Conversar e argumentar : rodas de conversa como estratégia de pesquisa sobre processos argumentativos com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Lady Daiane Martins
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fernandes, Larissa Krüger, Borges, Fabrícia Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44850
https://doi.org/10.17979/relaso.2021.11.1.8361
https://orcid.org/0000-0001-8922-3638
https://orcid.org/0000-0003-3817-0016
https://orcid.org/0000-0002-9341-2738
Resumo: As rodas de conversa promovem um espaço interacional entre os sujeitos, no qual o diálogo é o fator preponderante para o desenvolvimento de um contexto colaborativo. Partindo dessa premissa, este estudo buscou investigar de que maneira a roda de conversa, como um recurso metodológico, contribui para a produção de informações em pesquisas qualitativas com crianças. A concepção teórica adotada fundamenta-se no campo da Psicologia do Desenvolvimento Humano, mais especificamente na perspectiva da Psicologia Cultural e na Teoria Dialógica, com intuito de analisar os processos argumentativos de crianças em processo de alfabetização. As informações da pesquisa foram produzidas em contexto de rodas de conversa mediadas pela leitura dialógica de um livro de literatura, em que participaram seis crianças de uma escola pública do primeiro ano do Ensino Fundamental localizada no sudoeste de Goiás- Brasil. A utilização das rodas de conversa permitiu o acesso às falas das crianças, as quais expressaram posicionamentos de concordância, discordância, justificações de ponto de vista, em que os disparadores argumentativos foram cruciais para o desencadeamento dos diálogos.
id UNB_6b892821335aa248b9110ed8788fe79b
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/44850
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ribeiro, Lady Daiane MartinsFernandes, Larissa KrügerBorges, Fabrícia Teixeiramailto:ladyfsp@gmail.commailto:larissakf54@gmail.commailto:fabricia.borges@gmail.com2022-09-19T19:27:23Z2022-09-19T19:27:23Z2022-03-01RIBEIRO, Lady Daiane Martins; KRÜGER-FERNANDES, Larissa; BORGES, Fabrícia Teixeira. Conversar e argumentar: rodas de conversa como estratégia de pesquisa sobre processos argumentativos com crianças. Revista Latina de Sociología (RELASO), Coruña, v. 11, n. 1, p. 59-87, 2021. DOI 10.17979/relaso.2021.11.1.8361. Disponível em: https://revistas.udc.es/index.php/RELASO/article/view/relaso.2021.11.1.8361. Acesso em: 19 set. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44850https://doi.org/10.17979/relaso.2021.11.1.8361https://orcid.org/0000-0001-8922-3638https://orcid.org/0000-0003-3817-0016https://orcid.org/0000-0002-9341-2738As rodas de conversa promovem um espaço interacional entre os sujeitos, no qual o diálogo é o fator preponderante para o desenvolvimento de um contexto colaborativo. Partindo dessa premissa, este estudo buscou investigar de que maneira a roda de conversa, como um recurso metodológico, contribui para a produção de informações em pesquisas qualitativas com crianças. A concepção teórica adotada fundamenta-se no campo da Psicologia do Desenvolvimento Humano, mais especificamente na perspectiva da Psicologia Cultural e na Teoria Dialógica, com intuito de analisar os processos argumentativos de crianças em processo de alfabetização. As informações da pesquisa foram produzidas em contexto de rodas de conversa mediadas pela leitura dialógica de um livro de literatura, em que participaram seis crianças de uma escola pública do primeiro ano do Ensino Fundamental localizada no sudoeste de Goiás- Brasil. A utilização das rodas de conversa permitiu o acesso às falas das crianças, as quais expressaram posicionamentos de concordância, discordância, justificações de ponto de vista, em que os disparadores argumentativos foram cruciais para o desencadeamento dos diálogos.Conversation circles are an interactional space for the promotion of dialogue and collaboration. The aim of this article is to examine the use of conversation circles as a methodological procedure for the production of information in qualitative research with children. The study analyses the argumentative processes of children when learning literacy from the theoretical perspective of Cultural and Dialogical Psychology. The data for the study were obtained through a series of conversation circles mediated by the dialogic reading of a children’s book. The study sample comprised six first-class children from a public primary school in the state of Goiás (Brazil). The children’s discourses were shown to express positions of agreement and disagreement, and justifications of point of view, in which argumentative triggers acted as instigators of conversation.Los círculos de conversación promueven un espacio interactivo entre los sujetos, en el que el diálogo es el factor predominante para el desarrollo de un contexto de trabajo colaborativo. Partiendo de esta premisa, este estudio buscó investigar cómo el círculo de conversación, como recurso metodológico, contribuye a la producción de información en la investigación cualitativa con niños. La concepción teórica adoptada se basa en el campo de la Psicología del Desarrollo Humano, más concretamente en la perspectiva de la Psicología Cultural y en la Teoría Dialógica, para analizar los procesos argumentativos de los niños en el proceso de alfabetización. Las informaciones de la investigación se produjeron en el contexto de círculos de conversación mediados por la lectura dialógica de un libro de literatura, en los que participaron seis niños de una escuela pública del primer año de la Enseñanza Primaria ubicada en el sudoeste de Goiás - Brasil. El uso del círculo de conversación permitió el acceso a los discursos de los niños, que expresaban posiciones de acuerdo, desacuerdo, justificaciones de puntos de vista, en los que los disparadores argumentativos eran cruciales para el desencadenamiento de los diálogos.Universidade da CoruñaRevista Latina de Sociología (RELASO) - Salvo indicación contraria, todos los contenidos de la edición electrónica se distribuyen bajo una licencia de uso y distribución “Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International Public License” (CC-by-nc). FONTE: https://revistas.udc.es/index.php/RELASO/about. Acesso em: 19 set. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessConversar e argumentar : rodas de conversa como estratégia de pesquisa sobre processos argumentativos com criançasConversar y argumentar : los círculos de conversación como estrategia de investigación sobre procesos argumentativos con los niñosChatting and arguing : conversation circles as a strategy for research on argumentative processes in childreninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRoda de conversaDiálogos (Psicologia)Leitura dialógicaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44850/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open accessORIGINALARTIGO_ConversarArgumentarRodas.pdfARTIGO_ConversarArgumentarRodas.pdfapplication/pdf571074http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44850/1/ARTIGO_ConversarArgumentarRodas.pdf749cd10f74a08ba3d3f2d11bc72ac6c0MD51open access10482/448502023-05-31 21:46:50.142open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/44850U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:46:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conversar e argumentar : rodas de conversa como estratégia de pesquisa sobre processos argumentativos com crianças
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Conversar y argumentar : los círculos de conversación como estrategia de investigación sobre procesos argumentativos con los niños
Chatting and arguing : conversation circles as a strategy for research on argumentative processes in children
title Conversar e argumentar : rodas de conversa como estratégia de pesquisa sobre processos argumentativos com crianças
spellingShingle Conversar e argumentar : rodas de conversa como estratégia de pesquisa sobre processos argumentativos com crianças
Ribeiro, Lady Daiane Martins
Roda de conversa
Diálogos (Psicologia)
Leitura dialógica
title_short Conversar e argumentar : rodas de conversa como estratégia de pesquisa sobre processos argumentativos com crianças
title_full Conversar e argumentar : rodas de conversa como estratégia de pesquisa sobre processos argumentativos com crianças
title_fullStr Conversar e argumentar : rodas de conversa como estratégia de pesquisa sobre processos argumentativos com crianças
title_full_unstemmed Conversar e argumentar : rodas de conversa como estratégia de pesquisa sobre processos argumentativos com crianças
title_sort Conversar e argumentar : rodas de conversa como estratégia de pesquisa sobre processos argumentativos com crianças
author Ribeiro, Lady Daiane Martins
author_facet Ribeiro, Lady Daiane Martins
Fernandes, Larissa Krüger
Borges, Fabrícia Teixeira
author_role author
author2 Fernandes, Larissa Krüger
Borges, Fabrícia Teixeira
author2_role author
author
dc.contributor.email.pt_BR.fl_str_mv mailto:ladyfsp@gmail.com
mailto:larissakf54@gmail.com
mailto:fabricia.borges@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Lady Daiane Martins
Fernandes, Larissa Krüger
Borges, Fabrícia Teixeira
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Roda de conversa
Diálogos (Psicologia)
Leitura dialógica
topic Roda de conversa
Diálogos (Psicologia)
Leitura dialógica
description As rodas de conversa promovem um espaço interacional entre os sujeitos, no qual o diálogo é o fator preponderante para o desenvolvimento de um contexto colaborativo. Partindo dessa premissa, este estudo buscou investigar de que maneira a roda de conversa, como um recurso metodológico, contribui para a produção de informações em pesquisas qualitativas com crianças. A concepção teórica adotada fundamenta-se no campo da Psicologia do Desenvolvimento Humano, mais especificamente na perspectiva da Psicologia Cultural e na Teoria Dialógica, com intuito de analisar os processos argumentativos de crianças em processo de alfabetização. As informações da pesquisa foram produzidas em contexto de rodas de conversa mediadas pela leitura dialógica de um livro de literatura, em que participaram seis crianças de uma escola pública do primeiro ano do Ensino Fundamental localizada no sudoeste de Goiás- Brasil. A utilização das rodas de conversa permitiu o acesso às falas das crianças, as quais expressaram posicionamentos de concordância, discordância, justificações de ponto de vista, em que os disparadores argumentativos foram cruciais para o desencadeamento dos diálogos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-19T19:27:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-19T19:27:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Lady Daiane Martins; KRÜGER-FERNANDES, Larissa; BORGES, Fabrícia Teixeira. Conversar e argumentar: rodas de conversa como estratégia de pesquisa sobre processos argumentativos com crianças. Revista Latina de Sociología (RELASO), Coruña, v. 11, n. 1, p. 59-87, 2021. DOI 10.17979/relaso.2021.11.1.8361. Disponível em: https://revistas.udc.es/index.php/RELASO/article/view/relaso.2021.11.1.8361. Acesso em: 19 set. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/44850
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.17979/relaso.2021.11.1.8361
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8922-3638
https://orcid.org/0000-0003-3817-0016
https://orcid.org/0000-0002-9341-2738
identifier_str_mv RIBEIRO, Lady Daiane Martins; KRÜGER-FERNANDES, Larissa; BORGES, Fabrícia Teixeira. Conversar e argumentar: rodas de conversa como estratégia de pesquisa sobre processos argumentativos com crianças. Revista Latina de Sociología (RELASO), Coruña, v. 11, n. 1, p. 59-87, 2021. DOI 10.17979/relaso.2021.11.1.8361. Disponível em: https://revistas.udc.es/index.php/RELASO/article/view/relaso.2021.11.1.8361. Acesso em: 19 set. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/44850
https://doi.org/10.17979/relaso.2021.11.1.8361
https://orcid.org/0000-0001-8922-3638
https://orcid.org/0000-0003-3817-0016
https://orcid.org/0000-0002-9341-2738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44850/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44850/1/ARTIGO_ConversarArgumentarRodas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701
749cd10f74a08ba3d3f2d11bc72ac6c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863802782744576