Olhares de quem tem outras formas de ver : aprendizagem musical na perspectiva de pessoas com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Andréa Menêzes da Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47155
Resumo: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.
id UNB_69baf3e9fefbfeca7b738f0f0e3ff08a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47155
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Olhares de quem tem outras formas de ver : aprendizagem musical na perspectiva de pessoas com deficiência visualSala de recursos multifuncionaisEnsino remotoCegueiraBaixa visãoAprendizagem musicalDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.Esta pesquisa discute o processo de aprendizagem musical de pessoas com deficiência visual. Tem por objetivo compreender como as pessoas com cegueira adventícia e com baixa visão entendem a sua aprendizagem musical no ensino formal de música. A pesquisa tem como objetivos específicos identificar quais atividades esses estudantes consideram relevantes no seu processo de aprendizagem musical, entender como eles justificam essa relevância e conhecer os desafios que eles observam nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e empírico, realizada durante o período de isolamento social por causa da pandemia da COVID-19. A pesquisa adota um design metodológico que incluiu quatro aulas de música, observação participante, diário de campo e entrevistas semiestruturadas e de estimulação de memória. Participaram deste estudo quatro pessoas, sendo três com cegueira adventícia e uma com baixa-visão, em situação de ensino remoto, que já tinham sido alunos da Sala de Recursos do Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília. Os resultados da pesquisa apontam que a aprendizagem musical se efetivou por meio da escuta e do discernimento auditivo, da descrição dos movimentos, gestos e posições para execução de frases e motivos rítmico-melódicos. Os participantes revelam que as atividades que privilegiam o corpo (movimento, tato, audição) são as que mais se aproximam de suas necessidades educativas. Os desafios enfrentados relacionam-se às barreiras atitudinais, às práticas pedagógicas não inclusivas e à ausência de materiais adequados. Os participantes relatam que o seu processo de aprendizagem envolve a construção de imagens mentais, a utilização de movimentos corporais e de gravações, a execução de instrumentos musicais e uma escuta atenta e focada.This research discusses the musical learning process for individuals with visual impairment. It aims to understand how individuals with adventitious blindness and low vision grasp their musical learning in formal music teaching. The secondary objectives are to identify which activities these students consider relevant to their musical learning process and to understand how they justify this relevance and the challenges they notice. The research explores a qualitative approach, an exploratory and empirical investigation carried out during the pandemic isolation of Covid-19. It adopts a methodological design that includes four music lessons, participant observation, a field diary, semi-structured interviews, and memory stimulation interviews. Four individuals, who had been students from the resource’s room of Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília, participated in this study in a remote teaching situation, of which three were adventitious blind and one with low vision. The research results suggest that musical learning became efficient through listening and auditory identification, movement description, gestures, and positions for phrase execution and melodicrhythmical motives. Furthermore, the participants reveal that the practices that privilege the body (movement, touch, hearing) are the ones that most closely approach their educational needs. The challenges are related to attitudinal barriers, lack of inclusive pedagogical practices, and inadequate materials. The participants present that their learning process involves constructing mental images, using body movements and recordings, playing musical instruments, and attentive and focused listening.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli deZattera, VilsonGama, Andréa Menêzes da Costa2024-01-04T17:10:04Z2024-01-04T17:10:04Z2024-01-042023-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGAMA, Andréa Menêzes da Costa. Olhares de quem tem outras formas de ver: aprendizagem musical na perspectiva de pessoas com deficiência visual. 2023. 130 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-06-29T17:46:08Zoai:repositorio.unb.br:10482/47155Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-06-29T17:46:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhares de quem tem outras formas de ver : aprendizagem musical na perspectiva de pessoas com deficiência visual
title Olhares de quem tem outras formas de ver : aprendizagem musical na perspectiva de pessoas com deficiência visual
spellingShingle Olhares de quem tem outras formas de ver : aprendizagem musical na perspectiva de pessoas com deficiência visual
Gama, Andréa Menêzes da Costa
Sala de recursos multifuncionais
Ensino remoto
Cegueira
Baixa visão
Aprendizagem musical
title_short Olhares de quem tem outras formas de ver : aprendizagem musical na perspectiva de pessoas com deficiência visual
title_full Olhares de quem tem outras formas de ver : aprendizagem musical na perspectiva de pessoas com deficiência visual
title_fullStr Olhares de quem tem outras formas de ver : aprendizagem musical na perspectiva de pessoas com deficiência visual
title_full_unstemmed Olhares de quem tem outras formas de ver : aprendizagem musical na perspectiva de pessoas com deficiência visual
title_sort Olhares de quem tem outras formas de ver : aprendizagem musical na perspectiva de pessoas com deficiência visual
author Gama, Andréa Menêzes da Costa
author_facet Gama, Andréa Menêzes da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Zattera, Vilson
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Andréa Menêzes da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de recursos multifuncionais
Ensino remoto
Cegueira
Baixa visão
Aprendizagem musical
topic Sala de recursos multifuncionais
Ensino remoto
Cegueira
Baixa visão
Aprendizagem musical
description Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-19
2024-01-04T17:10:04Z
2024-01-04T17:10:04Z
2024-01-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GAMA, Andréa Menêzes da Costa. Olhares de quem tem outras formas de ver: aprendizagem musical na perspectiva de pessoas com deficiência visual. 2023. 130 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47155
identifier_str_mv GAMA, Andréa Menêzes da Costa. Olhares de quem tem outras formas de ver: aprendizagem musical na perspectiva de pessoas com deficiência visual. 2023. 130 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508336953950208