935/0100-4042.20150155 |
identifier_str_mv |
SÁ, Carmen Silvia da S.; SANTOS, Wildson Luiz P. Motivação para a carreira docente e construção de identidades: o papel dos pesquisadores em ensino de química. Química Nova, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 104-111, jan. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422016000100104&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/0100-4042.20150155. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30065 http://dx.doi.org/10.5935/0100-4042.20150155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Química |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Química |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580833405239296 |