Avaliando o curso de Ciências Contábeis : uma visão dos alunos da UnB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Polyana Barcelos de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Freire, Fátima de Souza, Fernandes, José Lúcio Tozetti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14508
Resumo: O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações in loco do Ministério da Educação possibilitam a produção de indicadores de qualidade. Com base nos mecanismos de avaliação disponíveis pelos órgãos avaliadores, questiona-se: qual conceito os alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB) dariam ao seu curso? O objetivo do trabalho é identificar pontos fortes e fracos do curso, permitindo que um olhar interno, de seus alunos iniciantes e concluintes, seja instrumento de autorreflexão e compreensão da realidade em busca de aperfeiçoamento e melhora da qualidade da educação. Foi feita uma adaptação do questionário (Reconhecimento de Cursos de Graduação de Bacharelado e Licenciatura) da avaliação dos cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e aplicado aos alunos de Ciências Contábeis da UnB que fizeram a prova do Enade em 2009. Conclui-se que, enquanto as qualificações do coordenador e do corpo docente são os principais pontos fortes, o laboratório especializado, o programa de atendimento extraclasse, o estágio supervisionado e a assinatura de periódicos são os principais gargalos do curso. De uma nota entre 1 a 5, o conceito geral dado ao Curso de Ciências Contábeis pelos seus alunos ficou igual a 3, significando suficiente; vale ressaltar que os iniciantes atribuíram notas mais altas que os concluintes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_6998370ebd58e43569cf7a6b6673e67d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/14508
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliando o curso de Ciências Contábeis : uma visão dos alunos da UnBEvaluating the Accounting Sciences course : a perspective from UnB studentsEvaluación del curso de Ciencias Contables : una visión de los estudiantes de la UnB (Universidad de Brasilia – Brasil)Avaliação de cursoCiências contábeisUniversidade de BrasíliaO Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações in loco do Ministério da Educação possibilitam a produção de indicadores de qualidade. Com base nos mecanismos de avaliação disponíveis pelos órgãos avaliadores, questiona-se: qual conceito os alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB) dariam ao seu curso? O objetivo do trabalho é identificar pontos fortes e fracos do curso, permitindo que um olhar interno, de seus alunos iniciantes e concluintes, seja instrumento de autorreflexão e compreensão da realidade em busca de aperfeiçoamento e melhora da qualidade da educação. Foi feita uma adaptação do questionário (Reconhecimento de Cursos de Graduação de Bacharelado e Licenciatura) da avaliação dos cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e aplicado aos alunos de Ciências Contábeis da UnB que fizeram a prova do Enade em 2009. Conclui-se que, enquanto as qualificações do coordenador e do corpo docente são os principais pontos fortes, o laboratório especializado, o programa de atendimento extraclasse, o estágio supervisionado e a assinatura de periódicos são os principais gargalos do curso. De uma nota entre 1 a 5, o conceito geral dado ao Curso de Ciências Contábeis pelos seus alunos ficou igual a 3, significando suficiente; vale ressaltar que os iniciantes atribuíram notas mais altas que os concluintes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe National Examination of Students Performance (Enade/NESP) and the on-site evaluations of the Ministry of Education allows for the production of quality indicators. Based on the assessment mechanisms made available by the appraisal organizations, we question: what assessment grade the students in Accounting Sciences from the University of Brasília (UnB) would give to their course? The objective is to identify the strengths and weaknesses of the course, allowing an inside look from the course’s freshmen students and senior undergraduates, also working as a self-reflection and understanding of the reality in search of refinement and improvement of education quality. An adaptation of the questionnaire used for the evaluation of graduation courses by the National Institute of Educational Studies and Research Teixeira (Inep) (Recognition of Undergraduate Courses and Bachelor Degree) was produced and thus applied to students of the Accounting Sciences course of UNB who made the Enade test in 2009. We conclude that while the qualifications of the coordinator and faculty are key strengths of the course, the specialized laboratory, the extra-care program, the supervised training and subscriptions to periodicals are the main hindrances of the course. From the range of possible scores – between 1 and 5 –, the students general assessment grade of the Accounting Sciences Course was equal to 3, meaning sufficient; it should be mentioned that freshmen attributed higher scores than senior undergraduates. _________________________________________________________________________________ RESUMENEl Examen Nacional de Desempeño de Estudiantes en Brasil (ENADE) y las evaluaciones in loco del Ministerio de Educación permiten la producción de indicadores de calidad. Con base en los mecanismos de evaluación de las instituciones responsables, surge la pregunta: ¿qué concepto los estudiantes de Ciencias Contables de la Universidad de Brasilia (UnB) le darían a su curso? El objetivo de este trabajo es identificar los puntos fuertes y débiles del curso, permitiendo que una mirada interna, de sus estudiantes iniciantes y de los avanzados en la carrera, sea un instrumento de autorreflexión y comprensión de la realidad en búsqueda de perfeccionamiento y mejora de la calidad de la educación. Se realizó una adaptación del cuestionario (Reconocimiento de Cursos de Graduación Básica y de Licenciatura) usado en la evaluación de los cursos de Graduación Básica del Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educacionales Anísio Teixeira (INEP). Dicha adaptación se ha aplicado a los estudiantes de Ciencias Contables de la UnB que hicieron el examen del ENADE en 2009. Se concluye que, por un lado, las calificaciones del coordinador y de los profesores son los principales puntos fuertes, pero, por otro, el laboratorio especializado, el programa de atención extra-clase, la pasantía supervisada y las suscripciones a publicaciones periódicas son las principales debilidades del curso. En una escala de 1 a 5, los alumnos evaluaron el curso de Ciencias Contables en el grado 03, lo que equivale a suficiente. De este conjunto de estudiantes, los iniciantes atribuyeron notas más altas que los de final de carrera.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Fundação Cesgranrio2013-11-04T19:03:04Z2013-11-04T19:03:04Z2012-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPAIVA, Polyana Barcelos de; FREIRE, Fátima de Souza; FERNANDES, José Lúcio Tozetti. Avaliando o curso de Ciências Contábeis: uma visão dos alunos da UnB. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v.20, n.74, p.89-113, jan./mar. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 04 nov. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14508Revista Ensaio - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 1 nov. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Polyana Barcelos deFreire, Fátima de SouzaFernandes, José Lúcio Tozettiporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:23:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/14508Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:23:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliando o curso de Ciências Contábeis : uma visão dos alunos da UnB
Evaluating the Accounting Sciences course : a perspective from UnB students
Evaluación del curso de Ciencias Contables : una visión de los estudiantes de la UnB (Universidad de Brasilia – Brasil)
title Avaliando o curso de Ciências Contábeis : uma visão dos alunos da UnB
spellingShingle Avaliando o curso de Ciências Contábeis : uma visão dos alunos da UnB
Paiva, Polyana Barcelos de
Avaliação de curso
Ciências contábeis
Universidade de Brasília
title_short Avaliando o curso de Ciências Contábeis : uma visão dos alunos da UnB
title_full Avaliando o curso de Ciências Contábeis : uma visão dos alunos da UnB
title_fullStr Avaliando o curso de Ciências Contábeis : uma visão dos alunos da UnB
title_full_unstemmed Avaliando o curso de Ciências Contábeis : uma visão dos alunos da UnB
title_sort Avaliando o curso de Ciências Contábeis : uma visão dos alunos da UnB
author Paiva, Polyana Barcelos de
author_facet Paiva, Polyana Barcelos de
Freire, Fátima de Souza
Fernandes, José Lúcio Tozetti
author_role author
author2 Freire, Fátima de Souza
Fernandes, José Lúcio Tozetti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Polyana Barcelos de
Freire, Fátima de Souza
Fernandes, José Lúcio Tozetti
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de curso
Ciências contábeis
Universidade de Brasília
topic Avaliação de curso
Ciências contábeis
Universidade de Brasília
description O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações in loco do Ministério da Educação possibilitam a produção de indicadores de qualidade. Com base nos mecanismos de avaliação disponíveis pelos órgãos avaliadores, questiona-se: qual conceito os alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB) dariam ao seu curso? O objetivo do trabalho é identificar pontos fortes e fracos do curso, permitindo que um olhar interno, de seus alunos iniciantes e concluintes, seja instrumento de autorreflexão e compreensão da realidade em busca de aperfeiçoamento e melhora da qualidade da educação. Foi feita uma adaptação do questionário (Reconhecimento de Cursos de Graduação de Bacharelado e Licenciatura) da avaliação dos cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e aplicado aos alunos de Ciências Contábeis da UnB que fizeram a prova do Enade em 2009. Conclui-se que, enquanto as qualificações do coordenador e do corpo docente são os principais pontos fortes, o laboratório especializado, o programa de atendimento extraclasse, o estágio supervisionado e a assinatura de periódicos são os principais gargalos do curso. De uma nota entre 1 a 5, o conceito geral dado ao Curso de Ciências Contábeis pelos seus alunos ficou igual a 3, significando suficiente; vale ressaltar que os iniciantes atribuíram notas mais altas que os concluintes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01
2013-11-04T19:03:04Z
2013-11-04T19:03:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAIVA, Polyana Barcelos de; FREIRE, Fátima de Souza; FERNANDES, José Lúcio Tozetti. Avaliando o curso de Ciências Contábeis: uma visão dos alunos da UnB. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v.20, n.74, p.89-113, jan./mar. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 04 nov. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14508
identifier_str_mv PAIVA, Polyana Barcelos de; FREIRE, Fátima de Souza; FERNANDES, José Lúcio Tozetti. Avaliando o curso de Ciências Contábeis: uma visão dos alunos da UnB. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v.20, n.74, p.89-113, jan./mar. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 04 nov. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508170075176960